KudoZ home » English to Portuguese » Biology (-tech,-chem,micro-)

Tap roots

Portuguese translation: raiz principl


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Tap roots
Portuguese translation:raiz principl
Entered by: Martha Schwan

17:09 Dec 2, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Biology (-tech,-chem,micro-)
English term or phrase: Tap roots
NONE
Martha Schwan
Brazil
raiz principl
Explanation:
Random House:
a main root descending downward from the radicle and giving off small lateral roots.

Houaiss

eixo de uma planta vascular, que se desenvolve a partir da radícula, ger. descendente e subterrâneo, freq. com ramificações secundárias, e que serve para fixá-la a um substrato, além de absorver e conduzir água e minerais


--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2010-12-02 17:19:35 GMT)
--------------------------------------------------

Oops
raiz principal
Selected response from:

Christina Paiva
Brazil
Grading comment
thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2raiz principl
Christina Paiva
4raízes aprumadas
Teresa Borges
3raízes pivotantes, axiais ou aprumadas
Claudio Mazotti
3Raízes primárias
Ivan Rocha, CT


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tap roots
Raízes primárias


Explanation:
...

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2010-12-02 17:17:39 GMT)
--------------------------------------------------

http://en.wikipedia.org/wiki/Taproot

Ivan Rocha, CT
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
tap roots
raiz principl


Explanation:
Random House:
a main root descending downward from the radicle and giving off small lateral roots.

Houaiss

eixo de uma planta vascular, que se desenvolve a partir da radícula, ger. descendente e subterrâneo, freq. com ramificações secundárias, e que serve para fixá-la a um substrato, além de absorver e conduzir água e minerais


--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2010-12-02 17:19:35 GMT)
--------------------------------------------------

Oops
raiz principal

Christina Paiva
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 31
Grading comment
thanks

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marta Caldeira: Exacto!
5 mins
  -> Obrigada Marta!

agree  airmailrpl: raiz principal
55 mins
  -> Obrigada airmailpl :)

12 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tap roots
raízes pivotantes, axiais ou aprumadas


Explanation:
Taxa de crescimento relativo (TCR) do comprimento da raiz pivotante ..... 'Bangelan' and 'Excelsa' plants presented the largest length of tap root ..... morfológicas e estruturais: Uma raiz pivotante, curta e grossa; raízes axiais, de ...
www.iac.sp.gov.br/PosIAC/pdf/pb1861701.pdf

Raiz aprumada, raiz axial ou raiz pivotante - apresentam raiz principal, coifa menor do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras, e também ramificações ou raízes secundárias. São características de dicotiledôneas. A axial tem a função também de fazer a fotossíntese.
www.pt.wikipedia.org/wiki/Raiz

... siphonostele ectophloic organization, already has a tap root cortical ...... Raiz pivotante e fibrosa, hábitat subterrâneo nos indivíduos eretos e ...
www.bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquiv...
=462

... Radiacao solar Raio Raiz Raiz aCrea Raiz axial Raiz escora Raiz nua Raiz ... Radiation Solar radiation Ray (wood) Root Aerial root Taproot Proproot ...
www.scribd.com › Research › Science


Claudio Mazotti
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 45

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tap roots
raízes aprumadas


Explanation:
Diria assim em PT(pt), espero que seja útil...

Domaine Sciences naturelles et appliquées
Commentaire relatif au domaine botanique générale:physiologie et histologie végétales
en Terme tap-root
Fiabilité 3 (fiable)
Réf. du terme Haensch/Haberkamp, Dict. Agriculture
Commentaire relatif au terme General Botany
Date 24/09/2003

pt Terme raiz aprumada
Fiabilité 3 (fiable)
Réf. du terme V.Correia,Eng.Agrónomo,PEDAR Vale do Lima
Date 24/09/2003


Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36