KudoZ home » English to Portuguese » Botany

nasturtium

Portuguese translation: nastúrcio/chaga/capuchinhas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:nasturtium
Portuguese translation:nastúrcio/chaga/capuchinhas
Entered by: Dora Matos

13:01 Mar 13, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Botany
English term or phrase: nasturtium
orange flower I think

:)
oxygen4u
Portugal
nastúrcio/chaga/capuchinhas
Explanation:
chaga seca (Tropaelolum majus)
http://216.239.59.104/search?q=cache:Pz5TqO_-NW4J:pauta.dgai...

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2007-03-13 13:10:53 GMT)
--------------------------------------------------

chaga (botânica)
Designação de plantas dicotiledóneas do género Tropaeolum e da família das Tropaeoláceas.
As chagas, Tropaeolum majus , são plantas de folhas peltadas, ...
http://www.infopedia.pt/artigos/chaga (botânica).html


Chaga ou Capuchinha
Capucine - Tropaeolum - Chagas - Nastuerzo
Tropaeolum majus
* Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
--> O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.

Chaga ou Capuchinha
Nome científico: Tropaeolum majus L.
Sinónimos botânicos: Cardamindum majus (L.) Moench, Tropaeolum elatum Salisb., Tropaeolum hortense Sparre, Tropaeolum hybridum L., Tropaeolum pinnatum Andrews, Tropaeolum quinquelobum Bergius, Trophaeum majus (L.) Kuntze.

Nome comum: Chagas

Nomes populares: Chagas, Flor-de-Sangue e Agrião-do-México, Capuchinha, Nastúrcio, Nastúrio, Mastruço.

http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?cPath=178&pr...

Nasturtium - Garden Basics - Flower - Annual
(Tropaeolum majus)
http://www.gardenguides.com/plants/info/flowers/annuals/nast...
Selected response from:

Dora Matos
Portugal
Grading comment
Muito obrigada a todos pela vossa preciosa ajuda! :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2nastúrcio/chaga/capuchinhas
Dora Matos
4 +1chagas/agrião
Mariana Moreira
3agrião
Clauwolf


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
agrião


Explanation:
:) Há vários tipos:

... variedades lisa e crespa, escarola (Chichorium sp) e agrião (Nasturtium officinale). Os resultados evidenciaram elevados percentuais de contaminação em ...
www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89... - 33k - Em cache - Páginas Semelhantes

Listagem de Material Herborizado por FamíliaNasturtium aquaticum (L.) Hayek, Agriao Do Brejo, Brasil, São Paulo, Socorro, 5090. Nasturtium officinale R.Br. agrião do brejo, agrião, Brasil, São Paulo ...
herbario.iac.sp.gov.br/Relatorios/listagens/lfamilia.asp?Tarefa=Brassicaceae(=Cruciferae) - 89k - Em cache - Páginas Semelhantes

UNIFLORA Health Foodsmistura de mel com extrato fluido de própolis, extrato fluido de Nasturtium officinale, extrato fluido de Eucalyptus globulus e óleo essencial de Eucalyptus ...
www.uniflora.ind.br/conteudo/melcomagriao_inf.asp - 58k - Em cache - Páginas Semelhantes



Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 14

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
nastúrcio/chaga/capuchinhas


Explanation:
chaga seca (Tropaelolum majus)
http://216.239.59.104/search?q=cache:Pz5TqO_-NW4J:pauta.dgai...

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2007-03-13 13:10:53 GMT)
--------------------------------------------------

chaga (botânica)
Designação de plantas dicotiledóneas do género Tropaeolum e da família das Tropaeoláceas.
As chagas, Tropaeolum majus , são plantas de folhas peltadas, ...
http://www.infopedia.pt/artigos/chaga (botânica).html


Chaga ou Capuchinha
Capucine - Tropaeolum - Chagas - Nastuerzo
Tropaeolum majus
* Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
--> O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.

Chaga ou Capuchinha
Nome científico: Tropaeolum majus L.
Sinónimos botânicos: Cardamindum majus (L.) Moench, Tropaeolum elatum Salisb., Tropaeolum hortense Sparre, Tropaeolum hybridum L., Tropaeolum pinnatum Andrews, Tropaeolum quinquelobum Bergius, Trophaeum majus (L.) Kuntze.

Nome comum: Chagas

Nomes populares: Chagas, Flor-de-Sangue e Agrião-do-México, Capuchinha, Nastúrcio, Nastúrio, Mastruço.

http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?cPath=178&pr...

Nasturtium - Garden Basics - Flower - Annual
(Tropaeolum majus)
http://www.gardenguides.com/plants/info/flowers/annuals/nast...


Dora Matos
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Muito obrigada a todos pela vossa preciosa ajuda! :)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiza Modesto: meu dicionário confirma (Dicionário Barsa Inglês-Português)
2 hrs
  -> Obrigada, Luiza! Também vem no dicionário da Porto Editora

agree  Susy Ordaz
9 hrs
  -> Obrigada, Susy!

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
chagas/agrião


Explanation:
Encontrei as duas opções:

chagas cujo termo latino é Tropaeolum
agrião cujo termo latino é Nasturtium officinale

Term: agrião (erva)
Reference: Reg. 330/1999 (1) OJ L 40/99 p.25

Term: agrião-de-água
Reference: Dir. 93/58/EEC (2) OJ L 211/93 p.12

Term: agrião de água
Reference: Glossarium EUROSTAT,1993

Term: agrião das fontes
Reference: BTB

Term: Nasturtium officinale
Reference: Reg. 330/1999 (1) OJ L 40/99 p.25 (3) Plantes médicinales 1987

Term: Rorippa nasturtium-aquaticum
Reference: Répertoire des plantes adventices, Plantenschutz, Bayer, Leverkusen; Tarif douanier, Notex CE,07.01

Fonte: IATE

espero que ajude:)



Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
10 hrs
  -> Obrigada, Sónia