KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

ecofootprint

Portuguese translation: pegada ecológica


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ecofootprint
Portuguese translation:pegada ecológica
Entered by: José Antonio Azevedo

12:20 Mar 25, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: ecofootprint
Shareholders can increase their investments in ecosystems and decrease their ecofootprint and the Bank can increase the ecosystem impact charge.
xxxHoggelen
pegada ecológica
Explanation:
Hoggelen, dê uma olhada na referência abaixo:

O que é ecossistema? A produção de biomassa e o consumo natural.
Pegada ("footprint") ecológica das diversas formas de produção e consumo humano ("modo de vida").
Selected response from:

José Antonio Azevedo
Brazil
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2pegada ecológica
José Antonio Azevedo
5 +1passivo ecológico/rastro ecológico
Roberto Cavalcanti
5timbre ecológicovertebem
5espectro ecológico, eco-espectro
Lúcia Lopes
3 +1só uma sugestão: ...e apagar seus eco-rastros....
Januario Palma
4abrangência/alcance econômico
Clauwolf
3 -1área económicaMónica Melo
1marcas deixadas no ecossistema,pegadas,rastros
Mayura Silveira


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
pegada ecológica


Explanation:
Hoggelen, dê uma olhada na referência abaixo:

O que é ecossistema? A produção de biomassa e o consumo natural.
Pegada ("footprint") ecológica das diversas formas de produção e consumo humano ("modo de vida").


    Reference: http://www.unicamp.br/fea/ortega/plan-disc/TA242-textos.htm
José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxSilLiz: Definição clara e objetiva. faz todo sentido.
8 hrs
  -> Obrigado, SilLiz.

agree  Henrique Magalhaes: Tratando-se dum banco q. investe em ecossistemas creio q. a pgada ecológica é a palavra justa pª este texto.
8 days
  -> Obrigado, Henrique.

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
abrangência/alcance econômico


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-25 12:40:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Dá para traduzir este termo e é isso.

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14298

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Lúcia Lopes: alcance ecológico no caso, Clauwolf! Trata-se de um banco ecológico! :-)
4 hrs

22 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
área económica


Explanation:
só uma sugestão...

Mónica Melo
PRO pts in pair: 35

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Joanopolis: ???
16 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
só uma sugestão: ...e apagar seus eco-rastros....


Explanation:
Just a suggestion!!!

Januario Palma
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago: No contexto, parece que é isso mesmo, ecofootprint tem um sentido negativo, daí "decrease".
7 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
timbre ecológico


Explanation:
apenas uma sugestão

vertebem
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 109

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
espectro ecológico, eco-espectro


Explanation:
"Footprint [...] 3. A designated area affected or covered by a device or phenomenon: the footprint of a microcomputer; the footprint of a communications satellite." American Heritage Dictionary

Acho que "espectro" traduz isso bem!



--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-25 17:02:36 (GMT)
--------------------------------------------------

Abrangência e alcance também ficam bem (termos sugeridos acima pelo Clauwolf), salvo que \"ecológicos\" ao invés de \"econômicos\", a meu ver .... :-)

Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
passivo ecológico/rastro ecológico


Explanation:
acho que é este o sentido
talvez rastro ecológico

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Joanopolis
12 hrs
  -> Grato

12 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
marcas deixadas no ecossistema,pegadas,rastros


Explanation:
...ecossistema poderia ser substituído por algum sentido negativo de feitos na area econômica?
Apenas uma humilde sugestão.
Mayura

Mayura Silveira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 58