KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

acid test

Portuguese translation: teste ácido (rel. com química/erro de tradução já comunmente utilizado)/ TESTE DECISIVO


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:acid test
Portuguese translation:teste ácido (rel. com química/erro de tradução já comunmente utilizado)/ TESTE DECISIVO
Entered by: MARCELA RUIZ

20:40 Dec 24, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: acid test
It is difficult to imagine that the stability pact will funcção again in future, given the fact that it already failed the first major ACID TEST. The original purpose of the pact was to prevent a stability-endangering debt economy in the UE is to generate trust for the then still young euro.
MARCELA RUIZ
Argentina
teste ácido
Explanation:
A tradução literal também se enquadra. Veja:

[PDF] Eurozine - the netmagazine
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... numa ameaça terrorista, podendo fazer mergulhar na crise uma economia−mundo já ... que
este interesse comum pode desaparecer sob o teste ácido das operações ...
www.eurozine.com/pdf/2002-01-30-beck-pt.pdf - Páginas Semelhantes

Economist alerta para risco de calote no Brasil, Argentina e ...
... de curto prazo ( com maturidade inferior a 12 meses) é o "teste ácido" de seu ... A
EIU observou que a desaceleração na economia global limitou a liquidez do ...
www.estadao.com.br/agestado/noticias/ 2001/jul/24/122.htm - 21k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Alca não "engolirá" Mercosul, diz Sanguinetti
... desvalorização do Real, 99. Para o ex-presidente, isso foi um teste
ácido eo pior período para o Mercosul. Ele acredita que, agora ...
www.estadao.com.br/economia/especiais/ noticias/2000/set/19/237.htm - 17k - Resultado Adicional


--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2003-12-24 20:46:36 GMT)
--------------------------------------------------

Mais:

Agora é Lula
... O primeiro teste ácido do presidente Lula ocorrerá no final de janeiro, onde se ... das
burguesias latinas a anexação colonial de toda a economia do continente ...
www.geocities.com/lbi_br/rmr0503.html - 23k - Em cache - Páginas Semelhantes

[DOC] NOTÍCIAS DO BRASIL REAL
Formato do arquivo: Microsoft Word 97 - Ver em HTML
... as agências estão demorando a reconhecer via rating a recuperação da economia
brasileira. ... Agora, o Brasil deu provas de que passou no teste ácido eo setor ...
www.psdb.org.br/doc/BrasilReal/BrlNotRjul1sem2000.doc - Páginas Semelhantes
Selected response from:

Claudia da Matta
United States
Grading comment
Obrigada !!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +10prova real, teste decisivo
Flavio Steffen
5 +4prova de fogo
MLeiria
5 +3a derradeira prova
Ricardo Fonseca
5 +2teste ácido
Claudia da Matta
5 +1O correto é realmente 'teste decisivo'
Flavio Steffen
5 +1Teste de Ácido
airmailrpl
5'teste ácido' é errado
Flavio Steffen
5prova dos nove
Lincoln Carvalho
5 -1ComentárioAmilcar


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
a derradeira prova


Explanation:
teste de acidez literalmente mas penso que neste contexto não tenha qualquer significado em português.
Sugiro a derradeira prova ou o derradeiro teste

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vanda Sousa
34 mins
  -> obrigado

agree  Claudio Mazotti
5 hrs
  -> obrigado

agree  António Ribeiro
12 hrs
  -> obrigado

neutral  Amilcar: Não encaixa
1 day 22 hrs
  -> depende da mestria com que domine a língua!!! não encaixa não basta...

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
teste ácido


Explanation:
A tradução literal também se enquadra. Veja:

[PDF] Eurozine - the netmagazine
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... numa ameaça terrorista, podendo fazer mergulhar na crise uma economia−mundo já ... que
este interesse comum pode desaparecer sob o teste ácido das operações ...
www.eurozine.com/pdf/2002-01-30-beck-pt.pdf - Páginas Semelhantes

Economist alerta para risco de calote no Brasil, Argentina e ...
... de curto prazo ( com maturidade inferior a 12 meses) é o "teste ácido" de seu ... A
EIU observou que a desaceleração na economia global limitou a liquidez do ...
www.estadao.com.br/agestado/noticias/ 2001/jul/24/122.htm - 21k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Alca não "engolirá" Mercosul, diz Sanguinetti
... desvalorização do Real, 99. Para o ex-presidente, isso foi um teste
ácido eo pior período para o Mercosul. Ele acredita que, agora ...
www.estadao.com.br/economia/especiais/ noticias/2000/set/19/237.htm - 17k - Resultado Adicional


--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2003-12-24 20:46:36 GMT)
--------------------------------------------------

Mais:

Agora é Lula
... O primeiro teste ácido do presidente Lula ocorrerá no final de janeiro, onde se ... das
burguesias latinas a anexação colonial de toda a economia do continente ...
www.geocities.com/lbi_br/rmr0503.html - 23k - Em cache - Páginas Semelhantes

[DOC] NOTÍCIAS DO BRASIL REAL
Formato do arquivo: Microsoft Word 97 - Ver em HTML
... as agências estão demorando a reconhecer via rating a recuperação da economia
brasileira. ... Agora, o Brasil deu provas de que passou no teste ácido eo setor ...
www.psdb.org.br/doc/BrasilReal/BrlNotRjul1sem2000.doc - Páginas Semelhantes

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365
Grading comment
Obrigada !!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  isaac bekerman
2 hrs
  -> Obrigada, Isaac.

agree  António Ribeiro: Neste caso optaria por "teste ácido". Não soa muito bem, mas as referências apresentadas mostram que se usa, pelo menos, no Brasil.
12 hrs
  -> Obrigada, António. Acredito que a idéia do autor foi justamente usar "teste ácido", senão ele usaria outro termo (como as sugestões dos outros colegas que nada mais são do que traduções para outros termos, com idéia semelhante).

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: especially with your note to Antonio.
1 day 6 hrs
  -> Obrigada, spgomes.

disagree  Flavio Steffen: Cláudia. Como economista, posso te assegurar, que essa acepção não existe em 'economês'. Sua escolha está errada.
2 days 6 hrs
  -> Flavio, você deveria expandir sua percepção. As referências que apresentei mostram que o termo é usado sim, tanto pelo jornal Estado de São Paulo quanto do partido político PSDB.

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +10
prova real, teste decisivo


Explanation:
Originalmente, teste de corrosão feito com ácido nítrico. Atualmente, por analogia, é utilizado com a acepção teste decisivo, prova real a que algo precisa ser submetido.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vanda Sousa
31 mins

agree  Ricardo Fonseca: boas opções
2 hrs

agree  Claudio Mazotti
5 hrs

agree  Luiza M. Charles de Oliveira
10 hrs

agree  António Ribeiro: teste decisivo
12 hrs

agree  Paulo Celestino Guimaraes: teste decisivo
14 hrs

agree  Juvenal Neto
17 hrs

agree  Henrique Serra: teste decisivo
17 hrs

agree  Amilcar: Boas ambas
1 day 22 hrs

agree  xxxjeandegiron
1920 days

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Teste de Ácido


Explanation:
O Teste de Ácido do Cinema Elétrico
O Teste de Ácido do Cinema Elétrico. por Alfredo Rubinato. "The
road of excess leads to the palace of wisdom." William Blake (1757 ...
www.geocities.com/contracampo/cinemaeletrico.html Gurusonline - Português - ... confrontações com a realidade ou experimentação. E que teste de ácido consistiu a Internet ! É por isso fascinante ouvir alguns ...
gurusonline.tv/pt/palavras_patroci.asp

body - ... O teste de ácido da qualidade de CD com capacidade de gravação é a sua capacidade de obter os uns e os zeros da música digital. ...
www.tdk.com/portuguese/cdr/7_1.html

Rolling Stones - ... Lá, na companhia de beatnicks, artistas e intelectuais de diversas áreas, participam
do que passou a ser chamado de "o teste de ácido", sendo apresentados ...
www.whiplash.net/especiallist.mv?rec=99

PAÍS - ... aproximação dos dois. Lustosa avisou, no entanto, que a proposta do governo
terá de passar, antes, por um "teste de ácido". Não poderá ...
an.uol.com.br/1998/mar/13/0pai.htm

[PDF] Planejamento Estratégico em Condições de Elevada Instabilidade
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... parte dos investidores internacionais. A estratégia tinha, aparentemente, resistido ao seu "teste de ácido". Mas, em meados ...
www.suttili.hpg.com.br/arquivos/ planejamento_estrategico_em_condicoes.pdf

Qualificações do Messias - ... O teste de ácido a ser usado, para evitar as artimanhas e enganos do inimigo
oculto, ha-satan (o bode selvagem), é examinar cada um que se declara como ...
www.yaohushua.org.il/mq-por1.htm



airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8779

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar: Não reconheço a exprss como cliché do pt, mas se fosse a imitar o ing (o que está muito bem) eu diria teste DO ácido (por extenso: teste do ouro pelo ácido nítrico). Teste de ácido inspira um QUê??! (It does not scan). Google não obstante.
1 day 8 hrs
  -> teste DO ácido precisa de uma qualificação do tipo do ácido

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
prova de fogo


Explanation:
... Entretenimento. Qua, 10 Dez - 13h13 Cinema mexicano enfrenta prova
de fogo com investimento dos EUA. CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O ...

... Exterior: Chávez enfrenta prova de fogo com referendo. Golpeado por
uma crise econômica e política, Hugo Chávez enfrentará, a ...

A candidatura da África do Sul para sediar a Copa do Mundo de 2010 enfrenta uma prova de fogo a partir desta quinta-feira e durante os próximos...

Urnas passam por prova de fogo no Paraguai As urnas eletrônicas foram a grande novidade das eleições no Paraguai e botaram lenha na fogueira dos debates de ...

... o pesadelo dos adolescentes quem já decidiram a profissão que pretendem seguir, mas, para chegar lá, terão que passar por uma prova de fogo: o vestibular. ...

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2184

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
12 mins
  -> obrigado

agree  verbis
10 hrs
  -> obrigado

agree  perry
1 day 2 hrs
  -> obrigado

agree  Amilcar: Dá o mesmo tom, e encaixa.
1 day 5 hrs
  -> obrigado

18 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
prova dos nove


Explanation:
As outras opções me parecem boas, mas está me parece mais idiomática:

A ***prova dos nove*** do ministro da Educação - Após encerrar um casamento de 32 anos, ele assume novo namoro, visita todas as capitais brasileiras, faz uma ponte com o PFL e cria um instituto político para trabalhar a indicação do PSDB à sucessão de Fernando Henrique


    Reference: http://www.terra.com.br/istoegente/67/reportagem/rep_paulo_r...
Lincoln Carvalho
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 107

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Amilcar: Bom, nós precisamos duma prova difícil e conclusiva ...
1 day 4 hrs

1 day 22 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
Comentário


Explanation:
... Googliológico (idioma = pt):

"teste de ácido" 127 acertos;
"teste do ácido" 74 acertos;
"teste ácido" 42 acertos.

Por isso ainda estamos a tempo de decidir com base na lógica. A minha ordem de preferêcia é 2 3 1.


Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 275

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Flavio Steffen: O Google não é exatamente prova de que o conteúdo encontrado é correto. Muito cuidado!
17 hrs
  -> Flávio, você me salvou a vida ... mas precisa ler com mais atenção.

2 days 6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
O correto é realmente 'teste decisivo'


Explanation:
Em economia não há nenhuma ocorrência de jargão 'teste ácido'. Alguém, em alguma ocasião, traduziu literalmente e está propagando um erro de tradução.
Isso é jargão de química.
Vai causar estranheza entre os leitores, caso sejam economistas como eu.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago
8 hrs

2 days 16 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
'teste ácido' é errado


Explanation:
Muito cuidado, pois a quantidade de citações não é prova de correção.
Se você pesquisar o Google, encontrará até 'pobrema'.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-27 12:44:10 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Para que correr risco de \'pagar mico\', se \'teste decisivo\' é mais simples.
Afinal, o alemão que gosta de complicar aqui sou eu!!!

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316