KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

small cap/mid cap/blue chip

Portuguese translation: baixa capitalização / média capitalização / "blue chip" ou a. de primeira linha


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:small cap/mid cap/blue chip
Portuguese translation:baixa capitalização / média capitalização / "blue chip" ou a. de primeira linha
Entered by: MARCELA RUIZ

21:06 Dec 24, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: small cap/mid cap/blue chip
Types of shares listed in, e.g., Wall Street.
I need to know whether there is a translation in Brazilian Portuguese.
TIA
MARCELA RUIZ
Argentina
baixa capitalização / média capitalização / blue chip
Explanation:
Prnewswire
... Circuito Financeiro para investidores; Circuito Financeiro - de empresas
de baixa capitalização ( small cap ) e Mercado OTC; Circuito ...
www.prnewswire.com.br/produtos/distrib_noticias.html - 5k

[PDF] Schroder International Selection Fund Swiss Small & Mid Cap Equity ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... 06/02 02 09/03 Schroder ISF Swiss Small & Mid Cap Equity A Swiss 2nd Liners Dynamic
Index As acções suíças de pequena e média capitalização acompanharam ...
www.schroders.com/content/content/staticfiles/ 0/SISF-Swiss-Small-Mid-Cap-Equity-QR-PT.pdf

Glossário - Finanças Pessoais - Estadao.com.br
... objetivo de promover o desenvolvimento regional. Ver:www.iadb.org.
Blue chip, Termo utilizado no mercado financeiro para empresas ...
www.estadao.com.br/ext/economia/ financas/glossario/b.htm - 47k - 22 dez. 2003 - Em cache - Páginas Semelhantes

Sabesp :: A Sabesp :: Números
... Top de Marketing - 1998 Concedido pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas
e Marketing do Brasil) “Blue Chip – como a Sabesp se transformou numa ...
www.sabesp.com.br/a_sabesp/premiacoes/default.htm - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2003-12-24 21:15:16 GMT)
--------------------------------------------------

Outras referências:

UOL Economia
... credores. As ações da blue chip Petrobras também registraram forte
valorização: subiram 3,78 por cento, para 71,35 reais a unidade. ...
www1.uol.com.br/economia/reuters/ult29u31752.shl - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2003-12-24 21:45:35 GMT)
--------------------------------------------------

Blue Chip :

Ação de grande liquidez e tradição, muito procurada no mercado de ações pelos investidores tradicionais e de grande porte.


Dicionário de Finanças da Bolsa de Valores de São Paulo:

blue chip

1) Ação de companhia de grande porte, com grande liquidez no mercado de ações.
2) conjunto das ações mais negociadas numa Bolsa de Valores
3) ação de companhia reconhecida nacionalmente, com administradores e produtos reputados no mercado, com larga tradição de lucratividade e distribuição de resultados compensadores aos acionistas.
http://www.bovespa.com.br/dicionario.htm

A expressão \"blue chip\" é jargão do mercado financeiro brasileiro e pode ser usada sem dúvida alguma. Caso prefira usar termos apenas em português, sugiro \"ações de grande liquidez e procura no mercado acionário\".



BOLETIM FINANCEIRO
... Esta companhia não é considerada um \"blue chip\", mas tem bastante visibilidade
no mercado canadiano e é seguida por um bom número de analistas financeiros. ...
www.geocities.com/WallStreet/2077/bolet-21.htm - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes

InvestShop.com
... Blue Chip, Jargão utilizado no mercado financeiro para definir ações de empresas
tradicionais e de grande porte, com grande liquidez e procura no mercado de ...
www.investshop.com.br/ajd/glossario.asp?letra=B - 42k - 23 dez. 2003

iG Economia - Informações e notícias sobre ações, mercado e ...
... se à operação de troca de ações preferenciais do ... O mercado fez uma avaliação
positiva em relação aos resultados financeiros da blue chip Telemar e ...
ultimosegundo.ig.com.br/useg/economia/ artigo/0,,1399052,00.html - 37k - Em cache - Páginas Semelhantes

Revista Dinheiro ONLINE: Seu Dinheiro - As novas donas do jogo
... A venda de ações do tipo ON (ordinária nominativa), que a empresa ... ela consolide
sua posição e torne-se a blue chip número um do mercado brasileiro nos ...
www.terra.com.br/dinheironaweb/128/ seudinheiro/din128bluechips.htm - 17k


Selected response from:

Claudia da Matta
United States
Grading comment
Obrigada !!
BTW usei "a. de primeira linha" para blue chips.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3baixa capitalização / média capitalização / blue chip
Claudia da Matta
4 +2açoes de 'empresas pequenas', 'empresas médias' e 'empresas de primeira linha'.
Flavio Steffen


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
açoes de 'empresas pequenas', 'empresas médias' e 'empresas de primeira linha'.


Explanation:
veja as acepções:
small cap: Of stocks of companies with a market capitalization of less than one billion dollars
blue chip: A common stock of a nationally known company whose value and dividends are reliable; typically have high price and low yield

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
29 mins

agree  Luiza M. Charles de Oliveira
1 day 8 hrs

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
baixa capitalização / média capitalização / blue chip


Explanation:
Prnewswire
... Circuito Financeiro para investidores; Circuito Financeiro - de empresas
de baixa capitalização ( small cap ) e Mercado OTC; Circuito ...
www.prnewswire.com.br/produtos/distrib_noticias.html - 5k

[PDF] Schroder International Selection Fund Swiss Small & Mid Cap Equity ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... 06/02 02 09/03 Schroder ISF Swiss Small & Mid Cap Equity A Swiss 2nd Liners Dynamic
Index As acções suíças de pequena e média capitalização acompanharam ...
www.schroders.com/content/content/staticfiles/ 0/SISF-Swiss-Small-Mid-Cap-Equity-QR-PT.pdf

Glossário - Finanças Pessoais - Estadao.com.br
... objetivo de promover o desenvolvimento regional. Ver:www.iadb.org.
Blue chip, Termo utilizado no mercado financeiro para empresas ...
www.estadao.com.br/ext/economia/ financas/glossario/b.htm - 47k - 22 dez. 2003 - Em cache - Páginas Semelhantes

Sabesp :: A Sabesp :: Números
... Top de Marketing - 1998 Concedido pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas
e Marketing do Brasil) “Blue Chip – como a Sabesp se transformou numa ...
www.sabesp.com.br/a_sabesp/premiacoes/default.htm - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2003-12-24 21:15:16 GMT)
--------------------------------------------------

Outras referências:

UOL Economia
... credores. As ações da blue chip Petrobras também registraram forte
valorização: subiram 3,78 por cento, para 71,35 reais a unidade. ...
www1.uol.com.br/economia/reuters/ult29u31752.shl - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2003-12-24 21:45:35 GMT)
--------------------------------------------------

Blue Chip :

Ação de grande liquidez e tradição, muito procurada no mercado de ações pelos investidores tradicionais e de grande porte.


Dicionário de Finanças da Bolsa de Valores de São Paulo:

blue chip

1) Ação de companhia de grande porte, com grande liquidez no mercado de ações.
2) conjunto das ações mais negociadas numa Bolsa de Valores
3) ação de companhia reconhecida nacionalmente, com administradores e produtos reputados no mercado, com larga tradição de lucratividade e distribuição de resultados compensadores aos acionistas.
http://www.bovespa.com.br/dicionario.htm

A expressão \"blue chip\" é jargão do mercado financeiro brasileiro e pode ser usada sem dúvida alguma. Caso prefira usar termos apenas em português, sugiro \"ações de grande liquidez e procura no mercado acionário\".



BOLETIM FINANCEIRO
... Esta companhia não é considerada um \"blue chip\", mas tem bastante visibilidade
no mercado canadiano e é seguida por um bom número de analistas financeiros. ...
www.geocities.com/WallStreet/2077/bolet-21.htm - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes

InvestShop.com
... Blue Chip, Jargão utilizado no mercado financeiro para definir ações de empresas
tradicionais e de grande porte, com grande liquidez e procura no mercado de ...
www.investshop.com.br/ajd/glossario.asp?letra=B - 42k - 23 dez. 2003

iG Economia - Informações e notícias sobre ações, mercado e ...
... se à operação de troca de ações preferenciais do ... O mercado fez uma avaliação
positiva em relação aos resultados financeiros da blue chip Telemar e ...
ultimosegundo.ig.com.br/useg/economia/ artigo/0,,1399052,00.html - 37k - Em cache - Páginas Semelhantes

Revista Dinheiro ONLINE: Seu Dinheiro - As novas donas do jogo
... A venda de ações do tipo ON (ordinária nominativa), que a empresa ... ela consolide
sua posição e torne-se a blue chip número um do mercado brasileiro nos ...
www.terra.com.br/dinheironaweb/128/ seudinheiro/din128bluechips.htm - 17k




Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365
Grading comment
Obrigada !!
BTW usei "a. de primeira linha" para blue chips.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
12 hrs
  -> Obrigada, António. Feliz Natal! Acredito que na sua terra já seja dia 26, mas o dia de Natal está apenas começando por aqui...

agree  Paulo Celestino Guimaraes
14 hrs
  -> Obrigada, Paulo. Feliz Natal!

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
16 hrs
  -> Obrigada, Mr. Sormane. Feliz Natal!