KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

reverse engineer foreign-patented products

Portuguese translation: fazer a engenharia reversa de produtos patenteados no exterior


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:reverse engineer foreign-patented products
Portuguese translation:fazer a engenharia reversa de produtos patenteados no exterior
Entered by: rhandler

00:02 Jan 17, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: reverse engineer foreign-patented products
The governments encouraged firms to reverse engineer foreign-patented products and imposed requirements on foreign investors (when they were allowed in) such as export-import balance requirements and domestic content requirements.

O "reverse" me confundiu aqui. Com tantas opções para o termo, gostaria de confirmar com vcs as mais adequadas. Obrigada.
xxxCarolina B
fazer a "engenharia reversa" de produtos patenteados no exterior
Explanation:
Fazer a "engenharia reversa" é partir do resultado e descobrir um novo caminho para alcançá-lo. Veja estes exemplos:

Engenharia Reversa
... A Engenharia Reversa consiste basicamente em copiar um determinado modelo, ou seja, criar um modelo tridimensional partindo de um objeto já existente. ...
www.unicam.com.br/Eng-Reversa.html

.: ComCAD - Soluções em CAD, CAE, CAM :
A Engenharia Reversa é a aplicação direta de diversas tecnologias a fim
de produzir novos produtos mais rápida e economicamente, com precisão e ...
www.comcad.com.br/engenhariareversa.htm

Padrões de software a partir da engenharia reversa de sistemas ...
Dissertação de Mestrado Título Original, Padrões de software a partir da engenharia reversa de sistemas legados. Autor, Braga, Rosana Teresinha Vaccare. ...
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/ 55/55134/tde-24012001-163455/



--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-17 00:43:54 (GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos de \"engenharia reversa\" em sitios de Portugal (não é só no Brasil que se usa a expressão):

Engenharia Reversa
Engenharia Reversa. A engenharia reversa é extremamente importante para indústria em geral. Permite a adequação de formas a padrões ...
www.terravista.pt/Ancora/4811/engenharia_reversa.htm

Métodos Formais de Programação II - 2000/01
... Desrecursivação algorímica: cálculo de ciclos for/while. Exemplo de utilização em engenharia reversa: análise do programa wc (C/Unix). ...
www.di.uminho.pt/~jno/html/mii-0001.html

Trabalhos Práticos de ES, LEIC, 2003/2004
... Sistemas legados. Engenharia reversa. Referências: Bibliografia da disciplina. 19. Código de ética e deontologia de Engenharia de Software profissional. ...
www.fe.up.pt/~jpf/teach/ES/trabalhos_leic.html


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-17 00:59:35 (GMT)
--------------------------------------------------

Obrigado, António. Prevaleceu o bom senso. Felicito-o.

Respondendo a Carolina: é mais ou menos por aí. No caso de um \"software\", por exemplo, a partir das interfaces e seu seqüenciamento, podem-se descobrir muitas coisas e fazer um sistema que realize as mesmas funções. Visite os \"sites\" dos exemplos acima, e verá muito mais do que eu possa dizer-lhe, pois não sou especialista nisto.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada pelas explicações e referências.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7fazer a "engenharia reversa" de produtos patenteados no exteriorrhandler
5reproduzir produtos estrangeiros
Isabel Maria Basto
5copiar produtos patenteados no exterior
Rene Duvekot


Discussion entries: 1





  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
fazer a "engenharia reversa" de produtos patenteados no exterior


Explanation:
Fazer a "engenharia reversa" é partir do resultado e descobrir um novo caminho para alcançá-lo. Veja estes exemplos:

Engenharia Reversa
... A Engenharia Reversa consiste basicamente em copiar um determinado modelo, ou seja, criar um modelo tridimensional partindo de um objeto já existente. ...
www.unicam.com.br/Eng-Reversa.html

.: ComCAD - Soluções em CAD, CAE, CAM :
A Engenharia Reversa é a aplicação direta de diversas tecnologias a fim
de produzir novos produtos mais rápida e economicamente, com precisão e ...
www.comcad.com.br/engenhariareversa.htm

Padrões de software a partir da engenharia reversa de sistemas ...
Dissertação de Mestrado Título Original, Padrões de software a partir da engenharia reversa de sistemas legados. Autor, Braga, Rosana Teresinha Vaccare. ...
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/ 55/55134/tde-24012001-163455/



--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-17 00:43:54 (GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos de \"engenharia reversa\" em sitios de Portugal (não é só no Brasil que se usa a expressão):

Engenharia Reversa
Engenharia Reversa. A engenharia reversa é extremamente importante para indústria em geral. Permite a adequação de formas a padrões ...
www.terravista.pt/Ancora/4811/engenharia_reversa.htm

Métodos Formais de Programação II - 2000/01
... Desrecursivação algorímica: cálculo de ciclos for/while. Exemplo de utilização em engenharia reversa: análise do programa wc (C/Unix). ...
www.di.uminho.pt/~jno/html/mii-0001.html

Trabalhos Práticos de ES, LEIC, 2003/2004
... Sistemas legados. Engenharia reversa. Referências: Bibliografia da disciplina. 19. Código de ética e deontologia de Engenharia de Software profissional. ...
www.fe.up.pt/~jpf/teach/ES/trabalhos_leic.html


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-17 00:59:35 (GMT)
--------------------------------------------------

Obrigado, António. Prevaleceu o bom senso. Felicito-o.

Respondendo a Carolina: é mais ou menos por aí. No caso de um \"software\", por exemplo, a partir das interfaces e seu seqüenciamento, podem-se descobrir muitas coisas e fazer um sistema que realize as mesmas funções. Visite os \"sites\" dos exemplos acima, e verá muito mais do que eu possa dizer-lhe, pois não sou especialista nisto.


    Reference: http://www.unicam.com.br/Eng-Reversa.html
    Reference: http://www.comcad.com.br/engenhariareversa.htm
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Obrigada pelas explicações e referências.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: Posso estar enganado, mas creio que neste caso o "reverse" se refere aos produtos que são "engineer foreign-patented". Pensando melhor, acho que a sua ideia está correcta. Retiro a minha sugestão e altero o meu comentário para "agree".
14 mins
  -> Que significa "engineer foreign patented", António. Por favor, a expressão é conhecidíssima no Brasil. Verifique "engenharia reversa" no Google: 4.400 hits.

agree  Tania Marques-Cardoso: Exato.
2 hrs
  -> Obrigado, Tânia

agree  Teresa Cristina Felix de Sousa: Perfeito, colega. É isso mesmo e eu conheço há, pelo menos, 10 anos.
10 hrs
  -> Obrigado, Teresa

agree  Cecilia Bartalotti
18 hrs
  -> Obrigado, ccamargo

agree  Claudio Mazotti
1 day10 hrs
  -> Obrigado, klausinSP

agree  Marcelo Fogaccia
3 days18 hrs
  -> Obrigado, Marcelo

agree  Roberto Cavalcanti
3 days19 hrs
  -> Obrigado, Roberto. Acho que agora vai!

17 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
copiar produtos patenteados no exterior


Explanation:
Se o texto é informal, use "copiar".
Se é mais formal, use as respostas dadas acima.

Rene Duvekot
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 209

2 days13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
reproduzir produtos estrangeiros


Explanation:
não usamos vulgarmente a expressão derivada do Inglês, e habitualmente cópia refere-se a algo não legal, o que não é aqui o caso. não se criam os próprios produtos, antes se reproduzem os já feitos no exterior.
a patente aparece como um indicador de provenienvia externa, por isso, eu optaria pelo "estrangeiros" apenas.

Isabel Maria Basto
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4