KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

NON-ECONOMISTS

Portuguese translation: não-economistas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:NON-ECONOMISTS
Portuguese translation:não-economistas

20:00 Feb 7, 2012
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2012-02-11 14:54:10 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general) / Texto Jornalístico
English term or phrase: NON-ECONOMISTS
Prezados Colegas,

Gostaria de saber a melhor tradução, do inglês para o português, da expressão NON-ECONOMISTS no seguinte contexto:

"On the topic of international trade, the views of economists tend to differ from those of the general public. There are three main differences. First, many NON-ECONOMISTS believe that it is more advantageous to trade with other members of one’s nation or ethnic group than with outsiders. Economists see all forms of trade as equally advantageous. Second, many NON-ECONOMISTS believe that exports are better than imports for the economy. Economists believe that all trade is good for the economy."

Encontrei várias ocorrências na internet de NÃO ECONOMISTAS, mas não me conformo com esta tradução, pois soa literal demais. Pensei em traduzir o termo como "leigos", mas achei-o muito restritivo.

Any suggestion is welcome!!

Desde já agradeço sua valiosíssima ajuda, abs.
Irene B
não-economistas
Explanation:
Por que não?
Acho que pode usar (com hífen) - o conjunto forma nova ideia
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Agree!! Queridos colegas, me rendo às evidências!! Agradeço a todos os que ofereceram sua gentil contribuição, inclusive com respostas bem criativas!! Abs.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5não-economistas
Clauwolf
4 +1quem não é da área/o público em geral/os leigosLuciano Eduardo de Oliveira
4economistas sem diploma
João de Andrade / www.trasla.com
3especialistas que não são economistasxxxAna Escaleir


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
non-economists
especialistas que não são economistas


Explanation:
acho...

xxxAna Escaleir
Brazil
Native speaker of: Portuguese

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
non-economists
não-economistas


Explanation:
Por que não?
Acho que pode usar (com hífen) - o conjunto forma nova ideia

Clauwolf
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 337
Grading comment
Agree!! Queridos colegas, me rendo às evidências!! Agradeço a todos os que ofereceram sua gentil contribuição, inclusive com respostas bem criativas!! Abs.
Notes to answerer
Asker: Querido Clauwolf, a princípio, rejeitei esta ideia por soar literal demais, e por preferir usar um termo 'afirmativo', ao invés de 'negativo' para expressar o mesmo conceito. Vamos ver o que dizem os colegas. Thank you for willing to help me!! Abs.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: Também não vejo razão para não o dizer, ver, por exemplo, http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2...
6 mins
  -> texto afinadinho com a nova ortografia, obrigado

agree  padua
12 mins
  -> obrigado

agree  Martin Riordan: Acho que capta 100% o sentido original, concisamente.
13 mins
  -> obrigado

agree  Daniel Tavares
50 mins
  -> obrigado

agree  Katherine Schirmer-Tully: Irene, a princípio também pensei que pudesse soar literal demais, porém acredito que esta seja a melhor opção.
13 hrs
  -> obrigado

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
non-economists
quem não é da área/o público em geral/os leigos


Explanation:
.

Luciano Eduardo de Oliveira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 126

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiz Vasconcelos
3 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
non-economists
economistas sem diploma


Explanation:



Um economista sem diploma pode ser tanto o cidadão comum que discute economia na mesa de bar quanto jornalistas, políticos, enfim, leigos - sem importar a origem social - que teimam em dar palpites/escrever sobre assuntos econômicos.



Busca (Google): “economistas sem diploma”
http://www.google.de/#sclient=psy-ab&hl=de&site=&source=hp&q...



Outras sugestões:

1. formadores de opinião
2. comentaristas leigos/...não-economistas/...de outras áreas
3. pseudoeconomistas


--------------------------------------------------
Note added at 11 horas (2012-02-08 07:13:17 GMT)
--------------------------------------------------

Outro exemplo:

"diploma de Economia (vale a redundância pq por incrível que pareça existem políticos economistas SEM diploma de economia), Mestre em ..."

Example sentence(s):
  • Felizmente, essa área de futurologia econômica é o território de muito charlatanismo, até para economistas sem diploma como Serra.
João de Andrade / www.trasla.com
Germany
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Adorei suas sugestões, bem criativas!! Abs