take such a huge share

Portuguese translation: têm uma participação significativa (nos lucros)

English term or phrase:take such a huge share
Portuguese translation:têm uma participação significativa (nos lucros)
Entered by: Cintia Galbo

13:49 Jun 7, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general) / General;Marketing
English term or phrase: take such a huge share
That’s why tech giants take such a huge share of advertising spend – more than half of all internet advertising revenues.
Cintia Galbo
têm uma participação significativa (nos lucros)
Explanation:
Sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2018-06-07 14:10:46 GMT)
--------------------------------------------------

Por favor, desconsidere "nos lucros".

têm uma participação significativa "nos gastos/nas despesas".

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2018-06-07 14:11:41 GMT)
--------------------------------------------------

Por favor, desconsidere "nos lucros".

têm uma participação significativa "nos gastos/nas despesas".
Selected response from:

Vinicius Guerreiro
Brazil
Grading comment
obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4têm uma participação significativa (nos lucros)
Vinicius Guerreiro
4 +2têm uma fatia tão grande (dos gastos publicitários)
ferreirac
4 +1abocanham uma parcela tão grande
Ligia Costa
4são responsáveis por uma fração/parcela tão expressiva
Mario Freitas
4captam tamanha parcela
Oliveira Simões
4ficam com uma parcela tão grande
Matheus Chaud


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
take such a huge share
ficam com uma parcela tão grande


Explanation:
ficam com uma parcela tão grande dos gastos com publicidade

Matheus Chaud
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 404

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
têm uma fatia tão grande (dos gastos publicitários)


Explanation:
Sug.

ferreirac
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 234

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Vozone
1 hr
  -> Obrigado!

agree  Sergio Carré
1 hr
  -> Obrigado!

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
abocanham uma parcela tão grande


Explanation:
Tradução sugerida:
É por isso que os gigantes da tecnologia abocanham uma parcela tão grande dos gastos com publicidade, mais que metade de todas as receitas de publicidade na internet

Fontes de apoio:
"Novo relatório da eMarketer revela que os gastos com anúncios digitais chegarão a 83 bilhões de dólares este ano, com as duas empresas abocanhando mais da metade"
http://idgnow.com.br/internet/2017/03/16/google-e-facebook-i...

"Estima-se que neste ano o Google irá concentrar 40% das receitas globais da publicidade digital. A Amazon se encaminha para abocanhar metade das vendas online dos EUA até 2021, de acordo com ao menos um analista."
https://www.bbc.com/portuguese/geral-40205922


Ligia Costa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 51

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Adão Antunes
1 hr

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
têm uma participação significativa (nos lucros)


Explanation:
Sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2018-06-07 14:10:46 GMT)
--------------------------------------------------

Por favor, desconsidere "nos lucros".

têm uma participação significativa "nos gastos/nas despesas".

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2018-06-07 14:11:41 GMT)
--------------------------------------------------

Por favor, desconsidere "nos lucros".

têm uma participação significativa "nos gastos/nas despesas".

Vinicius Guerreiro
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Salvador Scofano and Gry Midttun: obtêm
3 mins
  -> Obrigado, Salvador!

agree  Esther Dodo
6 mins
  -> Obrigado, Esther!

agree  Jane Rezende: obtem/ficam
1 day 1 hr
  -> Obrigado, Jane!

agree  Claudio Mazotti
2 days 1 hr
  -> Obrigado, Claudio!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
captam tamanha parcela


Explanation:
Penso que, do ponto de vista estrutural, há que se fazer a distinção entre "so" e "such". Exemplos:

The share is so huge: A parcela é tão grande/enorme.
They take such a huge share: Eles captam tamanha parcela.

Tamanho (do latim tam, "tão", e magnus, "grande") - Wikipédia

Se traduzirmos por "tão", está implícito o seguinte: "Eles captam uma parcela (que é) tão grande", que não parece ser o caso da presente construção. Em inglês: They take a share that is so huge.

Exemplos com "tamanho" na função adjetiva:

"Infelizmente, é com tamanha decepção que venho relatar minha ultima experiencia na casa."

"Como explicar tamanha corrupção na cara de tantos órgãos de fiscalização?"

Semanticamente falando, as duas formas (tão, tamanho) têm o mesmo significado.

Example sentence(s):
  • Por isso se voltam atrativas, mercadologicamente, pois captam uma parcela da audiência.
  • O que se percebe é que os números contábeis captam uma parcela da realidade. econômica por meio das regras e normas relativas ao registro dos eventos ...

    https://books.google.com/books?id=-mcdpA1eCk4C&pg=PA265&lpg=PA265&dq=%22captam+uma+parcela%22&source=bl&ots=iVH9KtezzE&sig=kfycheMqHhw2sTWPw
    https://www.researchgate.net/publication/43963017_Importancia_relativa_do_conteudo_informacional_do_resultado_contabil_uma_verificacao_empir
Oliveira Simões
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
são responsáveis por uma fração/parcela tão expressiva


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 492