KudoZ home » English to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

blot

Portuguese translation: membrana de transferência


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:blot
Portuguese translation:membrana de transferência
Entered by: Catarina Maia

22:34 Nov 5, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Chemistry; Chem Sci/Eng / análise química
English term or phrase: blot
isolado será mancha, mas aparece muitas vezes por exemplo nas análise de "northern blot", "southern blot" que a maior parte dos químicos não traduz. Numa frase que se segue, tem para mim alguma dificuldade de tradução: The blots were washed twice en 2X SSC, ....
Maria Meneses
membrana de blot/membrana de transferência
Explanation:
É uma sugestão.

No processo de Western blot (ou Southern, ou Northern), as membranas são lavadas em SSC (um tampão de lavagem). Assim, à falta do material biológico usado (Western - proteínas; Southern - DNA; Northern - RNA), eu usaria a membrana de blot, ou membrana de transferência.
Selected response from:

Catarina Maia
Portugal
Grading comment
Escolho esta resposta alterando para matriz de transferência. Obrigada a todos pela ajuda
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5membrana de blot/membrana de transferênciaCatarina Maia
4"blot" (mancha).
Marcos Antonio
4borrão/ blot
Joon Oh
3enzima
Mariana Moreira
Summary of reference entries provided
Mancha
Teresa Borges

  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
enzima


Explanation:
Uma sugestão tendo em conta o seguinte exemplo:

The XXX Filter System is indicated for the reduction of prions from a single unit of leucocyte depleted red cells.* The filter reduces both cell associated and free abnormal prion (PrP{F0}Sc{F1}) by approximately 99.9% (2.9 ± 0.7 log (mean ± SD)) based on enhanced Western blot methodology{F0}1{F1} and may therefore help reduce the potential for vCJD transmission through blood transfusion.

O Sistema de Filtro de Redução de Príons XXX está indicado para a redução de príons de uma única unidade de glóbulos vermelhos desleucocitados.* O filtro reduz tanto as células associadas como príons livres anormais (PrP{F0}Sc{F1}) em aproximadamente 99,9% (2,9 ± 0,7 log (média ± SD)) com base na metodologia de imunotransferência enzimática{F0}1{F1} e pode, por conseguinte, ajudar a reduzir o potencial de transmissão vCJD através da transfusão de sangue.

espero que ajude :)

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 96
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela ajuda Mariana


31 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
membrana de blot/membrana de transferência


Explanation:
É uma sugestão.

No processo de Western blot (ou Southern, ou Northern), as membranas são lavadas em SSC (um tampão de lavagem). Assim, à falta do material biológico usado (Western - proteínas; Southern - DNA; Northern - RNA), eu usaria a membrana de blot, ou membrana de transferência.

Example sentence(s):
  • Lavar a membrana de blot com SSC.

    Reference: http://www.cesam.ua.pt/files/Manual%20Metodos%20de%20Tipagem...
Catarina Maia
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Escolho esta resposta alterando para matriz de transferência. Obrigada a todos pela ajuda
Notes to answerer
Asker: Parece-me uma opção interessante. Obrigada Catarina


2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
borrão/ blot


Explanation:
Considerando "...O processo de impressão dessas proteínas na membrana é chamado de blot ou blotting (borrão ou impressão). .."
(http://www.ufsm.br/sv/tecnicas.html)
os especialistas preferem chamar 'blot' e com explicação, 'borrão'.


Joon Oh
Brazil
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigada Joon


9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"blot" (mancha).


Explanation:
Sug.

O termo parece ainda não ter uma tradução consagrada na área. De qualquer forma, usaria o substantivo que mais vezes é citado nas traduções do termo -mancha- entre parentesis. "blot" (mancha)


Blot: (OneLook Dicitionary)
- noun: a blemish made by dirt

- IATE: Northen/Southern/Western Bolt = manchas a Norte / manchas a Sul / manchas a Oeste

- Blot: 1) To spot, stain, or bespatter, as with ink; 2)To dry, as writing, with blotting paper - Biological Sciences Dictionary

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 176




Reference comments


8 hrs peer agreement (net): -1
Reference: Mancha

Reference information:
No Dicionário Médico Stedman "northern blot analysis" é traduzido por "análise da mancha do Norte"...

--------------------------------------------------
Note added at 11 hrs (2008-11-06 10:31:39 GMT)
--------------------------------------------------

Mais curioso ainda é que traduz "Northern", mas não "Southern" nem "Western"...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 140

Peer comments on this reference comment (and responses from the reference poster)
disagree  Catarina Maia: mas isso está totalmente errado. Southern blot chama-se assim devido ao nome do seu inventor, e é uma análise de DNA. Northern é de RNA, e foi assim chamado por oposição a "Southern". Western seguiu a mesma lógica, e é uma análise de proteínas.
3 hrs