KudoZ home » English to Portuguese » Computers: Software

All things been iqual

Portuguese translation: sendo os demais fatores todos iguais


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:All things been iqual
Portuguese translation:sendo os demais fatores todos iguais
Entered by: Carlos Santos

17:55 Feb 15, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Computers: Software
English term or phrase: All things been iqual
""All things being equal""", there is a tradeoff between development quality and productivity on one hand..

""All things being equal"", the fewer LOC needed to specify an application, the better.

Encontrei a seguinte tradução, mas acho que ela n4ao se encaixa muito bem nas frases acima:

Não existindo diferenças,...


Obrigado desdem já por suas sugestões. E bom domingo a todos!
Carlos Santos
Spain
sendo os demais fatores todos iguais
Explanation:
O correto é "all things being equal".
Selected response from:

Paul Dixon
Brazil
Grading comment
Obrigado, Paul, pela sugestão e tb pela correção da ortografia. Embora todas as sugestões tenham ajudado me inclinei mais por sua sugestão. Obrigado a todos! Abraços.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5mantidas inalteradas todas a outras coisas/todo o restanteMarlene Curtis
4 +4mantendo todo o resto constante
Carlos Quandt
5 +2todo o mais permanece constante/Ceteris Paribus
Claudia Belzer
5(Todos) os outros fatores sendo iguais
Mike (de Oliveira) Brady
4se tudo permanecer como está/em condições normais
Mary Palmer
4ceteris paribus
jack_speak
4se as circunstâncias nao se alterarem/se tudo correr bem como até agora
Artur Jorge Martins
4Não havendo alterações/mudanças -
Marcos Antonio
4no mais não havendo diferença/mantidas inalteradas todas as outras coisasBentevi
4sendo os demais fatores todos iguais
Paul Dixon
4admitindo a constância de todos os factores
Teresa Borges
3sem considerar fatores externos
neyse
3Na hipótese do que é tudo igual............Miles Otoole
3Todas as coisas sendo iguais / Tudo sendo igual
Leniel Macaferi


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
all things been iqual
Não havendo alterações/mudanças -


Explanation:
Sug.

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 169

11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
all things been iqual
Na hipótese do que é tudo igual............


Explanation:
all things beING Equal...deveria ser no inglés

Miles Otoole

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
all things been iqual
admitindo a constância de todos os factores


Explanation:
Costumo traduzir assim em PT(pt)...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 94

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
all things being equal
mantendo todo o resto constante


Explanation:
From the Latin expression "caeteris paribus"

All things being equal
All other things being equal
With all other factors or things remaining the same

“tudo o mais constante”
"mantendo todo o resto constante"
“permanecendo constantes todas as demais variáveis”
"mantidas inalteradas todas as outras coisas"
"em iguais circunstâncias"
"deixando inalterados(as) os(as) restantes (elementos, fatores, condições, circunstâncias, variáveis, etc.)"

Carlos Quandt
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Zattar: Imprescindível mencionar o resto/os outros/demais fatores.
52 mins

agree  rhandler: Veja aqui, com a expressão latina e tudo: www.eumed.net/cursecon/libreria/bg-micro/1d.htm
2 hrs

agree  Floriana Leary
6 hrs

agree  Sara Sousa Soares
17 hrs

24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
all things been iqual
no mais não havendo diferença/mantidas inalteradas todas as outras coisas


Explanation:
Or as my daddy would say "ceteris paribus" because "Omnia dicta fortiora si dicta Latina. (Tudo soa mais importante quando dito em latim).

Coeteris paribus é uma expressão do Latim que pode ser traduzida por "todo o mais é constante" ou "mantidas inalteradas todas as outras coisas".

Cēterīs paribus is a Latin phrase, literally translated as "with other things the same." It is commonly rendered in English as "all other things being equal." A prediction, or a statement about causal or logical connections between two states of affairs, is qualified by ceteris paribus in order to acknowledge, and to rule out, the possibility of other factors which could override the relationship between the antecedent and the consequent.[1]



Example sentence(s):
  • como corruptas seriam mais comuns, já que, no mais não havendo diferenças, o dinheiro troca de mãos mais prontamente em uma cultura como esta. ...
  • As passagens citadas ensinam que, no mais não havendo diferenças, a obediência mais exata conduzirá à eficácia ainda maior na oração (cf. ...

    Reference: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/vie...
    Reference: http://www.teuministerio.com.br
Bentevi
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
all things been iqual
todo o mais permanece constante/Ceteris Paribus


Explanation:
Ceteris Paribus is a term used in Economy used when doing a market analysis and one thing influences another but the other factors are not being considered at the moment, or they are considered unchanged. i.e.: "ceteris paribus a elevação da taxa de juros reduz o investimento."
In this case it doesn't really matter which words you use to translate as long as you keep the meaning. i.e.: "todo o mais permanece constante", “as de mais a par”, "mantidas inalteradas todas as outras coisas".

I hope that helps. :)


    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Ceteris_paribus
    Reference: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceteris_paribusv
Claudia Belzer
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Zattar: "tUdo o mais"... Imprescindível mencionar o resto/os outros/demais fatores.
8 mins

agree  Gisele Goldstein
2 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
all things been iqual
sem considerar fatores externos


Explanation:
"all things being equal" significa que se leva em conta uma coisa/situação per se, sem levar em conta fatores/variantes externas que possam afetar seu valor ou desenvolvimento. Por exemplo, "all things equal, what kind of car would you choose?", ou seja, se pudesse escolher qualquer carro, sem se importar com quanto combustível gasta, ou se é grande o suficiente para toda a família, ou se é demasiado caro... Outro: all things being equal, I should be home on Thursday", que poderia ser traduzido como "se tudo der certo...". ou seja, numa situação ideal.

Example sentence(s):
  • all things being equal, what kind of car would you choose?

    Reference: http://en.wiktionary.org/wiki/all_things_being_equal
neyse
Spain
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
all things been iqual
se as circunstâncias nao se alterarem/se tudo correr bem como até agora


Explanation:
Sugestão. Encontrei esta tradução no DIP da Porto Editora. Ver ligações.

http://moodle.ess.edu.pt/file.php/1/jornal_escola_aberta/jor...

http://www.ilo.org/public/portugue/protection/secsoc/step/do...

http://aesquinadorio.blogs.sapo.pt/2005/09/?page=2

http://casadeluanda.blogspot.com/2008/09/ltima-parcial-nacio...

http://peciscas.blogspot.com/2008/04/antiguidades-1.html

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2009-02-15 19:21:15 GMT)
--------------------------------------------------

Pois é, falta o til em "não"...

Artur Jorge Martins
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
all things been iqual
(Todos) os outros fatores sendo iguais


Explanation:
Exemplos:

"Todos os outros fatores sendo iguais, o preço da câmara sobe com a resolução."
http://www.fotosoaqui.com.br/cursfoto/05port.html

"Os outros fatores sendo iguais, o maior objeto será o mais pesado."

"Naturalmente, todos os outros fatores sendo iguais, o refrigerante que dá a taxa de compressão mais baixa é o mais desejável."

etc.

http://www.google.com.br/search?q="os outros fatores sendo i...



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-02-15 19:42:49 GMT)
--------------------------------------------------

"Começamos assim por isolar as relações primárias de oferta, procuro e preço em relação a uma mercadoria particular. Reduzimos as outras forças à inércia com a frase "todas os outros fatores sendo iguais": não supomos que sejam inertes, mas por enquanto ignoramos sua atividade. Esse expediente científico é bem mais velho do que a ciências: é o método pelo qual, conscientemente ou não, homens sensatos trataram desde tempos imemoriais cada problema difícil da vida ordinária."
http://www.scribd.com/doc/6804922/Os-Economist-As-Alfred-Mar...

Example sentence(s):
  • Os outros fatores sendo iguais, o maior objeto será o mais pesado.
Mike (de Oliveira) Brady
United Kingdom
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
all things been iqual
se tudo permanecer como está/em condições normais


Explanation:
Veja abaixo no "Babylon"

http://www.babylon.com/definition/things/Portuguese

Mary Palmer
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
all things been iqual
Todas as coisas sendo iguais / Tudo sendo igual


Explanation:
Todas as coisas sendo iguais / Tudo sendo igual

Leniel Macaferi
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 512

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
all things been iqual
sendo os demais fatores todos iguais


Explanation:
O correto é "all things being equal".

Paul Dixon
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18
Grading comment
Obrigado, Paul, pela sugestão e tb pela correção da ortografia. Embora todas as sugestões tenham ajudado me inclinei mais por sua sugestão. Obrigado a todos! Abraços.

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
all things been iqual
mantidas inalteradas todas a outras coisas/todo o restante


Explanation:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceteris_paribus
Cēterīs paribus is a Latin phrase, literally translated as "with other things the same." It is commonly rendered in English as "all other things being equal." A prediction, or a statement about causal or logical connections between two states of affairs, is qualified by ceteris paribus in order to acknowledge, and to rule out, the possibility of other factors which could override the relationship between the antecedent

http://en.wikipedia.org/wiki/Ceteris_paribus
Coeteris paribus é uma expressão do Latim que pode ser traduzida por "todo o mais é constante" ou "mantidas inalteradas todas as outras coisas".

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2009-02-15 18:11:59 GMT)
--------------------------------------------------

OU

TODO O MAIS É CONSTANTE

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2009-02-15 22:13:40 GMT)
--------------------------------------------------

CORREÇÃO

...TODAS AS OUTRAS COISAS...

Marlene Curtis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 527

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Freitas: agree
53 mins
  -> Grata!

agree  Marcos Zattar: Imprescindível mencionar o resto/os outros/demais fatores.
57 mins
  -> Grata!

agree  Maria José Tavares
57 mins
  -> Grata!

agree  Lúcia Leitão
2 hrs
  -> Grata!

agree  Cristiana Veleda
3 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
all things been iqual
ceteris paribus


Explanation:
.


"Todas as demais condições ceteris paribus. ... Se o preço permanece constante e varia uma das condições ceteris paribus, teremos um deslocamento positivo ou ."

http://www.google.com/search?hl=en&client=firefox-a&rls=org....

jack_speak
Native speaker of: Native in EnglishEnglish




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
Non-PRO (1): xxxLumen