KudoZ home » English to Portuguese » Computers: Systems, Networks

loosely coupled

Portuguese translation: fracamente acoplados


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:loosely coupled
Portuguese translation:fracamente acoplados
Entered by: Cristine Martin

15:42 Feb 15, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Computers: Systems, Networks
English term or phrase: loosely coupled
Contexto:
A new class of loosely coupled and adaptable distributed business applications

Até hoje não consegui encontrar uma tradução adequada para "loosely coupled/loose coupling". Se alguém tiver uma boa sugestão, agradeço.
Elizabeth Braga
fracamente acoplados
Explanation:
Olá, Elizabeth,

Pela referência abaixo, dá para entender do que se trata.

Sistemas Fracamente Acoplados

Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas de computação interligados, sendo que cada sistema possui o seu próprio sistema operacional, gerenciando os seus recursos, como processador, memória e dispositivos de entrada/saída.
Fonte: Machado, F.B e Maia, L.P. - Arquitetura de Sistemas Operacionais . Rio de Janeiro: LTC, 1992

Espero ter ajudado.

--------------------------------------------------
Note added at 1 dia5 horas (2007-02-16 21:13:56 GMT)
--------------------------------------------------

Esqueci de dizer - a sugestão foi confirmada por minha filha, que estuda Sistemas de Informação - este é o termo utilizado na área, e que consta do livro citado; por isso a minha certeza.
Selected response from:

Cristine Martin
Brazil
Grading comment
obrigada a todos e, especialmente, à Cristine.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3pouco relacionadas / fracamente associadasmfs_trad
5fracamente acoplados
Cristine Martin
4vagamente associadas
Gisele Goldstein
4fracamente ligadassilcastro
3fracamente articuladosFernando Domeniconi
1loosely coupledPablo Ramalho


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
pouco relacionadas / fracamente associadas


Explanation:
haverá outras possibilidades certamente

mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonor Maia
3 mins
  -> Obrigada Leonor

agree  Sonia Heidemann
5 hrs
  -> Obrigada Sónia

agree  Cristina Santos
9 hrs
  -> Obrigada Cristina

22 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
loosely coupled


Explanation:
Não sei como traduzir isso, mas o artigo abaixo pode ajudar.



    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Loosely_coupled
Pablo Ramalho
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

43 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
fracamente articulados


Explanation:
Encontrei estas referências mas não estou certo se se aplicam a seu caso:

decompostos em componentes “fracamente articulados” (‘loosely coupled’) ou ... vinculados à consolidação de “externalidades de rede” - pode exceder os ...
www.anpec.org.br/encontro2006/artigos/A06A008.pdf

O “loosely coupled system” ou “sistemas fracamente articulados” de Weick. permite a diversidade cultural e o debate em torno de diferentes representações da ...
eaesp.fgv.br/AppData/GVPesquisa/P00251_1.pdf

Fernando Domeniconi
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
vagamente associadas


Explanation:
outra opção

Gisele Goldstein
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fracamente ligadas


Explanation:
Num texto académico sobre estudo organizacional surge o termo traduzido da seguinte forma:
"... para o que John Meyer chama de loosely coupled (fracamente ligadas)..."
(fonte: referência web indicada)


    Reference: http://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&lr=lang_pt&q=cach...
silcastro
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
fracamente acoplados


Explanation:
Olá, Elizabeth,

Pela referência abaixo, dá para entender do que se trata.

Sistemas Fracamente Acoplados

Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas de computação interligados, sendo que cada sistema possui o seu próprio sistema operacional, gerenciando os seus recursos, como processador, memória e dispositivos de entrada/saída.
Fonte: Machado, F.B e Maia, L.P. - Arquitetura de Sistemas Operacionais . Rio de Janeiro: LTC, 1992

Espero ter ajudado.

--------------------------------------------------
Note added at 1 dia5 horas (2007-02-16 21:13:56 GMT)
--------------------------------------------------

Esqueci de dizer - a sugestão foi confirmada por minha filha, que estuda Sistemas de Informação - este é o termo utilizado na área, e que consta do livro citado; por isso a minha certeza.

Cristine Martin
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
obrigada a todos e, especialmente, à Cristine.