KudoZ home » English to Portuguese » Computers (general)

whitebox

Portuguese translation: caixa branca/caixa de vidro


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:whitebox
Portuguese translation:caixa branca/caixa de vidro
Entered by: Cintia Galbo

18:48 Nov 4, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Computers (general)
English term or phrase: whitebox
In software engineering whitebox, in contrast to a black box, is a subsystem whose internals can be viewed, but usually cannot be altered.
Cintia Galbo
caixa branca/caixa de vidro
Explanation:
Ver

http://pt.wiktionary.org/wiki/caixa_branca
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Obrigada, Marlene e colegas!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3caixa branca/caixa de vidroMarlene Curtis
5caixa transparente
solange ribeiro
Summary of reference entries provided
Testes de software
Carlos Quandt

  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
caixa branca/caixa de vidro


Explanation:
Ver

http://pt.wiktionary.org/wiki/caixa_branca

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 435
Grading comment
Obrigada, Marlene e colegas!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida
15 mins
  -> Grata Isabel Maria!

agree  Carlos Quandt
3 hrs
  -> Thanks!

agree  Artur Jorge Martins
5 days

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
caixa transparente


Explanation:
parece-me mais apropiado ja que se pode ver o sistema interno

solange ribeiro
Spain
Works in field
Native speaker of: Portuguese




Reference comments


3 hrs
Reference: Testes de software

Reference information:
Técnicas de Testes:

Atualmente existem muitas maneiras de se testar um software. Mesmo assim, existem as técnicas que sempre foram muito utilizadas em sistemas desenvolvidos sobre linguagens estruturadas que ainda hoje tem grande valia para os sistemas orientados à objeto. Apesar de os paradigmas de desenvolvimento serem completamente diferentes, o objetivo principal destas técnicas continua a ser o mesmo: encontrar falhas no software. Abaixo estão descritas as três técnicas mais conhecidas.

Caixa-Branca:

Dentro desta categoria de teste de software o desenvolvedor tem acesso ao código fonte da aplicação e pode construir códigos para efetuar a ligação de bibliotecas e componentes. Este tipo de teste é desenvolvido analisando-se o código fonte e elaborando-se casos de teste que cubram todas as possibilidades do programa. Dessa maneira, todas as variações originadas por estruturas de condições são testadas.

Caixa-Preta:

Neste tipo de teste de software o desenvolvedor dos testes não possui acesso algum ao código fonte do programa. O objetivo é efetuar operações sobre as diversas funcionalidades e verificar se o resultado gerado por estas está de acordo com o esperado. Para esta categoria podem ser levados em consideração todos os eventos que podem ser disparados pelo usuário, como por exemplo, cada clique de mouse a ser realizado em uma interface.

Caixa-Cinza(Ainda não tão comum quanto os de caixa Branca ou Preta):

Esta categoria de teste de software passou a ser considerada mais recentemente. Uma definição deste tipo de teste seria um ponto de equilíbrio virtual entre o teste de caixa-branca e o caixa-preta. De uma maneira mais clara, o desenvolvedor dos testes não tem acesso ao código fonte da aplicação, porém tem conhecimento dos algoritmos que foram implementados, como também pode efetuar manipulações em arquivos de entrada e saída do tipo XML ou mesmo acessos ao banco de dados da aplicação para simples conferência de dados ou alteração de parâmetros considerados nos casos de teste.

Testes Alpha, Beta e Gama:

No processo de desenvolvimento, os testes preferencialmente devem ser executados antes do produto ser disponibilizado aos usuários. Essa período entre o término do desenvolvimento e da entrega é conhecido como fase alpha(aplicados após ou em paralelo com os chamados unitários) e os testes executados nesse período como testes alpha. No início dos testes da fase alpha são utilizadas técnicas e caixa-branca. Posteriormente, os desenvolvedores dos testes aplicam técnicas de caixa-preta como complemento da primeira parte de testes. Completada a fase alpha de testes, são lançadas a grupos restritos de usuários versões de teste do sistema, denominadas versões beta. Conseqüentemente este período fica denominado como fase beta. Através deste tipo de teste os usuários finais do produto podem encontrar defeitos peculiares de tarefas costumeiramente executadas por eles. Visando um maior retorno de informações sobre o mau funcionamento do sistema algumas empresas distribuem as versões betas para todo o universo de utilizadores.


    Reference: http://www.ogerente.com.br/qual/dt/qualidade-dt-ws-testes_so...
    Reference: http://books.google.com.br/books?id=O9aWoUq6L88C&pg=PA345&lp...
Carlos Quandt
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 20