KudoZ home » English to Portuguese » Computers: Software

raise

Portuguese translation: provoca


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:raise
Portuguese translation:provoca
Entered by: Eni Rodrigues

22:39 Nov 11, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Computers: Software
English term or phrase: raise
No seguinte contexto: "When you run the program, you raise an ORA-06533 exception inside the first range FOR loop."
Eni Rodrigues
provoca
Explanation:
Sug.
Selected response from:

Christiane Jost
Brazil
Grading comment
Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4gera (uma exce(p)ção)
Lúcia Leitão
3 +2provoca
Christiane Jost
5lança
Leniel Macaferi
3 +1cria
Maria Castro
Summary of reference entries provided
exceção
Flavio Steffen
raise
airmailrpl

Discussion entries: 7





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
lança


Explanation:
lança

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2008-11-11 22:42:45 GMT)
--------------------------------------------------

lança uma exceção

http://www.google.com/search?hl=en&q="lançar uma exceção"&bt...

Leniel Macaferi
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 512

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Flavio Steffen: Nenhum dos sentidos de raise permite esta interpretação. /Eu sou profissional de TI há 39 anos e não concordo.
13 mins
  -> É o significado mais comumente usado no ambiente de desenvolvedores/programadores... :)

agree  xxxFWLS
4 hrs

3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
provoca


Explanation:
Sug.

Christiane Jost
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52
Grading comment
Muito obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen
13 mins
  -> Obrigada, Flavio

agree  Laís Dalsoquio
1 day26 mins
  -> Obrigada, Laís

29 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
cria


Explanation:
another suggestion
criar uma excepção, no sentido de dar origem a ...

Maria Castro
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Flavio Steffen: Não, Maria; em programação, exceção tem sentido um tanto diferente do sentido usual. / Vide meu comentário acima.
5 mins
  -> Obrigada pelo comentário Flavio, mas creio que no contexto se pode usar criar ou, como sugere a Lúcia, gerar.

agree  Marcos Antonio: Sim. Veja em :www.oraclebr.com.br/arquivo/baixar/IntroducaoaoOracleSQLePL...
8 hrs
  -> Também acho. Obrigada Marcos.

agree  Artur Jorge Martins
14 hrs
  -> Obrigada Artur.

59 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
gera (uma exce(p)ção)


Explanation:
"Sementação e Paginação
O hardware interrompe a tradução do endereço e gera uma excepção, que será tratada pelo sistema operativo. O mecanismo descrito é executado pelo hardware. ..."
alumni.ipt.pt/~paulofer/cap7.html - 25k - Em cache - Páginas semelhantes

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 10

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Meneses
2 hrs
  -> Obrigada Maria

agree  Flavio Steffen: Pode ser.
9 hrs
  -> Obrigado Flavio

agree  Isabel Maria Almeida
10 hrs
  -> Obrigada Isabel

agree  Fernanda Rocha
13 hrs
  -> Obrigada Fernanda




Reference comments


39 mins
Reference: exceção

Reference information:
PessoALL:
Cuidado com o sentido de 'exceção' em programação de computadores.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratamento_de_exceção
O sentido não é o mesmo que o existente no dicionário.

Flavio Steffen
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 278
Note to reference poster
Asker: Muito importante isso! Valeu, Flavio!


13 hrs
Reference: raise

Reference information:
raise
n 1 aumento. 2 subida, elevação. 3 levantamento: ação de levantar. // vt+vi 1 levantar, erguer, pôr de pé. 2 elevar, aumentar, subir ou fazer subir. 3 engrandecer, promover, fortalecer. 4 ajuntar, formar, recrutar, alistar. 5 criar, cultivar, plantar. 6 criar, educar. 7 provocar, causar. 8 suscitar, fazer aparecer, evocar. 9 ressuscitar. 10 exclamar. 11 erigir, erguer, construir, edificar. 12 descobrir, achar. 13 terminar, acabar, suspender. 14 avistar. 15 sublevar, revoltar. 16 arranjar, angariar, levantar (fundos). 17 armar (tenda). 18 alçar. 19 causar (briga). 20 excitar, animar, incitar (against, upon contra). 21 realçar, frisar. 22 entoar, cantar.

airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 114