KudoZ home » English to Portuguese » Computers: Software

dirty power

Portuguese translation: energia instável/hostil (ao hardware e software)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dirty power
Portuguese translation:energia instável/hostil (ao hardware e software)
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

01:20 Nov 22, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Computers: Software
English term or phrase: dirty power
Essa prevenção ajudará a proteger os servidores e o hardware da rede contras picos de tensão e dirty power. Power protection will also help prevent data loss and allow you to power down servers in an appropriate fashion through manual or automatic shutdown.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
energia instável/hostil (ao hardware e software)
Explanation:

Ver
http://www.answers.com/topic/dirty-power
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Tks a lot
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5energia instável/hostil (ao hardware e software)Marlene Curtis
5energia elétrica "suja", energia elétrica com "sujeira", rede elétrica "suja"
Salvador Scofano and Gry Midttun
5eletricidade suja
Joon Oh
4corrente (alterna) parasita
Artur Jorge Martins
4"energia suja" (rede instável)
Marcos Antonio


  

Answers


26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
energia instável/hostil (ao hardware e software)


Explanation:

Ver
http://www.answers.com/topic/dirty-power

Marlene Curtis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 527
Grading comment
Tks a lot
Teresa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Quandt: corrente instável, com flutuações > http://adm.lacitec.on.ca/~ymicha/mcours/mixte/glossaire.htm
1 hr
  -> Grata!

agree  Maria José Tavares
8 hrs
  -> Grata Maria José!

agree  Lúcia Leitão
12 hrs
  -> Grata Lúcia!

agree  Isabel Maria Almeida
13 hrs
  -> Grata Isabel Maria!

agree  Flavia Martins dos Santos
1 day10 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
eletricidade suja


Explanation:
'dirty power' é 'eletricidade suja' de acordo com Dicionário de Informática de Microsoft Press da Editora Campus), e significa "uma fonte de alimentação que pode causar danos a componentes eletrônicos, devido a ruídos, picos de voltagens ou a níveis incorretos de voltagem."

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-11-22 04:00:16 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.netpedia.com.br/MostraTermo.php?TermID=1911


Joon Oh
Brazil
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"energia suja" (rede instável)


Explanation:
Sug.

Diria assim - energia suja (rede instável)

Trata da energia elétrica transmitida com significativa variação de tensão e frequência.
Deve-se ter certo cuidado com o uso deste termo em virtude de o mesmo ("energia suja") também significar a energia proveniente de fontes poluidoreas.

- ... o problema da "energia suja". Esta é a expressão popular usada para descrever uma grande variedade de contaminações na corrente e na tensão elétrica . ...
www.grupozug.com.br/ENGEL/IHA2.htm - 10k

- Mas no Brasil, com a corrente "suja", não acho que será viável. ... Há sim um meio de conectar-se a internet através de corrente elétrica, ...
br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060910095125AA77r3r

- Distorção harmônica é um tipo específico de energia suja, que é normalmente ... inteiro da frequência fundamental (no caso da energia elétrica, de 60 Hz). ...
www.grupozug.com.br/ENGEL/IHA2.htm - 10k

- dirty power
Electrical mains voltage that is unfriendly to the delicate innards of computers. Spikes, drop-outs, average voltage significantly higher or lower than nominal, or just plain noise can all cause problems of varying subtlety and severity (these are collectively known as power hits).
[The Jargon File]



Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 169

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
energia elétrica "suja", energia elétrica com "sujeira", rede elétrica "suja"


Explanation:
Essa expressão é usada no Brasil. Nesse caso o texto fala sobre os componentes de frequência espúrios que estão contidos no tensão da rede elétrica.

Veja:
Toda vez que melhoramos a energia elétrica, eliminando a sujeira nela contida, a tensão contínua gerada pela fonte de alimentação também melhora, porém, dependendo da topologia dos circuitos eletrônicos (que pode variar desde algo muito simples até uma topologia bastante sofisticada), esta melhoria poderá ou não ser detectada em termos de qualidade sonora ou de imagem.

À medida que a sujeira da energia elétrica diminui, o palco sonoro aumenta, adquirindo uma melhor focagem e um recorte mais preciso.

Pergunta: Como poderemos limpar a energia elétrica?
Resposta: Bem, antes de tudo, precisamos saber o que suja a energia elétrica, para em seguida podermos limpá-la.

Segue o link com texto específico sobre o assunto:
A Sujeira na Energia Elétrica:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=57023

Usado também em espanhol:
http://www.proz.com/kudoz/english_to_spanish/tech_engineerin...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 588

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5