curve-fitting

Portuguese translation: método de ajuste de curva

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:curve-fitting
Portuguese translation:método de ajuste de curva
Entered by: AlphaMike

12:45 Apr 28, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering
English term or phrase: curve-fitting
Either the logarithm-of-time curve-fitting method

encaixe na curva??
AlphaMike
método de ajuste de curva
Explanation:
:)
programas estatisticos: ajuste de curva, linha reta, exponencial, logaritmo
e potência. estatistica de uma/duas variáveis regressão linear ...
www.eportateis.com.br/calculadoras/hp33s.shtml - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes

Revista Brasileira de Bot ca - Analysis of structure of forest ... - [ Traduzir esta página ]
... calculado com base no logaritmo natural, ea equabilidade através do índice de
... o melhor ajuste de curva entre cinco modelos diferentes (linear, ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0100-84042001000300011 - 54k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 56 mins (2005-04-28 13:42:20 GMT)
--------------------------------------------------

Existem vários métodos para ajuste de curva (quando, dados pontos experimentais, se quer obter pontos intermediários); esses pontos intermediários são obtidos usando (neste caso) uma função logaritmica do tempo, tendo como entrada os pontos experimentais (reais)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 2 mins (2005-04-28 13:48:08 GMT)
--------------------------------------------------

Por exemplo, o método linear é o mais aproximado, pois apenas liga os pontos experimentais (dois a dois) para obter os intermediários, não levando em conta tendências gerais do conjunto de pontos.
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2método de ajuste de curva
Clauwolf
5ajuste de curva de logarítmo de tempo
zorp
5ajustamento da curva
João Roque Dias
3regressão
Amilcar


Discussion entries: 1





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
método de ajuste de curva


Explanation:
:)
programas estatisticos: ajuste de curva, linha reta, exponencial, logaritmo
e potência. estatistica de uma/duas variáveis regressão linear ...
www.eportateis.com.br/calculadoras/hp33s.shtml - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes

Revista Brasileira de Bot ca - Analysis of structure of forest ... - [ Traduzir esta página ]
... calculado com base no logaritmo natural, ea equabilidade através do índice de
... o melhor ajuste de curva entre cinco modelos diferentes (linear, ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0100-84042001000300011 - 54k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 56 mins (2005-04-28 13:42:20 GMT)
--------------------------------------------------

Existem vários métodos para ajuste de curva (quando, dados pontos experimentais, se quer obter pontos intermediários); esses pontos intermediários são obtidos usando (neste caso) uma função logaritmica do tempo, tendo como entrada os pontos experimentais (reais)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 2 mins (2005-04-28 13:48:08 GMT)
--------------------------------------------------

Por exemplo, o método linear é o mais aproximado, pois apenas liga os pontos experimentais (dois a dois) para obter os intermediários, não levando em conta tendências gerais do conjunto de pontos.

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 232

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jose Mariano
49 mins
  -> obrigado

agree  rhandler: Que mais?
53 mins
  -> meu agradecimento, lógico!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
ajustamento da curva


Explanation:
Neste caso: ... método de ajustamento da curva logarítmica dos tempos

João Roque Dias
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 295

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
regressão


Explanation:
Embora se possa traduzir curve-fitting de alguma forma mais literal, o uso científico de longe mais comum em pt é este termo mais "técnico". Eqvs em en traduzido soam a isso mesmo.

Na ausência de contexto suficiente, uma trad relmt segura do fragmento seria:

"Regressão pelo método do logaritmo do tempo"

Algo muito mais razoável seria "Regr sobre o log do tempo", etc, mas escolhas mais técnicas exigem saber do que se trata, exatamente.



Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
ajuste de curva de logarítmo de tempo


Explanation:


zorp
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search