KudoZ home » English to Portuguese » Construction / Civil Engineering

taper

Portuguese translation: estreitamento


23:02 Feb 15, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering
English term or phrase: taper
"a lane reduction taper should never extend over a width of more than one lane (or at the most a lane plus a shoulder); if the required reduction in width amounts to two lanes or more, two or more tapers should be used"

Carissimos colegas

estou aqui com uma questão, pois road taper parece-me ser
o estreitamento da faixa de rodagem

estou quase certo que não é o(s) cone(s) de trânsito.

encontrei estas explicações
http://www.osha.gov/doc/highway_workzones/mutcd/6c_temporary...

onde ressalta esta imagem
http://www.osha.gov/doc/highway_workzones/mutcd/images/figvi...

estreitamento parece-vos o mais adequado para PT PT?
Obrigado!
joaopina
Portugal
Portuguese translation:estreitamento
Explanation:
http://www.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/mechanics_me...
Selected response from:

João de Andrade / www.trasla.com
Germany
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3estreitamento
João de Andrade / www.trasla.com
4afunilamento da viaLeonor Machado
4supressão de via
Andre Ramos
4desvio
Martin Riordan
4baia (direccional)xxxsflor


Discussion entries: 12





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
estreitamento


Explanation:
http://www.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/mechanics_me...

João de Andrade / www.trasla.com
Germany
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sheryle Oliver: Com certeza: aimore.net/placas/placa_A-21b.html - Sinalizacao de Advertencia - Estreitamento de pista a esquerda
3 hrs
  -> Obrigado, Sheryle.

agree  Beekane
12 hrs
  -> Obrigado, Beekane.

agree  Alexandra Gouveia
18 hrs
  -> Obrigada, Alexandra.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
baia (direccional)


Explanation:
De acordo com a referência que apresenta:

"A common important element of a temporary traffic control zone is a roadway taper. Tapers may be used in both the transition and termination areas. Tapers are created using a series of channelizing devices or pavement markings placed to move traffic out of or into its normal path."

Quanto a mim, parece ser antes uma baia direccional usada na sinalização de posição e final ("transition and termination areas").

Se estiver a pensar em "estreitamento" que não acho que seja isso, só se for uma via de abrandamento na saída de uma auto-estrada, que é uma marca rodoviária (linha descontínua de abrandamento).
Pelo que vejo da referência que nos indica parecem-me ser mais elementos físicos do que marcas no piso.

As baias fazem parte dos dispositivos complementares de sinalização temporária.
Entre as baias existem:
-as baias direccionais;
-as baias de posição das obras ou obstáculos ocasionais.

Veja os "links" cujas imagens podem ser úteis.

Ainda sobre baias direccionais:

http://www.inir.pt/portal/LinkClick.aspx?fileticket=hThNW6v8...

Será isto? Espero ter ajudado ou contribuído para ajudar.


    Reference: http://www.invicta.com.pt/codigo/sinais.asp?s=o
    Reference: http://www.invicta.com.pt/codigo/sinais.asp?s=t
xxxsflor
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
desvio


Explanation:
O "taper" em si tem a finalidade de desviar o fluxo de veículos do seu caminho normal, ou de volta ao seu caminho normal. Isso se torna necessário pelo fechamento de uma parte da pista total para obras ou outro motivo. Assim diz o texto no link fornecido:

"Tapers are created using a series of channelizing devices or pavement markings placed to move traffic out of or into its normal path."


Martin Riordan
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 119

1 day6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lane reduction taper
supressão de via


Explanation:
O código da estrada utiliza esta expressão para referenciar a eliminação de faixa(s). Em sinalização vertical utiliza-se o sinal H32 que tem a descrição de "supressão de via".
A situação inversa (i.e. aumento de faixas) é sinalizada pelos sinais H31a (acréscimo) e H31b (incorporação) que apenas informa do número de faixas em uso.

Andre Ramos
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

2 days30 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
afunilamento da via


Explanation:


AFUNILAMENTO DE VIA - Reclame Aqui





www.reclameaqui.com.br/1591797/cetsp.../afunilamento-de-via...


17 ago. 2011 – ACHO UMA TREMENDA FALTA DE EDUCAÇÃO E RESPEITO POR PARTE DOS MOTORISTAS E TAMBÉM DOS MOTORISTAS DO ÔINIBUS ...



Color Traffic é em Jogos de Raciocínio do Fliperama Jogos Online





fliperama.uol.com.br/jogos-online/jogos-de-raciocinio/color-traffic


... carro deverá ir de acordo com as cores dos automóveis, parando-os quando for preciso para que eles não batam nas ruas onde houver afunilamento da via.



EPTG terá linhas semiexpressas a partir do dia 31 de janeiro, diz ...





rodoviariosdf.blogspot.com/.../eptg-tera-linhas-semiexpressas-partir.h...


31 jan. 2012 – Apesar de organizar o fluxo e poder reduzir o tempo de viagem nos coletivos, a previsão é que os pontos de afunilamento da via continuem ...



PSDB deve optar pelo afunilamento : Perfil Empresarial





perfilempresarialbrasil.com.br/site/?p=7549


12 dez. 2011 – Você está em Home » Goiás » PSDB deve optar pelo afunilamento


Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 204