earthquake time-history

Portuguese translation: análise dinâmica de terremotos no domínio do tempo

English term or phrase:earthquake time-history
Portuguese translation:análise dinâmica de terremotos no domínio do tempo
Entered by: Matheus Chaud

08:48 Dec 30, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering / segurança de barragens
English term or phrase: earthquake time-history
Earthquake time-histories and displacement analyses were performed on only the most critical surfaces (based on the results of the yield acceleration analyses) that, based on their location relative to the crest, adversely affect the freeboard of the dam.
Murilo Lisboa
Brazil
análise dinâmica de terremotos no domínio do tempo
Explanation:

Nesse contexto, time-history não é simplesmente um histórico, um registro ao longo do tempo. É o nome de uma técnica de análise estrutural.

A análise pode ser feita no domínio do tempo ou no domínio da frequência. No caso, ela é feita no domínio do tempo.

Essa análise é chamada de
análise (dinâmica) no domínio do tempo,
em português:


Dissertação de Mestrado - Universidade de Brasília
http://www.pecc.unb.br/wp-content/uploads/dissertacoes/M12-3...
Análise no Domínio do Tempo (Time-History)


Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina
https://core.ac.uk/download/pdf/30377058.pdf
Análise Dinâmica no domínio do tempo (time-history analysis)
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Grato pela participação
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2análise dinâmica de terremotos no domínio do tempo
Matheus Chaud
4 +1histórico sísmico
Salvador Scofano and Gry Midttun
4momento de terremoto/tremor de terra
Bruno Silva
3Evoluçao Histórica de Terremotos
SamuelMurari


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
análise dinâmica de terremotos no domínio do tempo


Explanation:

Nesse contexto, time-history não é simplesmente um histórico, um registro ao longo do tempo. É o nome de uma técnica de análise estrutural.

A análise pode ser feita no domínio do tempo ou no domínio da frequência. No caso, ela é feita no domínio do tempo.

Essa análise é chamada de
análise (dinâmica) no domínio do tempo,
em português:


Dissertação de Mestrado - Universidade de Brasília
http://www.pecc.unb.br/wp-content/uploads/dissertacoes/M12-3...
Análise no Domínio do Tempo (Time-History)


Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina
https://core.ac.uk/download/pdf/30377058.pdf
Análise Dinâmica no domínio do tempo (time-history analysis)

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 229
Grading comment
Grato pela participação

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: Diria em PT(pt): ANÁLISE SÍSMICA NO DOMÍNIO DO TEMPO, ver https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/60069/1/000...
45 mins
  -> Em PT-BR também soa muito bem, Teresa. Obrigado!

agree  MarlonPierre
4 hrs
  -> Obrigado, Marlon!

neutral  SamuelMurari : dc
15 days
  -> É um termo técnico - não pode ser traduzido como se fosse um termo geral. Deve-se analisar qual é a terminologia própria da área.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
histórico sísmico


Explanation:
Soma de erros causou tragédia | JORNAL O TEMPO
www.otempo.com.br/.../soma-de-erros-causou-tragédia-1.11607...
Oversett denne siden
7. nov. 2015 - O histórico sísmico do Quadrilátero Ferrífero é bastante conhecido. Ocorrem múltiplos sismos pelo Brasil afora diariamente. Fica tudo ...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 501

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas:
4 hrs
  -> Obrigado!

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
momento de terremoto/tremor de terra


Explanation:
ou história de terremoto/tremor de terra


Bruno Silva
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

15 days   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Evoluçao Histórica de Terremotos


Explanation:
time-history = traduziria como - Evoluçao Histórica
Earthquake = terremotos

Example sentence(s):
  • a evolução histórica dos direitos humanos, um longo caminho

    Reference: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revi...
    Reference: http://es.slideshare.net/tonyabreu69/evoluo-histrica-do-conc...
SamuelMurari
Argentina
Native speaker of: Portuguese