KudoZ home » English to Portuguese » Construction / Civil Engineering

starting grounds

Portuguese translation: bases de arranque/apoio


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:starting grounds
Portuguese translation:bases de arranque/apoio
Entered by: Mafalda d'Orey de Faria

14:05 Mar 7, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering
English term or phrase: starting grounds
"the immediate cluster starting grounds will be laid."

It is about the construction of a commercial infrastructure (cluster).
Katya Russo
bases de arranque/apoio
Explanation:
é lógico devido ao contexto
Selected response from:

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Grading comment
Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1fundamentos / bases iniciaisrhandler
5 +1bases de arranque/apoioMafalda d'Orey de Faria


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
bases de arranque/apoio


Explanation:
é lógico devido ao contexto

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 13
Grading comment
Muito obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
2 hrs

54 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
fundamentos / bases iniciais


Explanation:
Bases iniciais é uma tradução literal para "starting grounds". Fundamentos é um termo mais sofisticado.

Veja as definições do Houaiss para "fundamento", em sentido figurado:

n substantivo masculino
1 Rubrica: construção. Estatística: pouco usado.
m.q. fundação ('base firme')
2 Derivação: sentido figurado.
conjunto de regras básicas de organização e funcionamento de uma instituição, estabelecimento, coletividade, esporte etc.
Ex.: <os f. de um clube, de um esporte etc.> <os f. do vôlei>
2.1 Derivação: sentido figurado. Rubrica: filosofia.
conjunto de princípios a partir dos quais se pode fundar ou deduzir um sistema, um agrupamento de conhecimentos
Ex.: <julgou em consonância com o f. da lei> <os f. de um conceito filosófico>
2.2 Derivação: sentido figurado.
base sólida que legitima ou autoriza alguma coisa; causa, fundo, motivo, razão
Ex.: apoiou-se em f. justos para impedir-lhe a assunção do cargo

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 317

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia
11 hrs
  -> Obrigado, Marcelo