KudoZ home » English to Portuguese » Cosmetics, Beauty

squeaky hair

Portuguese translation: cabelos com frizz/esganiçados/com aspecto ressecado/ quebradiço


18:40 Dec 27, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Cosmetics, Beauty
English term or phrase: squeaky hair
http://www.worsleyschool.net/science/files/amusement/hair.ht...

Alguém sabe como a expressão se traduz ao português (Brasil)?
Karin Gabardo
Brazil
Portuguese translation:cabelos com frizz/esganiçados/com aspecto ressecado/ quebradiço
Explanation:
Os seguintes links (onde as mulheres reclamam de squeaky hair), levam a crer que a expressão não se trata apenas de cabelos limpos (da expressão 'squeaky clean') mas sim de uma consequência negativa: cabelos que de tão "limpos" perdem seus óleos naturais, resultando numa aparência ressecada, quebradiça, sem brilho, duro.

http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20091106151705AA...

http://www.naturallycurly.com/curltalk/general-discussion-ab...



Selected response from:

Paula Borges
Brazil
Grading comment
No contexto em questão, "cabelo ressecado" me pareceu ser a melhor solução. Não vou entrar a sugestão no glossário, já que a solução varia conforme o contexto. Obrigada!
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2cabelo limpíssimoMarlene Curtis
4cabelo que chia
Gabriel Guzovsky
4cabelos com frizz/esganiçados/com aspecto ressecado/ quebradiço
Paula Borges
4cabelo super-limpo
Nick Taylor
3 -1cabelo oleosoSara e Emanuel


Discussion entries: 10





  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
cabelo oleoso


Explanation:
Creio que squeaky quer dizer oleoso, gorduroso. Em Português de Portugal, eu traduziria como cabelo oleoso


    Reference: http://tradutor.babylon.com/ingles/grease/
Sara e Emanuel
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Carlos Quandt: É o contrário. "The dirt is gone, and so is the oil. All that's left is a smooth strand of hair. If you run your fingers through clean hair like this, friction between your fingers and the hair itself will make the hair vibrate"
5 mins
  -> Tem razão, peço desculpa. Tem que ver com cabelo seco (http://www.black-women-beauty-central.com/how-do-i-fix-squea... Retiro a minha sugestão.

58 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cabelo super-limpo


Explanation:
cabelo super-limpo

Nick Taylor
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cabelos com frizz/esganiçados/com aspecto ressecado/ quebradiço


Explanation:
Os seguintes links (onde as mulheres reclamam de squeaky hair), levam a crer que a expressão não se trata apenas de cabelos limpos (da expressão 'squeaky clean') mas sim de uma consequência negativa: cabelos que de tão "limpos" perdem seus óleos naturais, resultando numa aparência ressecada, quebradiça, sem brilho, duro.

http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20091106151705AA...

http://www.naturallycurly.com/curltalk/general-discussion-ab...





Paula Borges
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3
Grading comment
No contexto em questão, "cabelo ressecado" me pareceu ser a melhor solução. Não vou entrar a sugestão no glossário, já que a solução varia conforme o contexto. Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
39 mins
  -> Grata!

disagree  Marlene Curtis: "squeaky" se refere ao som do cabelo muito limpo no contato com a escova ao ser penteado. Ver ttp://www.worsleyschool.net/science/files/amusement/hair.html/Náo é uma condição permanente, pois a oleosidade retorna com algumas escovadas.
2 hrs
  -> Ofereci uma possibilidade que pode se encaixar no contexto, evidências estão no próprio link: "The dirt is gone, and so is the oil." "Your hair would dry out " - o termo também é usado desta forma, depende do texto a ser traduzido e da conotação implícita

37 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
cabelo limpíssimo


Explanation:
squeaky clean = completamente limpo, totalmente limpo, limpíssimo.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2010-12-27 23:16:30 GMT)
--------------------------------------------------

Here's a hair that has just been washed, either by having been immersed in water when swimming, or by showering with a detergent shampoo.
The dirt is gone, and so is the oil. All that's left is a smooth strand of hair. If you run your fingers through clean hair like this, friction between your fingers and the hair itself will make the hair vibrate just as if you were running your finger down a violin string. That's the squeak
http://www.worsleyschool.net/science/files/amusement/hair.ht...

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 65

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavia Martins dos Santos
16 mins
  -> Grata!

agree  Gina Teixeira
15 hrs
  -> Grata!

16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cabelo que chia


Explanation:
Did you ever notice that when your hair is wet, especially after you've just washed it, you can run your fingers through it and it squeaks?
That's where the expression 'squeaky clean' comes from!
The question is, why does your hair squeak when it's clean!
Let's look at some hairs close up and find out ...

squeaks - chia
squeaky clean - tão limpo que chia
why does your hair squeak - por que o seu cabelo chia

Ao frotar a mão com o cabelo (couro cabeludo), se ouve um chiado. Como quando lavamos a mão com sabão, aquele chiadinho...

Minha opinião.

Gabriel Guzovsky
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Nick Taylor: Dont know if this really works, but why shouldnt it! Innovate! Dont imitate :-)
11 mins