KudoZ home » English to Portuguese » Economics

budget sector support

Portuguese translation: apoio orçamental ao sector rodoviário

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:budget sector support
Portuguese translation:apoio orçamental ao sector rodoviário
Entered by: Vera Rocha

13:45 Oct 28, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Economics
English term or phrase: budget sector support
The EU has allocated €1 million for budget sector support for roads.

Obrigada, desde já.
Vera Rocha
apoio orçamental ao sector rodoviário
Explanation:
apoio orçamental ao sector rodoviário
Selected response from:

Alda Maria Durães
Portugal
Grading comment
Optei por esta solução porque além de ser a que me parece linguisticamente melhor, já tinha usado "ajuda financeira" várias vezes para traduzir "financial support".

Bem haja a todos pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2apoio/subsídio do orçamento do sector
CristinaPereira
5ajuda financeira
João Roque Dias
4 +1apoio orçamental ao sector rodoviário
Alda Maria Durães
4ajuda orçamentária
reginalobo
3A UE disponibilizou um milhão de euros para apoiar o orçamento do sector rodoviário
xxxkarinakardos


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
A UE disponibilizou um milhão de euros para apoiar o orçamento do sector rodoviário


Explanation:
talvez assim resulte

xxxkarinakardos
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
apoio orçamental ao sector rodoviário


Explanation:
apoio orçamental ao sector rodoviário

Alda Maria Durães
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Optei por esta solução porque além de ser a que me parece linguisticamente melhor, já tinha usado "ajuda financeira" várias vezes para traduzir "financial support".

Bem haja a todos pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: Outro exemplo do "jargão comunitário".
7 hrs

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
budget support
ajuda financeira


Explanation:
budget support = ajuda financeira = aide financière (francês) já faz parte do jargão comunitário (i.e., não são subsídiosm nem apoios...)

Neste contexto: A UE atribuiu 1 milhão de de euros para ajuda financeira ao sector rodoviário.

João Roque Dias
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  CristinaPereira: Subsídios, apoios, ajudas... tudo sinónimos. E o jargão comunitário não se fica pela "ajuda financeira"
52 mins
  -> Podem parecer, mas não são sinónimos...

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
apoio/subsídio do orçamento do sector


Explanation:
A UE atribuiu um milhão de euros para o apoio/subsídio do orçamento consagrado ao sector rodoviário.

Uma sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 14 mins (2005-10-28 14:59:49 GMT)
--------------------------------------------------

Harmonização e Alinhamento (H&A) - IPAD - Instituto Português de ...
Apoio ao Orçamento (Budget Support) – Assistência financeira como contribuição
ao orçamento nacional de um governo receptor, apoiando uma estratégia ou ...
www.ipad.mne.gov.pt/index.php?option=com_ content&task=view&id=201&Itemid=221 - 26k - 26 Out 2005 - Em cache - Páginas semelhantes

CristinaPereira
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 66

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
5 mins
  -> Obrigada Ralph

agree  Vania Correia: subsídio
2 hrs
  -> Cada um tem a sua ideia de jargão... Obrigada Vânia :-)

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ajuda orçamentária


Explanation:
... uma série de produtos financeiros e instrumentos de *** ajuda orçamentária ***. O órgão executivo da União Européia (UE) assinalou que a ajuda total será de .....
202.84.17.11/portugal/htm/051915122810.htm

Ao começar a movimentar, com as mais diversas obras e ações, os estados e municípios, que quase nada receberam de *** ajuda orçamentária **** no ano passado, ...
www2.uol.com.br/pagina20/25032004/opiniao.htm

Segundo o representante para o Cone Sul do Acnur, Guilherme da Cunha, a Organização das Nações Unidas (ONU) já está pedido ajuda orçamentária no valor de ...
www.online.stcecilia.br/1999/04-10/mundo.htm -




reginalobo
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese