KudoZ home » English to Portuguese » Economics

trade-off between external and internal markets

Portuguese translation: alternância entre o mercado externo e o interno


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:trade-off between external and internal markets
Portuguese translation:alternância entre o mercado externo e o interno
Entered by: P Forgas

22:24 Dec 13, 2001
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Economics / economics
English term or phrase: trade-off between external and internal markets
"Export performance, though, somewhat tarnished what would otherwise be a remarkable response to trade liberalization. Exports were slow to respond. After signs of a strong recovery in 1992-94, export growth moved into a downward trend, reversed for only a brief period in 1997. More to the point, despite the reduction in trade bias, a substantial TRADE-OFF BETWEEN EXTERNAL AND INTERNAL MARKETS prevailed during the period, with firms switching to domestic sales whenever local demand picked up.

I know what trade-off means but I can't figure out how to translate it in this context.

Suggestions appreciated,

ME
Maria Eugenia Farre
alternância
Explanation:
entre o mercado externo e o interno

só uma idéia.
Sorte, P.
Selected response from:

P Forgas
Brazil
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2alternância
P Forgas
5escolha entre os mercados externos e internos
airmailrpl
4 +1Opção
M.Badra
5compromisso substancial entre os mercados interno e externo
Theodore Fink
5compensação ou equilíbrioLaerte da Silva
5'....uma alternância marcante entre os mercados internos e externos prevaleceu durante este períodoMarcia Coelho
4don't translate..there are 832 pages in portuguese in a google search which don't translate the term
airmailrpl
4câmbio entre mercados externos e internosVivien Lancellotti Leão
4Equilíbrio
Roberto Cavalcanti
3 -1Redução significativa entre os mercados externo e interno
3 -1Redução significativa entre os mercados externo e internoLuisa Almeida


  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
alternância


Explanation:
entre o mercado externo e o interno

só uma idéia.
Sorte, P.

P Forgas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Spanish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  MHO: faz-me sentido
23 days

agree  José Cavalcante: Essa é a única que faz sentido; quer dizer que as empresas mudavam de foco ao sabor das ondas do mercado.
242 days

20 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
Redução significativa entre os mercados externo e interno


Explanation:
Apesar de 'redução' não ser a tradução para 'trade-off', penso que, neste contexto, se pode aplicar.


Native speaker of:

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  José Cavalcante: Apesar de aparecer tantas vezes, não tem nada a ver com o contexto.
242 days

21 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
Redução significativa entre os mercados externo e interno


Explanation:
Apesar de 'redução' não ser a tradução para 'trade-off', penso que, neste contexto, se pode aplicar.

Luisa Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  José Cavalcante: ver comentário acima
242 days

33 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Equilíbrio


Explanation:
ou balanço


    Longman
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Opção


Explanation:
ME:

Um dos meus maiores pesadelos é ter de encarar um texto cheio de trade-offs e insights. Duas palavrinhas que a gente sabe o que significam mas não consegue achar uma equivalência decente na última flor do lácio inculta e bela.

No seu contexto eu arriscaria opção entre o mercado interno e o externo.

{}s

Márcio

M.Badra
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
60 days

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
câmbio entre mercados externos e internos


Explanation:
don't really know what you're looking for though

Vivien Lancellotti Leão
Brazil

4 days   confidence: Answerer confidence 5/5
escolha entre os mercados externos e internos


Explanation:
TRADE-OFF BETWEEN EXTERNAL AND INTERNAL MARKETS

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

9 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
don't translate..there are 832 pages in portuguese in a google search which don't translate the term


Explanation:

CEPE - Site de Economia Internacional
... O “novo” trade-off entre produto e inflação. Walsh, C. (1998). The new output-inflation trade-off. ...
www.cepe.ecn.br/cursos_1.html - 15k -

MCT - Canal do Ministro - Conferências - Pronunciamento na ...
... os técnicos e cientistas com quem conversei, não creio que haja algum trade off envolvido nessa questão. Não se verifica qualquer trade off em relação ao ...
www.mct.gov.br/sobre/galeria/bresser/conferencias/camara.ht...

MCT - Canal do Ministro - Artigos - Alimentos Transgênicos... os fatos e as evidências científicas, não se verifica qualquer trade off em relação ao desenvolvimento econômico e ao desenvolvimento sustentável. Não ...
www.mct.gov.br/sobre/galeria/bresser/artigos/transgenico.ht...

[PDF] MACRO (Mestrado) - 2001/01 Prof. Otaviano Canuto LISTA DE ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat
... o poder de manejo da liquidez pelo Banco Central? 4. Explique o trade-off entre eficiência e estabilidade nas relações entre a intermediação financeira ea ...
sites.uol.com.br/ocanuto/Cursos/Macro-Questoes.pd

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

72 days   confidence: Answerer confidence 5/5
compromisso substancial entre os mercados interno e externo


Explanation:
"Trade-off" significa um compromisso na escolha entre benefícios e desvantagens em qualquer situação.

Neste caso, refere-se a compromissos que têm que ser aceitos na área de importação/exportação e a opção pelo mercado interno, mais lucrativo, quando a demanda aumentava.

Theodore Fink
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

137 days   confidence: Answerer confidence 5/5
'....uma alternância marcante entre os mercados internos e externos prevaleceu durante este período


Explanation:
Acredito que no contexto seja a tradução mais indicada. Note que 'substantial' foi traduzido como marcante para acompanhar 'alternância'.
Boa sorte!


Marcia Coelho
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

154 days   confidence: Answerer confidence 5/5
compensação ou equilíbrio


Explanation:
... continental, a envergadura do mercado doméstico, o equilíbrio entre mercados externos
comparáveis (EUA, Europa, América Latina, Ásia), a diversidade de ...


    Reference: http://www.usp.br/iea/revista/dilemasdesafios/ricupero.doc
Laerte da Silva
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese