KudoZ home » English to Portuguese » Economics

trickledown economy

Portuguese translation: economia de gotejamento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:trickledown economy
Portuguese translation:economia de gotejamento
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

20:27 Aug 3, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Economics
English term or phrase: trickledown economy
A key basis for achieving success is unremitting innovation. However, this may not come quickly enough due to the inability to shift off the existing pathway of a growth-led, trickledown economy, and the continued dominance of mainstream economic assumptions.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
economia de gotejamento
Explanation:
Termo já consagrado, embora pareça literal.

http://www.google.com/#hl=en&source=hp&q=economia de gotejam...

--------------------------------------------------
Note added at 2 mins (2010-08-03 20:29:42 GMT)
--------------------------------------------------

OU

ECONOMIA DE EFEITO DE GOTEJAMENTO

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2010-08-04 02:12:02 GMT)
--------------------------------------------------

F] Desenvolvimento Local: A Experincia Paranaense com os Arranjos ... - [ Translate this page ]
File Format: PDF/Adobe Acrobat - Quick View
by MA Serra - Cited by 4 - Related articles
Professores do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em ... efeito de gotejamento (trickle-down effect), ou seja, que as regiões pobres seriam ...... HIRSCHMAN, A. O. (1987), “On the Political Economy of Latin American ...
www.economiaetecnologia.ufpr.br/.../texto_para_discussao_an...

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2010-08-04 02:15:42 GMT)
--------------------------------------------------

A economia de gotejamento é a economia baseada na teoria de que se os ricos pagarem menos impostos eles gastam mais dinheiro que, jogado na economia, eventualmente "goteja" para as camadas mais pobres da população, beneficiando-a.
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Muito grata
Bjs
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4economia em cadeia
Teresa Borges
4economia de gotejamentoMarlene Curtis
4economia em que a renda é concentrada nas mãos de poucos e depois distribuídasilvia367325
4economia de fomento indireto (ou de liberalização dos mercados)
Salvador Scofano and Gry Midttun


  

Answers


37 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
economia de fomento indireto (ou de liberalização dos mercados)


Explanation:
Essa era a teoria da Reagonomics: o governo reduziria os impostos (principalmente para os mais ricos) e liberalizaria a economia e isso geraria crescimento econômico e beneficiaria indiretamente toda a sociedade.

http://www.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/bus_financia...

Caminhos de uma Vida: Dezembro 2008
... é mais baixo e isso significava uma redução bastante acentuada na factura final. ..... dos chamados princípios de trickle-down economy e Reagonomics, ...
caminhosdeumavida.blogspot.com/2008_12_01_archive.html - Em cache


Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Works in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 136

58 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
economia em que a renda é concentrada nas mãos de poucos e depois distribuída


Explanation:
The “trickle-down effect” is a now-discredited theory of distribution which holds that the concentration of wealth in a few hands benefits the poor as the wealth necessarily “trickles down” to them, mainly through employment generated by the demand for personal services and as a result of investments made by the wealthy. in www.marxists.org/glossary/terms/t/r.htm

silvia367325
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
economia de gotejamento


Explanation:
Termo já consagrado, embora pareça literal.

http://www.google.com/#hl=en&source=hp&q=economia de gotejam...

--------------------------------------------------
Note added at 2 mins (2010-08-03 20:29:42 GMT)
--------------------------------------------------

OU

ECONOMIA DE EFEITO DE GOTEJAMENTO

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2010-08-04 02:12:02 GMT)
--------------------------------------------------

F] Desenvolvimento Local: A Experincia Paranaense com os Arranjos ... - [ Translate this page ]
File Format: PDF/Adobe Acrobat - Quick View
by MA Serra - Cited by 4 - Related articles
Professores do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em ... efeito de gotejamento (trickle-down effect), ou seja, que as regiões pobres seriam ...... HIRSCHMAN, A. O. (1987), “On the Political Economy of Latin American ...
www.economiaetecnologia.ufpr.br/.../texto_para_discussao_an...

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2010-08-04 02:15:42 GMT)
--------------------------------------------------

A economia de gotejamento é a economia baseada na teoria de que se os ricos pagarem menos impostos eles gastam mais dinheiro que, jogado na economia, eventualmente "goteja" para as camadas mais pobres da população, beneficiando-a.

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 177
Grading comment
Muito grata
Bjs
T.

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
economia em cadeia


Explanation:
Diria assim...

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2010-08-04 09:25:42 GMT)
--------------------------------------------------

whereas strict payment discipline on the part of these authorities would have a beneficial trickle-down effect on the economy as a whole;
(considerando)... que uma estrita disciplina de pagamento por parte dessas entidades teria um benéfico efeito em cadeia sobre o conjunto da economia;
http://eur-lex.europa.eu/Notice.do?mode=dbl&lang=en&ihmlang=...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 144