KudoZ home » English to Portuguese » Education / Pedagogy

behaviorism

Portuguese translation: behaviorismo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:behaviorism
Portuguese translation:behaviorismo

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
13:28 Nov 26, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Education / Pedagogy
Additional field(s): Psychology, Social Science, Sociology, Ethics, etc.
English term or phrase: behaviorism
Definition from teAchnology:
A psychological theory that claims all mental states can be reduced to statements of observable behaviors. In learning theory, the claim is all learning is based on a stimulus-response relationship.

Example sentence(s):
  • Behaviorism, along with applied linguistics, which developed detailed descriptions of the differences between languages, had a great influence on language teaching. TESL HISTORY
  • In behaviorism the teacher is the main focus of the class and all the students must often follow the directions exactly as they are given. Articlebase
  • In education, advocates of behaviorism have effectively adopted this system of rewards and punishments in their classrooms by rewarding desired behaviors and punishing inappropriate ones. Department of Educational Psychology and Instructional Technology, University of Georgia
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

behaviorismo
Definition:
Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais desejável objeto de estudo da Psicologia. Comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção. Alguns behavioristas afirmam que os eventos mentais não são mensuráveis ou analisáveis, sendo, portanto, de pouca utilidade para a Psicologia empírica.
Selected response from:

Hander Heim
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +14behaviorismo
Hander Heim
4 +4comportamentalismo
Teresa Borges


  

Translations offered


14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +14
behaviorismo


Definition from Wikipedia:
Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais desejável objeto de estudo da Psicologia. Comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção. Alguns behavioristas afirmam que os eventos mentais não são mensuráveis ou analisáveis, sendo, portanto, de pouca utilidade para a Psicologia empírica.

Example sentence(s):
  • Watson foi o primeiro representante do ambientalismo, lançou o behaviorismo e transformou o estudo da aprendizagem em um processo pelo qual a conduta de um organismo muda como resultado da experiência. Afirmou que não há limite para o efeito do ambiente sobre a natureza humana. Watson não foi muito profundo no trato dos problemas de aprendizagem. - Teoria Behaviorista ou Comportamentista  
  • O behaviorismo filosófico é uma teoria que se preocupa com o sentido dos pensamentos e das concepções, baseado na idéia de que estado mental e tendências de comportamento são equivalentes, melhor dizendo, as exposições dos modos de ser da mente humana é semelhante às descrições de padrões comportamentais. - InfoEscola  
  • O behaviorismo nos traz a idéia clara sobre o que e o que causa o comportamento. Através dele podemos afirmar que o comportamento pode ser controlado, se um ambiente de trabalho for agradável lógico que o individuo se sentirá bem, mais se não for pode-se melhorar o ambiente. O behaviorismo é acusado de enxergar a prática administrativa a partir dos objetivos dos dirigentes da empresa, mais o objetivo do administrador é sempre manter um bom relacionamento com seus funcionários, ele terá que tornar seu ambiente de trabalho agradável para que ambos se sintam à vontade para exercer suas funções com prazer. - Administradores.com.br  
Hander Heim
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Fernanda Rocha
3 mins

Yes  Claudio Carina
11 mins

Yes  oxygen4u: :)
40 mins

Yes  Lucio Pereira: Ao buscar por "comportalismo" na Wikipedia, fui direcionado à "behaviorismo", portanto ambos os termos estão corretos.
41 mins

Yes  Eni Rodrigues: Na área da educação, no Brasil, o termo permanece o mesmo.
43 mins

Yes  soaresmary: soaresmary
47 mins

Yes  Mariza Conde (MD, PhD)
1 hr

Yes  Heloísa Ferdinandt
1 hr

Yes  Fabiana Zardo
1 hr

Yes  Carlos Quandt: Usa-se também "comportamentalismo", mas este é o termo consagrado pelo uso.
2 hrs

Yes  Uriama de Menezes: Uso mais comum.
6 hrs

Yes  Nilton Junior: Tanto "comportamentalismo" como "behaviorismo" são utilizados.
11 hrs

Yes  Maria Castro
22 hrs

Yes  Joice Costa: Em geral, vejo este termo ser usado nesta forma "aportuguesada". Embora o "comportamentalismo" não esteja errado.
1 day20 hrs

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
comportamentalismo


Definition from own experience or research:
O comportamentalismo é uma corrente da psicologia marcada por
uma preocupação claramente funcionalista e pragmatista e pelo desejo da
objectividade científica assente num empirismo lógico, centrando portanto a
sua atenção nas conexões observáveis estímulo-resposta e evitando conceitos
como natureza humana, instrospecção, consciência e personalidade, por não
serem passíveis de observação e medida.

Example sentence(s):
  • Esta posição diferencia-se das perspectivas mais executivas – baseadas no comportamentalismo – e das perspectivas mais terapêuticas – baseadas no humanismo, aproximando-se de uma perspectiva cognitivista: - Universidade do Minho  
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 163

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Maria Jose Anastacio
42 mins
  -> Obrigada!

Yes  Lucio Pereira: Ao buscar por "comportalismo" na Wikipedia, fui direcionado à "behaviorismo", portanto ambos os termos estão corretos.
51 mins
  -> Obrigada!

Yes  Uriama de Menezes: Menos comum, mas correto.
6 hrs
  -> Obrigada!

Yes  Nilton Junior: Tanto "comportamentalismo" como "behaviorismo" são utilizados.
11 hrs
  -> Obrigada!




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License