KudoZ home » English to Portuguese » Education / Pedagogy

bureaucratic bloat

Portuguese translation: inchaço da estrutura administrativa (ou burocrática)


18:43 May 19, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Education / Pedagogy / EDUCATION
English term or phrase: bureaucratic bloat
Teachers often complain of being "de-skilled," parents sometimes feel they are being left out, policy-makers and administrators worry about BUREAUCRATIC BLOAT, and students find it difficult to be personally engaged in their studies.

Não faço ideia de como traduzir isso. Gostaria que me explicassem também o contexto da expressão porque também não o entendo. Obrigada, desde já.
Vera Rocha
Portuguese translation:inchaço da estrutura administrativa (ou burocrática)
Explanation:
Olá, Vera!

Consultei, na Web, alguns textos em que a expressão aparece, geralmente no contexto educacional e, eventualmente, no corporativo. Todos abordam o excesso de despesas provocado pelo crescimento exagerado da estrutura administrativa. Entre eles, dois me parecem particularmente elucidativos, também quanto à natureza do problema na área de educação. Você poderá encontrá-los nos seguintes endereços:

http://www.aft.org/stand/previous/1993/031493.html

http://ist-socrates.berkeley.edu/~schwrtz/Rpts/R3.html

Boa sorte e bom trabalho!
Selected response from:

Tania Marques-Cardoso
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos.
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3inchaço da estrutura administrativa (ou burocrática)
Tania Marques-Cardoso
5 +2eufemismo(s) burocrático(s) /exagero(s) burocrático(s)
Maria Luisa Duarte
5 +1empolamento burocrático
Henrique Magalhaes
5enchido, repleto, cheio de masJane Lamb-Ruiz
4meandros burocráticosLuiz Augusto Eboli
4excesso de burocracia
Roberto Cavalcanti
4excesso burocrático
Claudia da Matta


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
enchido, repleto, cheio de mas


Explanation:
bloat é enchado de agua: por exemplo, vc toma agua demais e I feel bloated....

bureaucratic bloat é funcionarios a mas, demasiado funcionarios...nesse caso, professores...

my spelling is awful sorry

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-19 19:20:15 (GMT)
--------------------------------------------------

erro: não professores, os funcionários mesmos....



--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-19 19:21:51 (GMT)
--------------------------------------------------

cuidado com isso: não é a burocracia que é excessiva...é uma burocracia repleto de funcionarias

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-19 19:22:29 (GMT)
--------------------------------------------------

Vc queria a explicação, não foi?

Jane Lamb-Ruiz
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
excesso burocrático


Explanation:
A vertente econômica, empresarial e sindical da certificação ...
... inevitavelmente, o descontentamento dos trabalhadores ea beligerância dos sindicatos
e, em conseqüência, a elevação dos níveis de excesso burocrático. ...
www.cinterfor.org.uy/public/spanish/region/ampro/ cinterfor/temas/complab/doc/otros/brigido/i.htm - 42k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF]RECOMENDAÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DA CONVENÇÃO OIT 174 - ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... o controle desses sistemas, como por exemplo, as Agências Ambientais eo próprio
Ministério do Trabalho e Emprego, para prevenção do excesso burocrático. ...
www.mdic.gov.br/comext/ghs/doc/Doc/ RecomendaImplantaConvencaoOIT174.PDF - Páginas Semelhantes

Regulamentação das CPIs
... Nós sempre aqui dissemos e reconhecemos que uma grande quantidade de normas,
um excesso de normas poderia causar também um excesso burocrático. ...
www.senado.gov.br/web/senador/jofog/ Pronunciamentos/discurso20.htm

O EMPATE
... Tudo isto porque quem gere não pode confundir consenso com inacção, ponderação
com excesso burocrático, estabilidade com paz podre já que estão em ...
www.hermart.pt/comentario991029.html -

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-19 19:00:42 (GMT)
--------------------------------------------------

Few people argue when colleges point out that education is labor intensive. After all, you can\'t teach without teachers. But a close look shows that very little of students\' tuition payments actually goes toward teacher salaries.

In the past 10 years the size of the support staff of the average college or university has increased 61%, compared with a bare 5.9% rise in full-time faculty members, according to the Department of Education. Fortunately, the public outcry over spiraling education costs has forced some schools to try to reverse this bureaucratic bloat. Private colleges such as Lehigh, Middlebury and Dartmouth, and a few state university systems, have recently cut millions from their administrative budgets.

---> excesso de funcionários

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 17:38:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Mais uma referência:

Dana - Declaração de Igualdade de Oportunidades de Emprego
... envolvendo raça, cor, religião, sexo, idade, nacionalidade de origem, cidadania,
incapacidades mentais ou físicas, status de veterano de guerra ou qualquer ...
institucional.dana.com.br/careers/ diversitystatement.shtm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 17:39:33 (GMT)
--------------------------------------------------

Oops... essa é a referência a uma outra pergunta. Por favor, ignore essa última referência citada. Coloquei na página errada.

Claudia da Matta
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
eufemismo(s) burocrático(s) /exagero(s) burocrático(s)


Explanation:
minha sugestão para:

BUREAUCRATIC BLOAT

Bom trabalho, MLD

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  linarsbr: Acho que é isso também!
1 min

agree  xxxSilLiz
3 hrs

38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
excesso de burocracia


Explanation:
cada grupo reclama de algo que lhe aflige

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
empolamento burocrático


Explanation:
De facto 'bloat' pode significa, inchaço,no sentido de exagero etc, mas acho q. aqui se podia usar 'empolar' para reforçar o exagero q. todo o cidadão sente na pele.

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar: Perfeito! (Mais vale tarde do que nunca)
7 days

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
inchaço da estrutura administrativa (ou burocrática)


Explanation:
Olá, Vera!

Consultei, na Web, alguns textos em que a expressão aparece, geralmente no contexto educacional e, eventualmente, no corporativo. Todos abordam o excesso de despesas provocado pelo crescimento exagerado da estrutura administrativa. Entre eles, dois me parecem particularmente elucidativos, também quanto à natureza do problema na área de educação. Você poderá encontrá-los nos seguintes endereços:

http://www.aft.org/stand/previous/1993/031493.html

http://ist-socrates.berkeley.edu/~schwrtz/Rpts/R3.html

Boa sorte e bom trabalho!


Tania Marques-Cardoso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 2
Grading comment
Obrigada a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Lopes
1 hr

agree  airmailrpl: inchaço burocrático
4 hrs

agree  Kathleen Goldsmith
13 hrs

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
meandros burocráticos


Explanation:
No sentido da lentidao do processo.

Luiz Augusto Eboli
Mexico
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in SpanishSpanish