Some Terminal Occupational Prg

Portuguese translation: curso livre; curso profissionalizante, curso livre profissionalizante

English term or phrase:terminal occupational program
Portuguese translation:curso livre; curso profissionalizante, curso livre profissionalizante
Entered by: Matheus Chaud

12:28 Dec 13, 2016
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2016-12-16 18:54:07 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Education / Pedagogy / escolaridade
English term or phrase: Some Terminal Occupational Prg
HIGHEST_EDUC_LVL
Highest Education Level
01=No Formal Education (inactive)
02=Elementary School Completed (inactive)
03=Some HS-didn't Graduate (inactive)
04=HS Graduate or Equivalency (inactive)
05=Some Terminal Occupational Prg (inactive)
06=Compl Terminal Occupational Pg (inactive)
07=Some College (inactive)
08=1-Yr College (inactive)
09=2-Yrs College (inactive)
10=Associate Degree (inactive)
11=3-Yrs College (inactive)
12=4-Yrs College-No Degree (inactive)
13=Bachelor's Degree (inactive)
14=Post-Bachelor's Work (inactive)
15=First Professional (inactive)
16=Post-First Professional (inactive)
17=Master's Degree (inactive)
18=Post-Master's Work (inactive)
19=6th-Yr Degree (inactive)
20=Post 6th-Yr Degree (inactive)
21=Doctorate Degree (inactive)
22=Post-Doctorate Work (inactive)
A=A-Not Indicated
B=B-Less Than HS Graduate
C=C-HS Graduate or Equivalent
D=D-Some College
E=E-Technical School
F=F-2-Year College Degree
G=G-Bachelor's Level Degree
H=H-Some Graduate School
I=I-Master's Level Degree
J=J-Doctorate (Academic)
K=K-Doctorate (Professional)
L=L-Post-Doctorate
Lilian Magalhães
Brazil
curso livre; curso profissionalizante, curso livre profissionalizante
Explanation:

Acredito que isso seja o mais próximo que temos no Brasil. Referências a seguir.

--------------------------------------------------
Note added at 40 mins (2016-12-13 13:09:34 GMT)
--------------------------------------------------

Terminal occupational program - definição:

Program extending beyond grade 12, usually no more than three years; designed to prepare students for immediate
employmentin an occupation or cluster of occupations; not designed as the equivalent of the first two or three years of a baccalaureate degree program. Includes cooperative training or apprenticeship consisting of formal classroom instruction coupled with on-the-job training.

http://dod.hawaii.gov/hro/files/2014/01/Education-Levels-Lis...


Pela legislação brasileira, seriam os chamados de cursos livres, mas na prática chamam de cursos profissionalizantes.

===========================
O que é o curso profissionalizante

Os Cursos Profissionalizantes, também denominados de “cursos livres”, apresentam conteúdos estabelecidos de acordo com o perfil profissional e com as competências requeridas pelo mercado de trabalho. É uma ótima alternativa para quem deseja o ingresso imediato no mercado de trabalho, pois oferecem uma qualificação profissional e possuem uma curta duração. Além disso, para quem trabalha, os cursos profisionalizantes auxiliam no desenvolvimento profissional, possibilitando uma atualização sobre as novas exigências adotadas nas empresas. De acordo com pesquisa realizada pela FGVm, profissionais com cursos de qualificação profissional possuem remuneração até 11,5% maior que quem não possui.
http://apoenacursostecnicos.com.br/cursos-tecnicos-macapa/cu...

===========================

O que são cursos livres?

São cursos de formação profissional rápida, que não necessitam de autorização ou regulamentação do MEC ou Conselhos Estaduais de Educação e outros órgãos governamentais, bem como, não há exigência de escolaridade anterior para o aluno, porém, tem certificação e validade para formação profissionalizante, permitindo ao aluno atuar na área que estudou, prestar horas extra-curriculares na faculdade e colocar o curso em seu currículo profissional.

Estes cursos atendem a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, exemplos:
Informática, Idiomas, Administrativos e Comerciais, Segurança, Culinária, Corte & Costura, Estética, Beleza, Serviços como eletricistas, eletrônicos, etc.
http://www.fazendocerto.com.br/2014/11/informacoes-sobre-tip...

Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
thank you
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1curso livre; curso profissionalizante, curso livre profissionalizante
Matheus Chaud
4nível técnico e / ou semi-profissional
Bruno Silva


  

Answers


36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
terminal occupational program
curso livre; curso profissionalizante, curso livre profissionalizante


Explanation:

Acredito que isso seja o mais próximo que temos no Brasil. Referências a seguir.

--------------------------------------------------
Note added at 40 mins (2016-12-13 13:09:34 GMT)
--------------------------------------------------

Terminal occupational program - definição:

Program extending beyond grade 12, usually no more than three years; designed to prepare students for immediate
employmentin an occupation or cluster of occupations; not designed as the equivalent of the first two or three years of a baccalaureate degree program. Includes cooperative training or apprenticeship consisting of formal classroom instruction coupled with on-the-job training.

http://dod.hawaii.gov/hro/files/2014/01/Education-Levels-Lis...


Pela legislação brasileira, seriam os chamados de cursos livres, mas na prática chamam de cursos profissionalizantes.

===========================
O que é o curso profissionalizante

Os Cursos Profissionalizantes, também denominados de “cursos livres”, apresentam conteúdos estabelecidos de acordo com o perfil profissional e com as competências requeridas pelo mercado de trabalho. É uma ótima alternativa para quem deseja o ingresso imediato no mercado de trabalho, pois oferecem uma qualificação profissional e possuem uma curta duração. Além disso, para quem trabalha, os cursos profisionalizantes auxiliam no desenvolvimento profissional, possibilitando uma atualização sobre as novas exigências adotadas nas empresas. De acordo com pesquisa realizada pela FGVm, profissionais com cursos de qualificação profissional possuem remuneração até 11,5% maior que quem não possui.
http://apoenacursostecnicos.com.br/cursos-tecnicos-macapa/cu...

===========================

O que são cursos livres?

São cursos de formação profissional rápida, que não necessitam de autorização ou regulamentação do MEC ou Conselhos Estaduais de Educação e outros órgãos governamentais, bem como, não há exigência de escolaridade anterior para o aluno, porém, tem certificação e validade para formação profissionalizante, permitindo ao aluno atuar na área que estudou, prestar horas extra-curriculares na faculdade e colocar o curso em seu currículo profissional.

Estes cursos atendem a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, exemplos:
Informática, Idiomas, Administrativos e Comerciais, Segurança, Culinária, Corte & Costura, Estética, Beleza, Serviços como eletricistas, eletrônicos, etc.
http://www.fazendocerto.com.br/2014/11/informacoes-sobre-tip...



Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 169
Grading comment
thank you

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  itineuropa
1 hr
  -> Agradeço, Margarida!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
some terminal occupational prg
nível técnico e / ou semi-profissional


Explanation:
Terminal occupational program—did not complete. Program extending beyond grade 12, usually no more than three years; designed to prepare students for immediate employment in an occupation or cluster of occupations; not designed as the equivalent of the first two or three years of a baccalaureate degree program. Includes cooperative training or apprenticeship consisting of formal classroom instruction coupled with on-the-job training.

Terminal occupational program—certificate of completion, diploma or equivalent. See code “05” above for definition of terminal occupational program. Two levels are recognized: (1) the technical and/or semi-professional level preparing technicians or semi-professional personnel in engineering and non-engineering fields; and (2) the craftsman/clerical level training artisans, skilled operators, and clerical workers.

http://dod.hawaii.gov/hro/files/2014/01/Education-Levels-Lis...


Bruno Silva
Brazil
Native speaker of: Portuguese