a tiered, whole-school

Portuguese translation: segmentada e inclusiva

English term or phrase:a tiered, whole-school
Portuguese translation:segmentada e inclusiva
Entered by: LETICIA TEMP

15:06 Jun 6, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Education / Pedagogy / Literacy Intervention
English term or phrase: a tiered, whole-school
"(...) in Brazil’s Ceará state required municipal schools to implement a tiered, whole-school early-grade literacy intervention."

Sendo que "early-grade literacy intervention" refere-se à intervenção de alfabetização nas séries iniciais.
O assunto é o PAIC - Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
LETICIA TEMP
Brazil
segmentada e inclusiva
Explanation:
A ação é organizada por etapas de identificação dos alunos com dificuldades e quais os gargalos de aprendizado. Então a escola agrupa os alunos com base nas identificações feitas e os esforços de alavancar o aprendizado são feitos de forma diferente para cada grupo. A ação é inclusiva, pois busca envolver toda a comunidade escolar no objetivo de alfabetização completa, muitas vezes entrevistando a família para identificar obstáculos fora da escola. Nos links que eu indico abaixo, existem explicações detalhadas sobre o RTI.
Selected response from:

Sergio Carré
Brazil
Grading comment
Sérgio, muito obrigada pela tua ajuda! Utilizei tua sugestão no trabalho.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2segmentada e inclusiva
Sergio Carré
4escalonada e em toda a escola
Marilia Sette Câmara
4por níveis, em toda a escola
Ligia Costa
4escalonada/ segmentada e completa
ferreirac


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
escalonada/ segmentada e completa


Explanation:
Sug.

ferreirac
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32
Notes to answerer
Asker: Ferreira, obrigada pela ajuda!


56 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
por níveis, em toda a escola


Explanation:
"a tiered, whole-school early-grade literacy intervention"

uma intervenção de alfabetização nos anos iniciais por níveis e em toda a escola

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-06-06 16:07:56 GMT)
--------------------------------------------------

Fonte para contextualizar:
"Paic inspira Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa"
http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/noticias/14-lista-de-no...

Ligia Costa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Notes to answerer
Asker: Ligia, obrigada pela ajuda!


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
escalonada e em toda a escola


Explanation:
Acho que o melhor seria isso, uma mistura das outras duas respostas (porque "completa" não passa toda a ideia, ao meu ver).

Marilia Sette Câmara
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Marilia, obrigada pela ajuda!


4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
segmentada e inclusiva


Explanation:
A ação é organizada por etapas de identificação dos alunos com dificuldades e quais os gargalos de aprendizado. Então a escola agrupa os alunos com base nas identificações feitas e os esforços de alavancar o aprendizado são feitos de forma diferente para cada grupo. A ação é inclusiva, pois busca envolver toda a comunidade escolar no objetivo de alfabetização completa, muitas vezes entrevistando a família para identificar obstáculos fora da escola. Nos links que eu indico abaixo, existem explicações detalhadas sobre o RTI.

Example sentence(s):
  • The Tiered Approach to Intervention (also called RTI)
  • A whole school approach is cohesive, collective and collaborative action in and by a school community

    https://www.ldatschool.ca/tiered-approaches-to-the-education-of-students-with-learning-disabilities/
    Reference: http://det.wa.edu.au/policies/detcms/policy-planning-and-acc...
Sergio Carré
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Sérgio, muito obrigada pela tua ajuda! Utilizei tua sugestão no trabalho.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  itineuropa
13 hrs

agree  Claudio Mazotti
15 hrs