KudoZ home » English to Portuguese » Education / Pedagogy

key stages

Portuguese translation: ciclos (etapas da educação)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:key stages
Portuguese translation:ciclos (etapas da educação)
Entered by: xxxKhrysty

19:37 Aug 11, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Education / Pedagogy
English term or phrase: key stages
Key Stage 1 is for pupils in year groups 1 & 2 or age 5-7 years.

Ciclos escolares???

Em Pt PT e se possivel em Pt Br por favor.

Obrigada.
xxxKhrysty
ciclos
Explanation:
No Brasil, na chamada "nova escola"

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2004-08-11 19:51:11 GMT)
--------------------------------------------------

Já existem ciclos sem reprovação em várias redes públicas de ensino municipais e estaduais (ver páginas 48 e 49). No próprio Estado de São Paulo, desde 1984, a reprovação na primeira série foi banida. E, na capital paulista, um regime semelhante funciona desde 1992.

Os ciclos são acusados de reduzir \"na marra\" as taxas de reprovação. \"A idéia não é passar quem não sabe\", contesta a secretária de Educação do Estado de São Paulo, Rose Neubauer. \"A escola precisa fazer de tudo para que a criança aprenda\", afirma. \"O professor deve recuperar o aluno a cada dificuldade dele.\" Essa nova forma de trabalhar é o desafio do regime.

O ciclo se baseia na idéia de que a criança se desenvolve em fases às vezes mais longas que um ano. A tese de que o estudante aprende, se repetir a série, está sendo questionada. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) de 1995 mostrou que alunos de quarta série, reprovados várias vezes, sabiam menos do que outros de mesmo nível, não repetentes.

http://novaescola.abril.com.br/ed/107_nov97/html/politica.ht...
Selected response from:

Eneida Martins
Brazil
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5Estágio-chave ou ciclo-chave
Paulo Celestino Guimaraes
5 +2ciclos
Eneida Martins
4 +1etapas da educação básica
Paulo Miró
4 +1nível escolarwana
41ª metade do 1º Ciclo do Ensino Básico
ahartje
41.º Ciclo do Ensino BásicoAntónio Ribeiro


Discussion entries: 1





  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
ciclos


Explanation:
No Brasil, na chamada "nova escola"

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2004-08-11 19:51:11 GMT)
--------------------------------------------------

Já existem ciclos sem reprovação em várias redes públicas de ensino municipais e estaduais (ver páginas 48 e 49). No próprio Estado de São Paulo, desde 1984, a reprovação na primeira série foi banida. E, na capital paulista, um regime semelhante funciona desde 1992.

Os ciclos são acusados de reduzir \"na marra\" as taxas de reprovação. \"A idéia não é passar quem não sabe\", contesta a secretária de Educação do Estado de São Paulo, Rose Neubauer. \"A escola precisa fazer de tudo para que a criança aprenda\", afirma. \"O professor deve recuperar o aluno a cada dificuldade dele.\" Essa nova forma de trabalhar é o desafio do regime.

O ciclo se baseia na idéia de que a criança se desenvolve em fases às vezes mais longas que um ano. A tese de que o estudante aprende, se repetir a série, está sendo questionada. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) de 1995 mostrou que alunos de quarta série, reprovados várias vezes, sabiam menos do que outros de mesmo nível, não repetentes.

http://novaescola.abril.com.br/ed/107_nov97/html/politica.ht...

Eneida Martins
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar
3 hrs

agree  Joao Vieira: ciclos é uma possibilidade mediante a nova estrutura escolar, tanto no BR como em PT
15 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
Estágio-chave ou ciclo-chave


Explanation:
Em educação, costuma-se empregar este termo.

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2004-08-11 19:48:37 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] A Avaliação de Sistemas Educacionais: a Experiência Inglesa(1)Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... 127 Page 6. Nível primário • Estágio-Chave 1(avaliação de crianças de 7 anos) A avaliação do Estágio-Chave 1 começou em 1991. ...
www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_30_p123-135_c.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2004-08-11 20:03:59 GMT)
--------------------------------------------------

Ou ainda: Ciclos Fundamentais. No Brasil, é ensino fundamental.
http://educar.no.sapo.pt/abc1.htm

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
0 min
  -> Obrigado

agree  Lúcia Lopes
15 mins
  -> Obrigado

agree  Amilcar
3 hrs
  -> Obrigado

agree  Joao Vieira: Ciclo-chave tb pode servir, mas não estágio porque se pode confundir com outros conceitos.
15 hrs
  -> sim, obrigado, João

agree  xxxHCiborovius: tendo pelo ciclo-chave
16 hrs
  -> Obrigado

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
nível escolar


Explanation:
É a minha sugestão

wana
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Joao Vieira
13 hrs
  -> Obrigada

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
1.º Ciclo do Ensino Básico


Explanation:
Em PT-PT.


[PDF] Sistema Educativo Portugu
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... Page 17. Ensino Básico (escolaridade obrigatória) 1.º Ciclo do Ensino Básico
2.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar Cursos de Especialização ...
www.sg.min-edu.pt/docs/sistema_educativo.pdf

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
9 hrs

disagree  Joao Vieira: O 1º ciclo compreende as antigas 1ª à 4ª classe ou Escola Primária, ou seja dos 5-6 anos até aos 9-10 (sem reprovações) e não apenas dos 5-7 anos conforme mencionado
12 hrs

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
etapas da educação básica


Explanation:
Quando a criança ingressa na escola já tendo sido alfabetizada e portanto esses anos se constituem nas etapas da educação básica que vai nortear os rumos dos demais estágios

Paulo Miró
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Joao Vieira: Etapas tb é uma boa opção
7 hrs

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
1ª metade do 1º Ciclo do Ensino Básico


Explanation:
Já que o 1º Ciclo de Ensino Básico abrange 4 anos escolares .

ahartje
Portugal
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese