KudoZ home » English to Portuguese » Electronics / Elect Eng

hard grouded vs soft grouded

Portuguese translation: aterramento direto (OU de baixa impedância) / aterramento indireto


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hard grounded vs soft grounded
Portuguese translation:aterramento direto (OU de baixa impedância) / aterramento indireto
Entered by: rhandler

14:55 Mar 10, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Electronics / Elect Eng
English term or phrase: hard grouded vs soft grouded
X model suitable for use only in systems where the DC negative pole of the array is hard grounded

Encontrei uma explicação aqui http://www.national.com/appinfo/eosesd/glossary.htm#H , e "ligação de terra directa" parece-me razoável, mas a hipótese de esta ligação se fazer através de uma resistência de baixa impedância, deixa-me em dúvida...
Jose Ruivo
Portugal
aterramento direto / aterramento indireto
Explanation:
Visitei o glossário que você indicpu e parece-me que é isso mesmo. Veja estes exemplos:

Brascontrol
Quais os riscos e desvantagens de um aterramento direto? A energia é descarregada de forma abrupta, podendo gerar perigosas faíscas. ...
www.brascontrol.com.br/v2/pt/controlterra.php

Gabinete dando choque.. como eu aterro ele direito? - Fórum hardMOB
A melhor solução, e a mais correta, é fazer um aterramento direto ao solo, com uma barra de cobre de 80cm à 1,20Mts, enterrada diretamente no chão e ligada ...
http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=50839



[PDF] Diretrizes da nova ABNT NBR 5410:2004 a respeito de Proteção ...File Format: PDF/Adobe Acrobat
BEP diretamente (a norma também prevê aterramento indireto, mas equivocadamente, no nosso. entendimento e por isso vamos solicitar a retificação) e indica ...
www.clamper.com.br/baixararquivo.asp?a=arquivos/ABNT_NBR_54...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2aterramento direto / aterramento indiretorhandler
4terra absoluto vs terra relativo
Roberto Cavalcanti


Discussion entries: 1





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
terra absoluto vs terra relativo


Explanation:
a diferença é essa, hard grounded está aterrado no terra absoluto e soft grounded em um terra relativo (local)

Roberto Cavalcanti
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 216

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
aterramento direto / aterramento indireto


Explanation:
Visitei o glossário que você indicpu e parece-me que é isso mesmo. Veja estes exemplos:

Brascontrol
Quais os riscos e desvantagens de um aterramento direto? A energia é descarregada de forma abrupta, podendo gerar perigosas faíscas. ...
www.brascontrol.com.br/v2/pt/controlterra.php

Gabinete dando choque.. como eu aterro ele direito? - Fórum hardMOB
A melhor solução, e a mais correta, é fazer um aterramento direto ao solo, com uma barra de cobre de 80cm à 1,20Mts, enterrada diretamente no chão e ligada ...
http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=50839



[PDF] Diretrizes da nova ABNT NBR 5410:2004 a respeito de Proteção ...File Format: PDF/Adobe Acrobat
BEP diretamente (a norma também prevê aterramento indireto, mas equivocadamente, no nosso. entendimento e por isso vamos solicitar a retificação) e indica ...
www.clamper.com.br/baixararquivo.asp?a=arquivos/ABNT_NBR_54...


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 286
Notes to answerer
Asker: Numa versão para Portugal, seguindo também em boa parte a sugestão do Fernando Guimarães, optei por "ligação de terra directa ou de baixa impedância", isto porque "hard grounded", pode incluir a ligação a uma resistência de baixa impedância, logo não é 100% directa, conforme confirmo em, para além da referência citada na minha pergunta, aqui http://tinyurl.com/3cb32o . Obrigado a todos!

Asker: PS - Para "soft grounded" não há dúvida: ligação de terra indirecta, porque essa tem sempre algo pelo meio.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen
9 mins
  -> Obrigado, Flavio!

agree  Humberto Ribas
16 days
  -> Obrigado, Humberto.