KudoZ home » English to Portuguese » Electronics / Elect Eng

mos-fet

Portuguese translation: transistor de efeito de campo de metal-óxido-semicondutor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:mos-fet
Portuguese translation:transistor de efeito de campo de metal-óxido-semicondutor
Entered by: Luis Ferrand d'Almeida

18:00 Aug 5, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Electronics / Elect Eng
English term or phrase: mos-fet
Contexto: Acústica - especificações técnicas de aparelhos áudio. Em inglês significa "metal oxide semiconductor field-effect". Estaria correcto traduzir como "semi-condutor de óxido metálico com efeito de campo"?
Luis Ferrand d'Almeida
Portugal
transistor de efeito de campo de metal-óxido-semicondutor
Explanation:
Era assim que constava nos livros de eletrônica (dei aulas sobre o assunto) na época em que fui professor de eletrônica aqui no Brasil. Nas aulas usávamos também a sigla em inglês (mos-fet).

--------------------------------------------------
Note added at 38 mins (2004-08-05 18:39:02 GMT)
--------------------------------------------------

Se não usarmos a palavra \"transistor\" pode ficar a impressão que estamos falando de algum outro dispositivo semicondutor (diodos, transistores bipolares, etc). Nesse caso, o FET é um transistor (de efeito de campo),devendo a palavra \"transistor\" constar necessariamente.
Selected response from:

Antonio Farias
Grading comment
Obrigado, Ayrton!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4transistor de efeito de campo de metal-óxido-semicondutor
Antonio Farias
5mos-fet
Flavio Steffen
4Transistor de Efeito de Campo de Semicondutor de Óxido MetálicoAntónio Ribeiro
5 -1Efeito de Campo Metal-óxido-Semicondutor
Clauwolf


Discussion entries: 1





  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
mos-fet


Explanation:
É uma sigla.

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2004-08-05 18:17:44 GMT)
--------------------------------------------------

O nome inteiro é:
Metal Oxide Semiconductor Field-Effect Transistor, ou seja simicondutor de óxido metálico - Transistor de efeito-campo

Flavio Steffen
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 136

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
transistor de efeito de campo de metal-óxido-semicondutor


Explanation:
Era assim que constava nos livros de eletrônica (dei aulas sobre o assunto) na época em que fui professor de eletrônica aqui no Brasil. Nas aulas usávamos também a sigla em inglês (mos-fet).

--------------------------------------------------
Note added at 38 mins (2004-08-05 18:39:02 GMT)
--------------------------------------------------

Se não usarmos a palavra \"transistor\" pode ficar a impressão que estamos falando de algum outro dispositivo semicondutor (diodos, transistores bipolares, etc). Nesse caso, o FET é um transistor (de efeito de campo),devendo a palavra \"transistor\" constar necessariamente.

Antonio Farias
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado, Ayrton!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
12 mins
  -> Obrigado, Roberto.

agree  Sonia Heidemann
17 mins
  -> Obrigado, Sónia.

agree  Marsel de Souza: Bela explicação.
1 hr
  -> Nem tanto, Marsel. É apenas um pouco do que ainda me lembro dos velhos tempos... Um abraço!

agree  José Carlos Ribeiro
3 hrs
  -> Obrigado, José Carlos.

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
Efeito de Campo Metal-óxido-Semicondutor


Explanation:
:)
Page 1. 1 O Transistor de Efeito de Campo Metal-Óxido-Semicondutor MOSFET Jacobus
W Swart Vimos em capítulo anterior o efeito do campo elétrico ou da tensão ...
fisicanet.terra.com.br/eletronica/ O%20Transistor%20de%20Efeito%20de%20Campo%20Metal-%D3xido-Semicondutor%... - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2004-08-05 18:21:25 GMT)
--------------------------------------------------

Outro site:
mosfet e um tipo de transistor com efeito de campo denominado transistor de campo
metal-oxido-semicondutor ou transistor de efeito de campo com porta isolada. ...
www.fisica.ufc.br/qsaber/respostas/qr0758.htm - 6k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 16 mins (2004-08-05 20:16:46 GMT)
--------------------------------------------------

Olhando puramente a sigla, não tem nada de transistor, trata-se de um efeito

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 399

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Roberto Cavalcanti: não és do ramo né!
2 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Transistor de Efeito de Campo de Semicondutor de Óxido Metálico


Explanation:
Esta será a ordem correcta dos termos.


MB ON-LINE SYSTEMS - Dicionario -
... MOSFET (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor), Transistor
de Efeito de Campo de Semicondutor de Óxido Metálico. MOTOS, ...
www.mbonline.com.br/dicionario/dicionario_m.htm

PPesqEB7 -
... do Inglês, "field effect transistor", transistor de efeito de campo ... Inglês, "metal
oxide semiconductor FET", FET semicondutor de óxido metálico) opera em ...
www.letronet.com.br/psist/ppesq/ ppesqlivcap/ppesqeb/ppesqebd7/ppesqeb7d15.htm -

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 133