KudoZ home » English to Portuguese » Engineering: Industrial

release rate decay factor

Portuguese translation: fator de queda da taxa de vazamento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:release rate decay factor
Portuguese translation:fator de queda da taxa de vazamento
Entered by: Carlos Angelo

23:11 Feb 14, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering: Industrial
English term or phrase: release rate decay factor
essa é a definição do termo "Xg"
Nelson Benavides
fator de queda da taxa de liberação
Explanation:
Supondo que se trate da fuga de um fluido através de uma perfuração acidental de uma tubulação ou vaso sob pressão. A taxa a princípio é grande e vai caindo por causa da queda de pressão. O fator da queda pode ser calculado levando-se em conta as características do fluido, do furo, do vaso/tubulação e do ambiente.
No lugar de "liberação" pode-se usar também "escape".

--------------------------------------------------
Note added at 8 hrs (2006-02-15 08:09:59 GMT)
--------------------------------------------------

Também "vazamento", como nesta abonação:
Por exemplo, no caso de ruptura total do duto, a taxa de vazamento cai para um terço da taxa inicial em pouco menos de um minuto. Assim, essa queda deve ser considerada nos cálculos. Esse fator de queda da taxa de vazamento é chamado de λ.
http://www.lepa.ufrj.br/cursox/Disserta_DKirchhoff.pdf
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3fator de queda da taxa de liberação
Carlos Angelo
3Taxa de liberação do fator de decaimento
Neury


Discussion entries: 2





  

Answers


37 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
fator de queda da taxa de liberação


Explanation:
Supondo que se trate da fuga de um fluido através de uma perfuração acidental de uma tubulação ou vaso sob pressão. A taxa a princípio é grande e vai caindo por causa da queda de pressão. O fator da queda pode ser calculado levando-se em conta as características do fluido, do furo, do vaso/tubulação e do ambiente.
No lugar de "liberação" pode-se usar também "escape".

--------------------------------------------------
Note added at 8 hrs (2006-02-15 08:09:59 GMT)
--------------------------------------------------

Também "vazamento", como nesta abonação:
Por exemplo, no caso de ruptura total do duto, a taxa de vazamento cai para um terço da taxa inicial em pouco menos de um minuto. Assim, essa queda deve ser considerada nos cálculos. Esse fator de queda da taxa de vazamento é chamado de λ.
http://www.lepa.ufrj.br/cursox/Disserta_DKirchhoff.pdf

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 103

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Antonio Barros
2 hrs

agree  Roberto Cavalcanti
2 hrs

agree  Murillo Mathias
6 hrs

2 days14 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Taxa de liberação do fator de decaimento


Explanation:
Em física, o fator de decaimento (decay factor) está relacionado com a quantidade de partículas emitidas por um material radioativo, portanto o "release rate" é a "taxa de liberação" (ou a velocidade) na qual as partículas radioativas são emitidas pelo material. Com o "release rate" estabelece-se a chamada "meia vida" do material radioativo

Neury
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese