KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

ratio

Portuguese translation: proporção/razão/relação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ratio
Portuguese translation:proporção/razão/relação
Entered by: Dora Matos

00:50 Mar 5, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general) / Nanotecnologia
English term or phrase: ratio
1) The size and aspect ratios of CNT mean that they can be distributed on a much finer scale than commonly used reinforcing fibers.

2) However, the CNT composite material was quite viscous during mixing even when prepared with a 0.8 w/c ratio.


Nestes dois trechos, "ratio" pode ser traduzido como "relação", ou para o segundo ficaria melhor traduzido por "proporção"?
Paula Mangia Garcia Terra
Brazil
proporção/razão/relação
Explanation:
Eu usaria proporção ou razão para a segunda opção. Na primeira, parece-me que relação fica bem. :-)
Selected response from:

Dora Matos
Portugal
Grading comment
Obrigada Dora!! :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5relaçãorhandler
5proporção/razão/relação
Dora Matos


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
proporção/razão/relação


Explanation:
Eu usaria proporção ou razão para a segunda opção. Na primeira, parece-me que relação fica bem. :-)


Dora Matos
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
Obrigada Dora!! :)

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
relação


Explanation:
w/c ratio = relação água/cimento

Veja estes exemplos:

Cimentos Liz - Produtos > Dicas Relação Água
Quanto menor o valor da relação água / cimento maior a resistência do concreto, ... a seguir ilustra bem como a relação água cimento influi na resistência à ...
www.cimentosliz.com.br/produtos/dicas_02.html

Site Engenharia/ Setores
... variando apenas a relação água/cimento, onde pode-se observar a grande influência desse fator na resistência no concreto ou da argamassa. ...
www.sitengenharia.com.br/diversosprejudicial.htm

[PDF] ROTEIRO DE AULAS
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Adotar a relação água/cimento menor das duas encontradas - da condição de ... Relação água / cimento que atenda a resistência e a durabilidade (menor dos ...
www.engetop.ufba.br/UNIDADE_03_NBR12655.pdf




--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2007-03-05 01:07:19 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Veja as estatísticas:

767 Portuguese pages for "relação agua/cimento".
32 Portuguese pages for "razão agua/cimento".
5 Portuguese pages for "proporção agua/cimento".

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490