KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

hand mortar

Portuguese translation: almofariz


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hand mortar
Portuguese translation:almofariz
Entered by: Paula Mangia Garcia Terra

11:01 Mar 14, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general) / Nanotecnologia
English term or phrase: hand mortar
The resulting cement/carbon nanotube cake was then broken apart and ground using a hand mortar.

O nanotubo cimento/carbono resultante foi, então, quebrado ao meio no chão, usando um morteiro de mão.

Não fez menhum sentido para mim. Sei que não é essa a palavra. Vi algumas fotos pelo Google e acredito que seja isto e se for até tem aqui em casa. =) Alguém pode me ajudar??

Uma das fotos que encontrei foi essa. Seria isso??

http://www.djoniba.com/africanbuys/proddetail.php?prod=macr4...
Paula Mangia Garcia Terra
Brazil
almofariz
Explanation:


almofariz


substantivo masculino
mortar;

pilão de almofariz
pestle;

© Porto Editora, Lda. - 2000
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
Obrigada Jorge!! Era esse nome que eu queria!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5almofariz
Jorge Freire
5moedor portátil / moedor manualxxxrbagulha
4argamassa feita a mão (caseira)xxxrbagulha


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
almofariz


Explanation:


almofariz


substantivo masculino
mortar;

pilão de almofariz
pestle;

© Porto Editora, Lda. - 2000

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
Obrigada Jorge!! Era esse nome que eu queria!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  R-i-c-h-a-r-d: The 'pestle' is the 'almofariz' (not the mortar)
2 hrs
  -> Pestle is the «pilão» not the almofariz accoprding to the reliable dicionário da Porto Editora. Thanks Richard!

agree  rhandler: Diz a Wikipedia: O almofariz (também chamado gral ou morteiro) é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos, por vezes misturando vários ingredientes.
3 hrs
  -> Obrigado, Ralph!

agree  Cristina Santos
4 hrs
  -> Obrigado, Cristina!

agree  Sonia Heidemann
4 hrs
  -> Obrigado, Sónia!

agree  Alvaro Neder, Ph.D.
1 day15 hrs
  -> Obrigado, Álvaro!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
argamassa feita a mão (caseira)


Explanation:
uma argamassa feita a mão me parece mais apropriado do que uma "granada de mão" ou um morteiro de mão" principalmente pelo início do texto e assunto.
Espero ter sido útil.

xxxrbagulha
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
moedor portátil / moedor manual


Explanation:
Desculpe-me pela resposta naterior. Agora tenho certeza.
hand mortar: moedor de mão / moedor partátil ou ainda moedor manual
mortar= grinder= miller= pounder

Example sentence(s):
  • Clean up the hand mortar after grinding the black pepper.
xxxrbagulha
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada rbagulha!! Mas o meu cliente provavelmente vai pedir o nome do objeto. Mas muito obrigada pela ajuda!!