KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

fire-rated walls

Portuguese translation: paredes corta-fogo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:fire-rated walls
Portuguese translation:paredes corta-fogo
Entered by: rhandler

13:29 Nov 11, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
English term or phrase: fire-rated walls
Fire-rated seals are provided in fire-rated walls.
Cintia Galbo
paredes corta-fogo
Explanation:
Assim como as portas, também há paredes corta-fogo. Veja estes exemplos, entre mais de 1700 casos no Google:

CAPÍTULO IX
Art. 263 - As paredes corta-fogo devem ter resistência suficiente para ... Art. 265 - As aberturas em paredes corta fogo deveräo possuir proteçäo por portas ...
www.cb.sc.gov.br/cat/cap09.htm

Parede Corta-Fogo
As paredes corta-fogo devem suportar no mínimo 4 horas de incêndio pois é um tempo estipulado para o controle do incêndio pela brigada de corpo de bombeiros ...
www.poliprojetos.com.br/simulacao_c/est_parede_fogo_.htm -

[PDF] Manual de Instruções
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
fechamento de abertura em paredes corta-fogo de. resistência 2 h (CF-120);. - fechamento do acesso à antecâmara das escadas. de saídas de emergência; ...
www.sincol.com.br/manuais/mancort.pdf

[PDF] Fachadas Paredes corta-fogo Barreira térmica Coberturas
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Construção sem paredes corta-fogo. a fim de poder retomar o trabalho o .... diferenciam-se das paredes corta-fogo. pelo seu destino. Para além da ...
www.ytong.pt/images/fol_elem_armes_pt.pdf



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-11-11 14:42:26 GMT)
--------------------------------------------------

Para quem nunca ouviu falar em peredes corta-fogo, aqui vai um bom texto, explicando como são construidas, etc.
(http://www.resilminas.com.br/site/datafiles/uploads/sc_CAP._... :

CAPÍTULO IX

Paredes Corta Fogo

Art. 261 - As edificaçöes industriais e comerciais com depósito, que tiverem como exigência as paredes corta-fogo, deveräo atender ao que preceitua este capítulo.

Art. 262 - As paredes corta-fogo, deveräo apresentar as seguintes resistências ao fogo, em funçäo do risco a proteger:
I - Leve 3 horas;
II - Médio 4 horas;
III - Elevado 6 horas.

Art. 263 - As paredes corta-fogo devem ter resistência suficiente para suportar, sem grandes danos, impactos de cargas ou equipamentos normais em trabalho dentro da edificaçäo.

Art. 264 - Devem ainda ser capazes de permanecer eretas quando entrar em colapso a estrutura metálica enfraquecida pela açäo do fogo.

Art. 265 - As aberturas em paredes corta fogo deveräo possuir proteçäo por portas corta-fogo.

Art. 266 - As aberturas näo poderäo exceder às dimensöes de 2,75 m de altura e 3,00 m de largura, referidas no Art. anterior.

Art. 267 - Em caso de esteiras rolantes, deverá ser sempre procurada a utilizaçäo por meio de túnel ou por fora da parede, com proteçöes metálicas na entrada e na saída;
$ 1 - Quando essas soluçöes do Art. anterior näo forem viáveis, desde que tecnicamente comprovadas, as aberturas das esteiras rolantes deveräo ser protegidas por portas corta-fogo, com ferragens adaptadas para os casos particulares ou por cortina d'agua (nebulizada em alta velocidade).
$ 2 - Em qualquer caso, correias combustíveis näo poderäo transpor às aberturas;

Art. 268 - As aberturas teräo as soleiras, as ombreiras e a verga em concreto, tendo adaptado à soleira uma chapa de ferro; e deveräo ser protegidas por cantoneiras de ferro as arestas da abertura com no mínimo 0,25 m de aba;

Art. 269 - A soleira deverá ser 0,07 m, no mínimo, mais alta que o piso mais alto.

Art. 270 - A parede corta-fogo, construída com alvenaria de tijolos maciços de barro, revestida dos dois lados, deverá atender às características gerais, observando-se:
I - Os tijolos seräo assentados em argamassa de cimento e areia de preferência, ou cimento, cal e areia. Jamais deverá ser ser usada argamassa de cal e areia, de baixa resistência.
II - A menor espessura admissível será a de 0,25 m.
III - Para paredes de 0,25 m, os panos deveräo ter aproximadamente, as dimensöes 3,00 m. Para panos maiores, a espessura, da parede estará condicionada à sua estabilidade e deverá atender à fórmula de Rondelet, para alvenaria de grande estabilidade:
sendo,
e = espessura da parede L = väo
h = altura
IV - Em atendimento à tabela do item anterior, resistência ao fogo, a parede de alvenaria de tijolos maciços revestida, comporta-se da seguinte forma:
Horas de resistência ao fogo - Espessura da parede
Até 4h 25 cm
Até 8h 35 cm
V - Entre a parede corta fogo e qualquer estocagem de material, deverá ser guardada uma distância mínima de 1,00 m.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada, colegas!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6paredes à prova de fogo
Salvador Scofano and Gry Midttun
5 +3paredes com classificação (de resistência) contra o fogo
Flavio Steffen
4 +1paredes corta-fogorhandler


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
paredes à prova de fogo


Explanation:
Guarde os cilindros em posição vertical, apropriadamente presos ...... separados dos cilindros de oxigênio, no mínimo seis (6) metros de distância ou separados por uma parede a prova de fogo, com 30 cm de espessura. ...
paginas.terra.com.br/educacao/froes/TRABALHO/CILINDROS_GAS.HTML - 9k -

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Specializes in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1233

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Patricia Fierro, M. Sc.
0 min
  -> Obrigado

agree  Isabel Maria Almeida
3 mins
  -> Obrigado

agree  Sara Sousa Soares
3 mins
  -> Obrigado

agree  Maria José Tavares
16 mins
  -> Obrigado

neutral  Flavio Steffen: Rated é a classificação da parede quanto à sua resistência ao fogo e não a parede em si.
21 mins
  -> Obrigado

agree  Artur Jorge Martins
1 hr
  -> Obrigado

agree  Lúcia Leitão
1 hr
  -> Obrigado

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
paredes com classificação (de resistência) contra o fogo


Explanation:
Não se trata da parede em si, mas da classificação da parede quanto à resistência ao fogo.

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2008-11-11 13:56:51 GMT)
--------------------------------------------------

http://compare.buscape.com.br/seguranca-em-informatica-e-de-...

Flavio Steffen
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 136

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mrs Wood
34 mins
  -> Obrigado.

agree  Roberto Cavalcanti
1 hr
  -> Obrigado, Roberto.

agree  Marcos Antonio
3 hrs
  -> Obrigado, Marcos.

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
paredes corta-fogo


Explanation:
Assim como as portas, também há paredes corta-fogo. Veja estes exemplos, entre mais de 1700 casos no Google:

CAPÍTULO IX
Art. 263 - As paredes corta-fogo devem ter resistência suficiente para ... Art. 265 - As aberturas em paredes corta fogo deveräo possuir proteçäo por portas ...
www.cb.sc.gov.br/cat/cap09.htm

Parede Corta-Fogo
As paredes corta-fogo devem suportar no mínimo 4 horas de incêndio pois é um tempo estipulado para o controle do incêndio pela brigada de corpo de bombeiros ...
www.poliprojetos.com.br/simulacao_c/est_parede_fogo_.htm -

[PDF] Manual de Instruções
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
fechamento de abertura em paredes corta-fogo de. resistência 2 h (CF-120);. - fechamento do acesso à antecâmara das escadas. de saídas de emergência; ...
www.sincol.com.br/manuais/mancort.pdf

[PDF] Fachadas Paredes corta-fogo Barreira térmica Coberturas
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Construção sem paredes corta-fogo. a fim de poder retomar o trabalho o .... diferenciam-se das paredes corta-fogo. pelo seu destino. Para além da ...
www.ytong.pt/images/fol_elem_armes_pt.pdf



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-11-11 14:42:26 GMT)
--------------------------------------------------

Para quem nunca ouviu falar em peredes corta-fogo, aqui vai um bom texto, explicando como são construidas, etc.
(http://www.resilminas.com.br/site/datafiles/uploads/sc_CAP._... :

CAPÍTULO IX

Paredes Corta Fogo

Art. 261 - As edificaçöes industriais e comerciais com depósito, que tiverem como exigência as paredes corta-fogo, deveräo atender ao que preceitua este capítulo.

Art. 262 - As paredes corta-fogo, deveräo apresentar as seguintes resistências ao fogo, em funçäo do risco a proteger:
I - Leve 3 horas;
II - Médio 4 horas;
III - Elevado 6 horas.

Art. 263 - As paredes corta-fogo devem ter resistência suficiente para suportar, sem grandes danos, impactos de cargas ou equipamentos normais em trabalho dentro da edificaçäo.

Art. 264 - Devem ainda ser capazes de permanecer eretas quando entrar em colapso a estrutura metálica enfraquecida pela açäo do fogo.

Art. 265 - As aberturas em paredes corta fogo deveräo possuir proteçäo por portas corta-fogo.

Art. 266 - As aberturas näo poderäo exceder às dimensöes de 2,75 m de altura e 3,00 m de largura, referidas no Art. anterior.

Art. 267 - Em caso de esteiras rolantes, deverá ser sempre procurada a utilizaçäo por meio de túnel ou por fora da parede, com proteçöes metálicas na entrada e na saída;
$ 1 - Quando essas soluçöes do Art. anterior näo forem viáveis, desde que tecnicamente comprovadas, as aberturas das esteiras rolantes deveräo ser protegidas por portas corta-fogo, com ferragens adaptadas para os casos particulares ou por cortina d'agua (nebulizada em alta velocidade).
$ 2 - Em qualquer caso, correias combustíveis näo poderäo transpor às aberturas;

Art. 268 - As aberturas teräo as soleiras, as ombreiras e a verga em concreto, tendo adaptado à soleira uma chapa de ferro; e deveräo ser protegidas por cantoneiras de ferro as arestas da abertura com no mínimo 0,25 m de aba;

Art. 269 - A soleira deverá ser 0,07 m, no mínimo, mais alta que o piso mais alto.

Art. 270 - A parede corta-fogo, construída com alvenaria de tijolos maciços de barro, revestida dos dois lados, deverá atender às características gerais, observando-se:
I - Os tijolos seräo assentados em argamassa de cimento e areia de preferência, ou cimento, cal e areia. Jamais deverá ser ser usada argamassa de cal e areia, de baixa resistência.
II - A menor espessura admissível será a de 0,25 m.
III - Para paredes de 0,25 m, os panos deveräo ter aproximadamente, as dimensöes 3,00 m. Para panos maiores, a espessura, da parede estará condicionada à sua estabilidade e deverá atender à fórmula de Rondelet, para alvenaria de grande estabilidade:
sendo,
e = espessura da parede L = väo
h = altura
IV - Em atendimento à tabela do item anterior, resistência ao fogo, a parede de alvenaria de tijolos maciços revestida, comporta-se da seguinte forma:
Horas de resistência ao fogo - Espessura da parede
Até 4h 25 cm
Até 8h 35 cm
V - Entre a parede corta fogo e qualquer estocagem de material, deverá ser guardada uma distância mínima de 1,00 m.

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490
Grading comment
Obrigada, colegas!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Que eu me lembre de meus tempos como 'scurity officer' no Unibanco e na Alcoa, corta-fogo se aplica a portas.
13 mins
  -> As instituições mencionadas não são referência para o assunto. Seja mais modesto com relação à sua própria experiência e visite os sites que apresentei para abonar minha resposta (e mais 1700 no Google).

agree  Teresa Borges
19 hrs
  -> Obrigado, Teresa, finalmente alguém - além da consulente - leu e concordou com minha resposta!