KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

Causeway

Portuguese translation: via elevada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Causeway
Portuguese translation:via elevada
Entered by: Teresa Borges

16:53 Nov 19, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
English term or phrase: Causeway
Contexto: Obras num terminal de GNL

For the Detail Design, there are delays of xx days for the **Causeway and xx days for the Seawater Intake.

Encontrei estrada sobrelevada no IATE, mas não tem muitas ocorrências no google... Haverá um termo melhor?

PT-PT, por favor. Obrigada!
Gabriela Matias
Portugal
via elevada
Explanation:
Outra hipótese...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos! :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3estrada elevadaMarlene Curtis
4 +2via elevada
Teresa Borges
5Estrada sobre dique ("causeway")
Marcos Antonio
4 +1calçada elevadaPaulo Horsky
4elevado de acesso
Mauro Lando
4passagem em aterro
Roberto Cavalcanti
Summary of reference entries provided
Bruno Parga
Causeway
Cgraphic

Discussion entries: 8





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
causeway
calçada elevada


Explanation:
Babylon

Paulo Horsky
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
1 hr
  -> grato

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
causeway
estrada elevada


Explanation:
Timeout : EUA - Miami - Onde Ficar - Intro - Localizacao - [ Translate this page ]... do outro lado da estrada elevada (causeway). É preciso ter uma boa razão para se hospedar no continente, em Downtown, Coral Gables ou Coconut Grove. ...
www.guiatimeout.estadao.com.br/3285 - 71k

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2008-11-19 17:00:17 GMT)
--------------------------------------------------

Ver foto
http://scholar.library.miami.edu/cards/graphics/a002mr.jpg

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 722

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares
1 min
  -> Grata Maria José!

agree  Vasco DUARTE-PACHECO
14 mins
  -> Grata Vasco!

agree  Gilmar Fernandes: yes, you've got plenty of them over there in Florida
15 mins
  -> We surely do!

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
causeway
passagem em aterro


Explanation:
diria assim


    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Causeway
Roberto Cavalcanti
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 173

35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
causeway
via elevada


Explanation:
Outra hipótese...

Example sentence(s):
  • A via elevada sobre as águas Belleair Causeway, um local popular para a prática de windsurf e caiaque, liga Belleair Beach à área continental...
Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 247
Grading comment
Obrigada a todos! :)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ligia Dias Costa
3 mins
  -> Obrigada!

agree  Isabel Maria Almeida
15 hrs
  -> Obrigada!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
causeway
Estrada sobre dique ("causeway")


Explanation:
Sug.

Este foi o significado que encontrei no Glossário de termos técnicos rodoviários do DNER´

-Estrada sobre dique: Estrada cujo aterro (estradal)se acha sobre um dique, uma barragem ou um aterro.
-Espanhol: carretra sobre dique
-Francês: Routes sur Digues - Route sur Quais
- Inflês: Causeway



- Riq - Sim, Jurema, foi construída uma "causeway" -- estrada suspensa, com 45 pontes -- que vai de Caibarién, em Villa Clara, e leva a todos os "cayos" da ...
viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/63531_comentarios.shtml?1311328 - 146k

- Causeway: estrada de acesso entre o Sea Yard e o Land Yard, com cerca de 2 km de extensão e 2 pistas em cada direção; Land Yard: área em terra também usada ...
conexaodjibouti.blogspot.com/2008/08/obra.html - 77k

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-11-19 18:06:11 GMT)
--------------------------------------------------

Correção - ..Espanhol: carretera sobre dique.

Acesso ao site:
-https://gestao.dnit.gov.br/ - 51k - Instituto de Pesquisa Rodoviária - Normas e Manuais - Manuais e outras publicações - Arquivo nº 10.


Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 555

1 day21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
causeway
elevado de acesso


Explanation:
Causeway é uma ponte ou via elevada, não sobre um rio, mas sobre qualquer outro corpo líquido como lago, pantano, etc. No seu caso, como se trata de um terminal de gás, não cabe "calçada" pois o tráfego vai ser de veículos de manutenção, transporte de pessoal, etc. Também não é "estrada sobre dique" porque um terminal de GLP não é construido num dique. Eu taopouco usaria a palavra "estrada" pois o causeway (veja Google images) não é uma estrada, é como uma ponte. O leitor desse relatório sabe o que é o causeway, e a opção "elevado de acesso" teve 2280 ocorrencias no Google (veja abaixo) Saudações, Mauro

Example sentence(s):
  • Resultados 1 - 10 de aproximadamente 2.280 páginas em português sobre "elevado de acesso".

    Reference: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=causeway&btnG=...
    Reference: http://www.google.com.br/search?gbv=2&hl=pt-BR&q=%22elevado+...
Mauro Lando
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 212




Reference comments


2 hrs peer agreement (net): +1
Reference

Reference information:
Creio, Gabriela, que "causeway" seja basicamente uma ponte (ou mais de uma) construída a pouca altura acima da água, por oposição a "bridge", que normalmente se constrói com uma elevação suficiente para que passem por baixo os navios que comumente circulam na região.

Os links são duas "causeways" que não se apóiam sobre diques e sim sobre pilares (como pontes):


    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Lake_Pontchartrain_Causeway
    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Johor-Singapore_Causeway
Bruno Parga
United States
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this reference comment (and responses from the reference poster)
agree  Cgraphic: 100% de acordo
4 days

5 days
Reference: Causeway

Reference information:
parece se tratar de algo como isto:

pontes e diques é o que aqui não faltam... :-)



--------------------------------------------------
Note added at 5 days (2008-11-24 18:47:18 GMT)
--------------------------------------------------

tb só assim é que o "seawater intake" faria sentido.
trata-se afinal de Contexto: Obras num terminal de GNL


    Reference: http://www.revistafator.com.br/imagens/fotos/terminal_gas_pe...
Cgraphic
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese