KudoZ home » English to Portuguese » Engineering (general)

downlink

Portuguese translation: enlace descendente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:downlink
Portuguese translation:enlace descendente
Entered by: rhandler

10:58 Feb 11, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
English term or phrase: downlink
Downlink: a transmission path for data or other signals from a communications satellite or airborne platform to an earth station.

Qual seria a traudução de "downlink" como na definição acima. Seria "enlace descendente"?
Alexandre Reis
Brazil
enlace descendente
Explanation:
Esta é a tradução para o português. As estatísticas indicam 7.190 páginas em português sobre "enlace descendente".

Veja estes exemplos:

Downlink downlink, enlace descendente
XOOPS: Definições - Página inicial Definições D Downlink downlink, enlace descendente Definições Navegar pelas letras Todas | A | B | C | D | E | F | G | H ...
http://xoopscube.com.br/modules/xclDic/entry.php?entryID=469...

Patentes sobre enlace descendente - Resultados 1 a 20 de 43
Resultado da consulta de patentes sobre enlace descendente. Faça download de patentes registradas no Brasil em pdf. Resultados 1 a 20 de 43.
www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?pesquisa=enl...

PPesqAN8O rebaixamento da banda no enlace descendente visa evitar que antenas TVRO ... O sinal do enlace descendente é transmitido direcionalmente para uma região ...
www.letronet.com.br/psist/ppesq/ppesqlivcap/ppesqan/ppesqan...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1enlace descendenterhandler
4 +1downlink
Floriana Leary
4canal
Marta Caldeira
4Transmitir
Felipe Vourakis


Discussion entries: 5





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
canal


Explanation:
canal que transmite sinais de um satélite ou outro transmissor aéreo a uma estação terrestre


Marta Caldeira
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
downlink


Explanation:
Eu sugeria deixar, pois onde pisquisei estava tudo com downlink, veja:

...se o sinal desce do satélite para uma estação terrestre, dizemos que ele é DownLink
http://www.aminharadio.com/radio/radio_satelite

Downlink é o caminho a partir de um sinal por satélite para a terra
http://pt.tech-faq.com/downlink.shtml

Babylon English Portuguese dictionary Abaixe este dicionário

downlink
s. canal que transmite sinais de um satélite ou outro transmissor aéreo a uma estação terrestre



Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Lino: Apesar de não ser, particularmente, adepto de anglicanismos, acredito ser necessário pois designa uma direção específica da transmissão.
1 hr
  -> Obrigado do seu 'input', agradecido, tenha um bom dia!

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Transmitir


Explanation:
Transmitir

Explicação:
downlink é uma tranmissão de dados do satélite no sentido da rede do usuário. A transmissão ao contrário é UPLINK.
Portanto, DOWNLINK e UPLINK, empregados como verbo, significa TRANSMITIR. Ou onde for adequado, pode ser também trauduzido como FAZER O DOWNLINK ou o UPLINK.

(Resposta encontrada aqui em Kudoz em uma questão quase idêntica um pouco abaixo desta).


Felipe Vourakis
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
enlace descendente


Explanation:
Esta é a tradução para o português. As estatísticas indicam 7.190 páginas em português sobre "enlace descendente".

Veja estes exemplos:

Downlink downlink, enlace descendente
XOOPS: Definições - Página inicial Definições D Downlink downlink, enlace descendente Definições Navegar pelas letras Todas | A | B | C | D | E | F | G | H ...
http://xoopscube.com.br/modules/xclDic/entry.php?entryID=469...

Patentes sobre enlace descendente - Resultados 1 a 20 de 43
Resultado da consulta de patentes sobre enlace descendente. Faça download de patentes registradas no Brasil em pdf. Resultados 1 a 20 de 43.
www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?pesquisa=enl...

PPesqAN8O rebaixamento da banda no enlace descendente visa evitar que antenas TVRO ... O sinal do enlace descendente é transmitido direcionalmente para uma região ...
www.letronet.com.br/psist/ppesq/ppesqlivcap/ppesqan/ppesqan...

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 490

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Leitão: Pois, sou mesmo uma distraída. Olhei para confirmar os links e não percebi que tinha repetido a referência. As minhas desculpas pelo lapso!!
2 hrs
  -> Obrigado, Lúcia, boa referência, foi a que eu trouxe no meu promeiro exemplo! // Não há de que se desculpar, a referência é mesmo muito boa!