KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

offshore waters

Portuguese translation: águas costeiras


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:offshore waters
Portuguese translation:águas costeiras
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

13:36 Feb 10, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Environment & Ecology
English term or phrase: offshore waters
But water also dissolves and carries pollutants into the ground, our coastal ponds and offshore waters
==================
Nos dicionários, encontrei offshore como "a poucos metros de distância da praia", nos glossários como "marítimo", no Wikipedia, há uma conotação diferente.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
águas costeiras
Explanation:
É isso.

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2007-02-10 13:51:31 GMT)
--------------------------------------------------

Atenção que "coastal pond" não é o mesmo que "águas costeiras", como diz a Nadia Morais.

Posso estar errado, uma vez que não há mais contexto, mas "coastal pond" é uma "lagoa natural" ou mesmo um "viveiro de aquacultura".
Selected response from:

Mário Seita
Ireland
Grading comment
Gratíssima
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5ao largo
Nadia Morais
5águas costeiras
Mário Seita
4águas em alto marVepalm


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
ao largo


Explanation:
Este é p termo técnico que geralmente se utiliza para designar algo que se encontra "offshore" e neste caso, julgo ser o mais apropriado visto que se menciona "águas costeiras" na mesma frase.

Nadia Morais
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
águas costeiras


Explanation:
É isso.

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2007-02-10 13:51:31 GMT)
--------------------------------------------------

Atenção que "coastal pond" não é o mesmo que "águas costeiras", como diz a Nadia Morais.

Posso estar errado, uma vez que não há mais contexto, mas "coastal pond" é uma "lagoa natural" ou mesmo um "viveiro de aquacultura".

Mário Seita
Ireland
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Gratíssima
T.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
águas em alto mar


Explanation:
As águas costeiras abrangem apenas uma zona afectada pelas marés (têm coloração mais esverdeada). As águas offshore são em alto-mar e têm coloração mais azul.

Em Portugal utilizamos correntemente o termo sem tradução, ou seja - águas "offshore" - tal como "standard" e tantos outros. O Parlamento Europeu não traduz. Eu prefiro o termo inglês apesar de ser amante da minha língua Pátria.


    Reference: http://www.navsoft.com.br/monitoramento_vts.htm
Vepalm
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16