KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

nitrogen

Portuguese translation: nitrogênio (Brasil)/Azoto (Portugal)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:nitrogen
Portuguese translation:nitrogênio (Brasil)/Azoto (Portugal)
Entered by: rhandler

15:03 Feb 11, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Environment & Ecology
English term or phrase: nitrogen
As saltwater plants need nitrogen, freshwater plants thrive on phosphorus
==============
Minha dúvid anão é na tradução deste termo mas, sim, no fato de que alguns colegas estão traduzindo NITROGEN por AZOTO. Qdo se usa um e outro?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
nitrogênio
Explanation:
Esta é a forma usual no Brasil. Azoto vem do francês "azote", mas só colou em Portugal, que segue a França em tudo que pode. O símbolo químico é N, universalmente, o que torna o nome nitrogênio mais palatável.

Veja as estatísticas do Google:

1,010,000 Portuguese pages for nitrogênio
206,000 Portuguese pages for azoto

Azoto deriva da crença de que a vida seria impossível sob esse gás, o que se provou falso, pois há bactérias que se alimentam dele.

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2007-02-11 15:25:38 GMT)
--------------------------------------------------

Veja aqui como é impróprio o nome "azoto" (a+zoo = negação da vida, sem vida):

Vésper Estudo Orientado -Ecossistema Global-Ciclo do Nitrogênio
O nitrogênio é um dos componentes vitais para a vida. ... Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia. ...
www.escolavesper.com.br/ecossistemas_ciclo_do_nitrogenio.ht...


--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2007-02-11 15:42:27 GMT)
--------------------------------------------------

Veja que interessante:

75 Portuguese pages for "nitrato de cadmio".
Your search - "azotato de cadmio" - did not match any documents.

Selected response from:

rhandler
Grading comment
Gratíssima por suas explicações. Há duas perguntas ainda sem definição: Island Blue Pages e pilings. Pode me ajudar? Já estão no ProZ.
Bom domingo!
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1nitrogêniorhandler
5azotoVepalm
5azotomfs_trad


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
azoto


Explanation:
A tradução de nitrogen para portugues PT é azoto. Por vezes em brasileiro também se usa nitrogénio, mas penso que também é mais correcto azoto

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2007-02-11 15:09:36 GMT)
--------------------------------------------------

significa o mesmo

mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
nitrogênio


Explanation:
Esta é a forma usual no Brasil. Azoto vem do francês "azote", mas só colou em Portugal, que segue a França em tudo que pode. O símbolo químico é N, universalmente, o que torna o nome nitrogênio mais palatável.

Veja as estatísticas do Google:

1,010,000 Portuguese pages for nitrogênio
206,000 Portuguese pages for azoto

Azoto deriva da crença de que a vida seria impossível sob esse gás, o que se provou falso, pois há bactérias que se alimentam dele.

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2007-02-11 15:25:38 GMT)
--------------------------------------------------

Veja aqui como é impróprio o nome "azoto" (a+zoo = negação da vida, sem vida):

Vésper Estudo Orientado -Ecossistema Global-Ciclo do Nitrogênio
O nitrogênio é um dos componentes vitais para a vida. ... Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia. ...
www.escolavesper.com.br/ecossistemas_ciclo_do_nitrogenio.ht...


--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2007-02-11 15:42:27 GMT)
--------------------------------------------------

Veja que interessante:

75 Portuguese pages for "nitrato de cadmio".
Your search - "azotato de cadmio" - did not match any documents.



rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 160
Grading comment
Gratíssima por suas explicações. Há duas perguntas ainda sem definição: Island Blue Pages e pilings. Pode me ajudar? Já estão no ProZ.
Bom domingo!
T.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
15 mins
  -> Obrigado, Jorge. Bom domingo!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
azoto


Explanation:
Teresa concordo com quase tudo o que diz. Se a sua língua de transcrição é para portugês (Portugal), deve utilizar azoto. o mesmo para compostos azotados, e a excepção surge no nitrato.

Só quero fazer notar que foi Lavoisier que denominou primeiro o nitrogénio por- ázoe (azoto) - por ser muito inerte = sem vida.
Não só os franceses que usam o termo, os italianos também. Possivel/ outros...

É uma realidade que diferentes países utilizam termos diferentes mesmo quando usando uma língua comum. O que interessa é que sejam correctos e todos se entendam - quando eu leio nitrogénio num texto sei o que é (não há confusão possível) e quase garanto que é de origem brasileira, e vocês devem fazer um raciocínio semelhante.

A diversidade é uma bêncão....




    Reference: http://209.85.135.104/search?q=cache:0xhUpceheskJ:pt.wikiped...
Vepalm
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16