KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

harbormaster

Portuguese translation: capitão de porto


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:harbormaster
Portuguese translation:capitão de porto
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

17:12 Feb 18, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Environment & Ecology
English term or phrase: harbormaster
Bilge socks are available at local marinas and through the various harbormasters
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
capitão de porto
Explanation:
Capitães de Porto

harbour ['hA:bE]


substantivo
· porto de abrigo;

· refúgio;

· albergue, asilo;

harbour dues
direito de porto, emolumentos de porto;

harbour-master
capitão do porto;

harbour of refuge
porto de abrigo;

harbour-station
gare marítima;

artificial harbour
porto artificial;

natural harbour
porto natural;

to clear the harbour
deixar o porto;


verbo transitivo e intransitivo
· proteger, abrigar, albergar;

· dar asilo a;

· dar guarida a;

· refugiar-se em, procurar abrigo em;

to harbour a grudge against a person
guardar rancor contra uma pessoa;

to harbour a hope
acalentar uma esperança;


© Porto Editora, Lda. - 2000
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
Gratíssima a todos.
BJs
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7capitão de porto
Jorge Freire
4 +1comandante de Capitania dos Portos/Capitão-de-Mar-e-Guerra
Alvaro Neder, Ph.D.
4comandante de zona portuáriaAdriana Fonseca


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
capitão de porto


Explanation:
Capitães de Porto

harbour ['hA:bE]


substantivo
· porto de abrigo;

· refúgio;

· albergue, asilo;

harbour dues
direito de porto, emolumentos de porto;

harbour-master
capitão do porto;

harbour of refuge
porto de abrigo;

harbour-station
gare marítima;

artificial harbour
porto artificial;

natural harbour
porto natural;

to clear the harbour
deixar o porto;


verbo transitivo e intransitivo
· proteger, abrigar, albergar;

· dar asilo a;

· dar guarida a;

· refugiar-se em, procurar abrigo em;

to harbour a grudge against a person
guardar rancor contra uma pessoa;

to harbour a hope
acalentar uma esperança;


© Porto Editora, Lda. - 2000

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Gratíssima a todos.
BJs
T.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
22 mins
  -> Obrigado, Ralph!

agree  Vepalm
31 mins
  -> Obrigado, Vepalm!

agree  Fernando Domeniconi
44 mins
  -> Obrigado, Fernando!

agree  Jorge Rodrigues
47 mins
  -> Obrigado, Jorge!

agree  Clauwolf
1 hr
  -> Obrigado, Cláudio!

agree  Alvaro Neder, Ph.D.
1 hr
  -> É isso, Álvaro. Obrigado!

agree  Cristina Santos
4 hrs
  -> Obrigado, Cristina!

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
comandante de zona portuária


Explanation:
harbour-master
n comandante de zona portuária.

Adriana Fonseca
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
comandante de Capitania dos Portos/Capitão-de-Mar-e-Guerra


Explanation:
comandante de Capitania dos Portos

ok, sem questionar a sugestão do colega, pois não sou do ramo, mas parece que no Brasil este termo não é usado. Veja que há quase nenhuma página do Brasil ou de brasileiro com este termo. Há, no entanto, Capitanias dos Portos no Brasil, para cada estado que possui portos. E a pessoa que é encarregada é um Capitão-de-Mar-e-Guerra.

Até o final dos anos 70, o Estado do Maranhão tinha três Organizações de Marinha: A Capitania dos Portos - comandanda por um Capitão-de-Mar-e-Guerra; O Serviço de Sinalização Náutica (SSN-42) - comandao por um Capitão-de-Corveta; e o Navio Sinalizador Tenente Boanerges - comandado por Capitão-Tenente.

Atualmente a Capitania dos Portos do Estado
do Maranhão tem como comandante o
Capitão-de-Mar-e-Guerra
RICARDO ACHILLES DE FARIA MELLO,
o 71º de sua história.


http://www.portosma.com.br/capitania/index.php



Alvaro Neder, Ph.D.
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire: Pode estar certo, mas o comandante de uma capitania é um capitão de porto (poderá ser -de-mar-e-guerra, mas não necessáriamente)
5 mins
  -> concordo, Jorge; além do mais, o comandante de uma capitania não é o capitão de apenas um porto, mas de muitos;