KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

100-year flood

Portuguese translation: cheia de cem anos (de recorrência)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:100-year flood
Portuguese translation:cheia de cem anos (de recorrência)
Entered by: rhandler

22:21 Aug 25, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Environment & Ecology / Climate
English term or phrase: 100-year flood
Também pode ser 500-year flood e 1000-year flood.

Embora a tradução mais óbvia pareça ser "enchente recorde em 100 anos", encontrei explicações no Wikipédia e em outros site que indicam não ser bem assim.

http://en.wikipedia.org/wiki/100-year_flood

Seria o volume de água esperado a ser alcançado ou superado a cada 100 anos em média.

Existe alguma tradução consagrada na área de climatologia ou algo do gênero para essa medida?
Fernanda de Castro Daniel
South Africa
cheia de cem anos (de recorrência)
Explanation:
Esta é a expressão consagrada, em hidrologia. Veja este exemplo:

Consórcio Itá - Projeto Faixa Ciliar
... ao longo de todo o perímetro do reservatório e à cota correspondente a cheia de cem anos, de recorrência, adotando-se a linha mais externa, ...
www.consorcioita.com.br/iframes/i_faixa_ciliar.html

Para recorrências menores, há mais exemplos:

[PDF] Engenheiro Químico I
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
14 - Determine a probabilidade de uma cheia, igual ou maior do que a cheia de 20 anos de recorrência, ocorrer nos próximos 2 anos. ...
www.nc.ufpr.br/sanepar/provas_ts/021_Engenheiro_Quimico I.p...


[PDF] COPPETEC
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
escoar a cheia de 20 anos de recorrência, sem extravasamento pelo vertedor. • Carga máxima sobre a crista do vertedor de 3,0m. ...
www.ana.gov.br/AcoesAdministrativas/CDOC/docs/planos_direto...

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2008-08-25 22:48:47 GMT)
--------------------------------------------------

Veja para 10 anos:

[PDF] 1 “DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO DE BACIAS DE DECANTAÇÃO EM VIAS DE ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Amortecimento da Cheia de 10 Anos. A simulação do amortecimento da onda de cheia foi feita através da aplicação da equação da ...
http://revenda-theria.servidorpt.com/crp/textos/24.pdf


[DOC] HIDROLOGIA
Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
só acontece uma a cada 10 anos;; a última aconteceu há 10 anos;; se neste ano aconteceu uma cheia de 10 anos, no próximo ano a probabilidade de acontecer é ...
www.nce.ufrj.br/concursos/encerrados/ana/conhecimentoespeci...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Perfeito!!!!Obrigada a todos...
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5cheia de cem anos (de recorrência)rhandler
4inundações nos próximos 100 anos
Lúcia Leitão
3volume a ser igualado ou superado a cada 100 anos.
Marcos Antonio
Summary of reference entries provided
felidaevampire

Discussion entries: 2





  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
inundações nos próximos 100 anos


Explanation:
Julgo que se trata de uma mera projecção no tempo, sendo neste caso de um período de 100 anos

"Estimated total damages of a 100-year flood are projected to increase with up to 40 % for the Upper Danube and up to 14 % for the Meuse catchment. ..."
eur-lex.europa.eu/Notice.do?mode=dbl&lang=en&lng1=en,pt&lng2=cs,da,de,el,en,es,et,fi,fr,hu,it... - 59k - Em cache - Páginas semelhantes

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
cheia de cem anos (de recorrência)


Explanation:
Esta é a expressão consagrada, em hidrologia. Veja este exemplo:

Consórcio Itá - Projeto Faixa Ciliar
... ao longo de todo o perímetro do reservatório e à cota correspondente a cheia de cem anos, de recorrência, adotando-se a linha mais externa, ...
www.consorcioita.com.br/iframes/i_faixa_ciliar.html

Para recorrências menores, há mais exemplos:

[PDF] Engenheiro Químico I
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
14 - Determine a probabilidade de uma cheia, igual ou maior do que a cheia de 20 anos de recorrência, ocorrer nos próximos 2 anos. ...
www.nc.ufpr.br/sanepar/provas_ts/021_Engenheiro_Quimico I.p...


[PDF] COPPETEC
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
escoar a cheia de 20 anos de recorrência, sem extravasamento pelo vertedor. • Carga máxima sobre a crista do vertedor de 3,0m. ...
www.ana.gov.br/AcoesAdministrativas/CDOC/docs/planos_direto...

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2008-08-25 22:48:47 GMT)
--------------------------------------------------

Veja para 10 anos:

[PDF] 1 “DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO DE BACIAS DE DECANTAÇÃO EM VIAS DE ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Amortecimento da Cheia de 10 Anos. A simulação do amortecimento da onda de cheia foi feita através da aplicação da equação da ...
http://revenda-theria.servidorpt.com/crp/textos/24.pdf


[DOC] HIDROLOGIA
Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
só acontece uma a cada 10 anos;; a última aconteceu há 10 anos;; se neste ano aconteceu uma cheia de 10 anos, no próximo ano a probabilidade de acontecer é ...
www.nce.ufrj.br/concursos/encerrados/ana/conhecimentoespeci...

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 160
Grading comment
Perfeito!!!!Obrigada a todos...

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susana Alves: Um "100 year flood" é uma cheia que acontece de 100 em 100 anos.
53 mins
  -> Por definição, não é? Obrigado, Susana!

agree  Fernando Domeniconi
2 hrs
  -> Obrigado, Fernando!

agree  Carlos Quandt: ou "cheia com tempo de recorrência de 100 anos" - trata-se de uma estimativa com base na probabilidade estatística da ocorrência de uma cheia desse porte.
4 hrs
  -> Obrigado, quandt!

agree  Italo & Beverly Sessegolo: concordo com quandt - apesar do nome, nao significa que so ocorra de 100 em 100 anos. Houveram varias cheias de 100 anos nos EUA recentemente.
13 hrs
  -> Obrigado, Italo & Beverly! A periodicidade varia, mas a média (que reflete a probabilidade) é essa.

agree  Marcelo Gonçalves
14 hrs
  -> Obrigado, Marcelo!

14 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
volume a ser igualado ou superado a cada 100 anos.


Explanation:

Opção

Creio ser isto. É mais uma explicação do que uma tradução.

- Volume de água de uma enchente/inundação que se espera ser superado/igualado durante um período de tempo ( no caso específico, 100 anos)


- A one-hundred-year flood is calculated to be the level of flood water expected to be equaled or exceeded every 100 years on average. The 100-year flood is ...
en.wikipedia.org/wiki/100-year_flood - 19k -

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20




Reference comments


2 hrs
Reference

Reference information:
Ainda meio confusa, mas...
- a maior inundação em 100/500/1000 anos; ou
- uma inundação que durou 100/500/1000 anos (uau!) (não necessariamente a inundação durou todo esse tempo, talvez seus efeitos sobre o local).
Você tem o texto, então sabe melhor o contexto. :)

felidaevampire
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8