KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

envelope (no contexto)

Portuguese translation: revestimento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:envelope (no contexto)
Portuguese translation:revestimento
Entered by: Christina Moreira

21:08 Nov 10, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Environment & Ecology
English term or phrase: envelope (no contexto)
Oi, pessoal.

Eu não sei como traduzir a palavra "envelope" no contexto abaixo:

"On the one hand prescriptive codes that set
separate performance levels for major **envelope** and equipment components, such as minimum thermal resistance of walls..."

Agradeço sugestões.

Christina.
Christina Moreira
Brazil
revestimento
Explanation:
Segundo o IATE
building envelope = revestimento

Diria assim:
...níveis de performance separados para optimizar os componentes de revestimento e equipamento, tais como a resistência térmica mínima das paredes...
Selected response from:

Sara Sousa Soares
Grading comment
Obrigada, Sara! No meu contexto, creio ser a melhor opção. Agradeço também a todos que ajudaram.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5estrutura exterior do edifício, estrutura exterior da construção, carcaça
Salvador Scofano and Gry Midttun
4 +1revestimento
Sara Sousa Soares
4envoltório
Marcos Antonio
4invólucro de um aeróstato
Joon Oh
4limite operacional
Artur Jorge Martins
4enveloperhandler
3enquadramento
Maria Meneses
3Jacket
Luciane Shanahan


Discussion entries: 2





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Jacket


Explanation:
sem mais contexto...

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2008-11-10 21:20:43 GMT)
--------------------------------------------------

This patent describes an insulating jacket that is removable and reusable, for insulating a hot or cold fluid distribution system. The jacket is made of a plurality of sections which mate and seal together to effectively seal the valve off from the surrounding ambient atmosphere. Each of the jacket sections can be made of a clear thermoplastic material and the entire assembly is designed to employ the trapped air, between the inside wall of the jacket and the system element, as the insulator. From: http://www.freepatentsonline.com/5797415.html

Luciane Shanahan
Brazil
Native speaker of: Portuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
envelope


Explanation:
É o nome que se dá aos envoltórios de proteção, geralmente de concreto, das linhas enterradas, veja:

PDF] E1.01 (31-05-07).p65
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Não permitir a instalação de cabos sem a proteção de eletrodutos de aço zincado a quente, ... Ficha E2-05 Envelope de concreto para dutos. RECEBIMENTO ...
http://consfde.edunet.sp.gov.br/catalogo/Setembro_08/SERVICO...

PDF] Dutos e Sub-Dutos
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
Assentamento com envelope de concreto Base de areia e proteção (testemunho) de concreto ... água nos eletrodutos. No caso de solo de baixa ...
http://200.199.118.135/orse/esp/ES00307.pdf

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 160

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
enquadramento


Explanation:
é mesmo sugestão admitindo que o contexto seja o que estou a pensar

Maria Meneses
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
limite operacional


Explanation:
Envelope - the technical limits within which an aircraft or electronic system may be safely operated. (Dictionary.com)

Julgo que seja isto que procura.

https://fenix.ist.utl.pt/disciplinas/set/2004-2005/2-semestr...

http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/ComInf/Noticias/Docu...

http://paginas.fe.up.pt/~mleitao/STEL/Teoricas/STEL_9-QUA.pd...

http://www.gpiaa.gov.pt/tempfiles/20060718145555moptc.pdf

Artur Jorge Martins
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
invólucro de um aeróstato


Explanation:
Sugestao:

envelope
n 1 envelope. 2 coberta, capa, envoltório, invólucro. 3 Aeron a) balão de gás de um aeróstato. b) invólucro de um aeróstato. 4 Biol, Bot tegumento, cálice. 5 Mil valo. 6 Geom envolvente.
(http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php?lingua=...



Joon Oh
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
envoltório


Explanation:
Outra opção.


envelope: envelope - invólucro - envoltório (Dic. Leonel Vallandro)

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
estrutura exterior do edifício, estrutura exterior da construção, carcaça


Explanation:
Pelo que imagino, está a se falar sobre a estrutura de construções e questões ambientais.

Envelope nesse contexto significaria:
estrutura exterior do edifício (da construção)/carcaça

Ver Kudoz abaixo:
http://www.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/other/157514...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Works in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 237

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
revestimento


Explanation:
Segundo o IATE
building envelope = revestimento

Diria assim:
...níveis de performance separados para optimizar os componentes de revestimento e equipamento, tais como a resistência térmica mínima das paredes...

Sara Sousa Soares
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada, Sara! No meu contexto, creio ser a melhor opção. Agradeço também a todos que ajudaram.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
22 hrs
  -> Obrigada Teresa :) !!!