KudoZ home » English to Portuguese » Environment & Ecology

up gradient and down gradient

Portuguese translation: acima e abaixo / montante e jusante


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:up gradient and down gradient
Portuguese translation:acima e abaixo / montante e jusante
Entered by: António Ribeiro

04:53 Jan 15, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Environment & Ecology / Environment
English term or phrase: up gradient and down gradient
O contexto é:
“Once these surface water features and boreholes have been identified they must be sampled both up gradient and down gradient of the pollution source.”
Agradecia uma ajuda,
Norberto
xxxNorberto
acima e abaixo
Explanation:
...acima e abaixo do ponto (da fonte) de poluição.

Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Caro Sr. António Ribeiro,
Muito agradecido pela tradução que irei usar na maior parte do texto. Contudo em alguns contextos os termos 'montante/jusante' talvez possam ser mais explícitos.
Saudinha e até à próxima,
Norberto
P.S. - Agradeço também o Sr. Tomás Bueno pela sua constribuição.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5acima e abaixoAntónio Ribeiro
4montante/jusante
Tomás Rosa Bueno


  

Answers


54 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
acima e abaixo


Explanation:
...acima e abaixo do ponto (da fonte) de poluição.



António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32
Grading comment
Caro Sr. António Ribeiro,
Muito agradecido pela tradução que irei usar na maior parte do texto. Contudo em alguns contextos os termos 'montante/jusante' talvez possam ser mais explícitos.
Saudinha e até à próxima,
Norberto
P.S. - Agradeço também o Sr. Tomás Bueno pela sua constribuição.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
montante/jusante


Explanation:
Confundi-me um pouco pelo "gradiente", até ler que downgradient é «the direction that groundwater flows; similar to “downstream” for surface water flows.» [http://www.aces.edu/waterquality/glossary/glossary_results.p...].

Portanto...


    Reference: http://www.aces.edu/waterquality/glossary/glossary_results.p...
Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish