KudoZ home » English to Portuguese » Finance (general)

ROE - Return on Equity

Portuguese translation: ROE - retorno sobre o patrimônio


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ROE - Return on Equity
Portuguese translation:ROE - retorno sobre o patrimônio
Entered by: Neyde

14:12 Mar 13, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general) / Balanceh
English term or phrase: ROE - Return on Equity
Return on equity (ROE) - Also known as return on capital, ROE is used to measure the performance of the CEO, and that is why it is often used in annual reports or letters to shareholders and board of directors. ROE is an indicator that you can use in your conversations with presidents and CEOs
Pedrina -
retorno sobre o patrimônio
Explanation:
Fonte: Business Dictionary - Paulo Migliavacca - Ed. Edicta

--------------------------------------------------
Note added at 23 mins (2007-03-13 14:36:51 GMT)
--------------------------------------------------

Equity neste contexto é o patrimônio da empresa. Em outros pode ser traduzido por equidade (princípio jurídico em PT-BR), patrimônio líquido (em termos contábeis na análise de balanços). Há casos específicos em que se utiliza o termo em inglês como "private equity", uma divisão em bancos brasileiros.
Favor verificar no website da Investopedia os termos "equity" and "ROE" para mais detalhes - www.investopedia.com/terms/r/returnonequity.asp - 33k - Cached

Para a tradução em PT-BR, favor ver:
pt.wikipedia.org/wiki/ROE - 14k - Cached - Similar pages
ROE é o acrônimo de Return On Equity (em português: Retorno sobre o Patrimônio). A ROE é um indicador financeiro percentual que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos. Isto é, o quanto ela consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.
O ROE é frequentemente utilizado por investidores, acionistas, financeiras, e outras entidades para acompanhar o potencial e estabilidade de uma empresa.
Para se calcular o ROE, multiplica-se a margem liquída de uma empresa por seu giro de ativos e pela sua alavancagem financeira:
ROE = (Lucro Liquído/Vendas) * (Vendas/Total de Ativos) * (Total de Ativos/Patrimonio) = (lucro liquido / patrimonio )

Ou então esta do site governamental relativo à revista brasileira Exame (Ed. Abril):
Fonte: Exame: Maiores e Melhores - vários números. Obs.: ROE (Retorno sobre o patrimônio), ROA (Retorno sobre os ativos),. ROS (Retorno sobre as vendas), ...
www.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/IIpremio/ajuste_fiscal... - Similar pages

Uma explicação mais detalhada em português (BR) sobre as diferentes acepções do termos EQUITY se encontra no Dicionário de Termos Financeiros e Bancários da Maria Tereza Camargo Biderman, Editora Disal, 2006.
Selected response from:

Neyde
Brazil
Grading comment
obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1retorno sobre o patrimônioNeyde
5 +1rendimento do capital próprio
Susana Valdez
4ROE - retorno da equidademfs_trad


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
roe - return on equity
ROE - retorno da equidade


Explanation:
O retorno na equidade (ROE) é um dos valuations o mais extensamente usados no potencial do investimento de um estoque.

O retorno na equidade do banco (ROE) é a renda líquida dividida por sua equidade média. O retorno nos recursos de banco (ROA) é sua renda líquida dividida ...


--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2007-03-13 14:16:56 GMT)
--------------------------------------------------

na equidade e não da, peço desculpa

mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
roe - return on equity
rendimento do capital próprio


Explanation:
fonte: Banco de Portugal

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2007-03-13 14:21:19 GMT)
--------------------------------------------------

definição: "ROE. A measure of how well a company used reinvested earnings to generate additional earnings, equal to a fiscal year's after-tax income (after preferred stock dividends but before common stock dividends) divided by book value, expressed as a percentage. It is used as a general indication of the company's efficiency; in other words, how much profit it is able to generate given the resources provided by its stockholders. investors usually look for companies with returns on equity that are high and growing." http://www.investorwords.com/4248/Return_on_Equity.html

Susana Valdez
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Moreira: yeap :)
49 mins
  -> Obrigada, Mariana. :)

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
roe - return on equity
retorno sobre o patrimônio


Explanation:
Fonte: Business Dictionary - Paulo Migliavacca - Ed. Edicta

--------------------------------------------------
Note added at 23 mins (2007-03-13 14:36:51 GMT)
--------------------------------------------------

Equity neste contexto é o patrimônio da empresa. Em outros pode ser traduzido por equidade (princípio jurídico em PT-BR), patrimônio líquido (em termos contábeis na análise de balanços). Há casos específicos em que se utiliza o termo em inglês como "private equity", uma divisão em bancos brasileiros.
Favor verificar no website da Investopedia os termos "equity" and "ROE" para mais detalhes - www.investopedia.com/terms/r/returnonequity.asp - 33k - Cached

Para a tradução em PT-BR, favor ver:
pt.wikipedia.org/wiki/ROE - 14k - Cached - Similar pages
ROE é o acrônimo de Return On Equity (em português: Retorno sobre o Patrimônio). A ROE é um indicador financeiro percentual que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos. Isto é, o quanto ela consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.
O ROE é frequentemente utilizado por investidores, acionistas, financeiras, e outras entidades para acompanhar o potencial e estabilidade de uma empresa.
Para se calcular o ROE, multiplica-se a margem liquída de uma empresa por seu giro de ativos e pela sua alavancagem financeira:
ROE = (Lucro Liquído/Vendas) * (Vendas/Total de Ativos) * (Total de Ativos/Patrimonio) = (lucro liquido / patrimonio )

Ou então esta do site governamental relativo à revista brasileira Exame (Ed. Abril):
Fonte: Exame: Maiores e Melhores - vários números. Obs.: ROE (Retorno sobre o patrimônio), ROA (Retorno sobre os ativos),. ROS (Retorno sobre as vendas), ...
www.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/IIpremio/ajuste_fiscal... - Similar pages

Uma explicação mais detalhada em português (BR) sobre as diferentes acepções do termos EQUITY se encontra no Dicionário de Termos Financeiros e Bancários da Maria Tereza Camargo Biderman, Editora Disal, 2006.


Neyde
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Wagner Azevedo
58 mins
  -> Muito obrigada, Wagner!