https://www.proz.com/kudoz/english-to-portuguese/finance-general/2929282-loan-arrangement-fee.html

loan arrangement fee

Portuguese translation: comissão de abertura de processo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:loan arrangement fee
Portuguese translation:comissão de abertura de processo
Entered by: Maria José Tavares (X)

17:03 Nov 13, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general)
English term or phrase: loan arrangement fee
The Customer has requested and the Bank has agreed to make available to the Customer a EUR xxx loan facility for the following purposes:

(a) EUR xxx to enable the Customer to construct a property...; and

(b) EUR xxx to enable the Customer to:

(i) pay a **loan arrangement fee of EUR xxx;

PT-PT, por favor. Obrigada!
Gabriela Matias
Portugal
Local time: 02:39
comissão de abertura de processo
Explanation:
Associação Sindical dos Juízes PortuguesesTransferências de outros bancos - oferta do serviço de documentação completo ( inclui os ... Crédito pessoal: isenção da comissão de abertura do processo, ...
www.asjp.eu/siteanterior/protocolo_bancos.html - 30k - Em cache - Páginas semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2008-11-13 17:30:19 GMT)
--------------------------------------------------

do processo de empréstimo

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2008-11-13 17:31:11 GMT)
--------------------------------------------------

Banco BESTO Banco Best suportará os seguintes custos de transferência desde que devidamente comprovados: - Comissão de Estudo / Abertura de Processo; ...
https://www.bancobest.pt/finsebanking/start.swe?SWEView=BEST... - 26k - Em cache - Páginas semelhantes
Selected response from:

Maria José Tavares (X)
Portugal
Local time: 02:39
Grading comment
Obrigada! :) Parece-me o mais adequado para PT-PT
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3taxa de abertura de crédito (TAC).
marco lessa (X)
4 +2comissão de abertura de processo
Maria José Tavares (X)
4 +1taxa de empréstimo
Isabel Maria Almeida
4taxa de preparação do empréstimo
Andréa Mostaço
4taxa de contratação de empréstimo
Paul Dixon
4 -1taxa de serviço (para obtenção ) de empréstimos
goulart


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
taxa de empréstimo


Explanation:
ajuda?

Isabel Maria Almeida
Portugal
Local time: 02:39
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Teresa Borges de Almeida
11 mins

agree  Lúcia Leitão: Eu diria assim também
14 mins

disagree  marco lessa (X): Não existe taxa p/ empréstimo. O empréstimo é pago com a cobrança de juros e a amortização do principal. Taxa de empréstimo é ilegalBrasília - A partir desta segunda-feira (3), aposentados e pensionistas que contraírem emp. no BB estão livres da TAC. .
1 hr
Login to enter a peer comment (or grade)

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
taxa de preparação do empréstimo


Explanation:
uma opção

Andréa Mostaço
Brazil
Local time: 22:39
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
40 mins

disagree  marco lessa (X): Brasília - A partir desta segunda-feira (3), aposentados e pensionistas que contraírem empréstimos no Banco do Brasil estarão livres de pagar a Taxa de Abertura de Crédito (TAC). O banco antecipou a determinação do Conselho Nacional de Previdência Social
1 hr
Login to enter a peer comment (or grade)

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
taxa de serviço (para obtenção ) de empréstimos


Explanation:
algo como taxa/cobrança pelos serviços / preparativos para obtenção de empréstimo
Olá, isso seria algo como uma explicação em Português do Brasil. Faça as devidas modificações para PT PT, mas imagino ser algo assim. Há uma cobrança por esses serviços e ela ja estaria incluida neste valor.

goulart
Brazil
Local time: 02:39
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  marco lessa (X): Brasília - A partir desta segunda-feira (3), aposentados e pensionistas que contraírem empréstimos no Banco do Brasil estarão livres de pagar a Taxa de Abertura de Crédito (TAC). O banco antecipou a determinação do Conselho Nacional de Previdência Social
1 hr
Login to enter a peer comment (or grade)

26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
comissão de abertura de processo


Explanation:
Associação Sindical dos Juízes PortuguesesTransferências de outros bancos - oferta do serviço de documentação completo ( inclui os ... Crédito pessoal: isenção da comissão de abertura do processo, ...
www.asjp.eu/siteanterior/protocolo_bancos.html - 30k - Em cache - Páginas semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2008-11-13 17:30:19 GMT)
--------------------------------------------------

do processo de empréstimo

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2008-11-13 17:31:11 GMT)
--------------------------------------------------

Banco BESTO Banco Best suportará os seguintes custos de transferência desde que devidamente comprovados: - Comissão de Estudo / Abertura de Processo; ...
https://www.bancobest.pt/finsebanking/start.swe?SWEView=BEST... - 26k - Em cache - Páginas semelhantes


Maria José Tavares (X)
Portugal
Local time: 02:39
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 68
Grading comment
Obrigada! :) Parece-me o mais adequado para PT-PT

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gilmar Fernandes: Considerando os links apresentados, me parece ser essa a terminologia usada pelos bancos Portugueses.
33 mins
  -> Obrigada Gilmar. Em Portugal os bancos cobram "comissões" por todos os serviços. Estamos sempre a pagar :(

disagree  marco lessa (X): Brasília - A partir desta segunda-feira (3), aposentados e pensionistas que contraírem empréstimos no Banco do Brasil estarão livres de pagar a Taxa de Abertura de Crédito (TAC). O banco antecipou a determinação do Conselho Nacional de Previdência Social
51 mins
  -> Marco, tem razão no que se refere ao Brasil, mas a pergunta foi feita por colega de Portugal, e cá é comissão

agree  Alexandra Gouveia: Tem toda a razão, Maria José.
1 hr
  -> Obrigada Alexandra

agree  Clara Duarte: É isto. Comissão de abertura de processo = Comissão de abertura de crédito = Comissão de abertura de processo de crédito. Pedi um crédito habitação há pouco tempo... | Obrigada, Maria José :)
2 hrs
  -> Obrigada Clara, e felicidades na nova casa :)
Login to enter a peer comment (or grade)

18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
taxa de abertura de crédito (TAC).


Explanation:
tac-taxa de abertura de crédito

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-11-13 18:14:06 GMT)
--------------------------------------------------

Taxa de abertura de crédito, mais um abuso":


Tarifa ou comissão de abertura de crédito, comissão de operações ativas etc.
Há um projeto de lei para considerá-la ilegal. V. PROCON.


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-11-13 18:23:41 GMT)
--------------------------------------------------

Brasília - A partir desta segunda-feira (3), aposentados e pensionistas que contraírem empréstimos no Banco do Brasil estarão livres de pagar a Taxa de Abertura de Crédito (TAC). O banco antecipou a determinação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que proíbe todas as instituições financeiras de cobrarem a tarifa dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A resolução nº 1.272, do CNPS, vai entrar em vigor após a publicação no Diário Oficial da União, nos próximos dias, e só vale para aposentados e pensionistas. Mas o Banco do Brasil pretende extinguir também a TAC cobrada em outros tipos de empréstimos em consignação, como o conveniado com sindicatos para trabalhadores da ativa.

Segundo o diretor de Varejo do Banco do Brasil, Paulo Bonzanini, o custo da TAC valia 3,5% do total do financiamento, com valor mínimo de R$ 10 e máximo de R$ 80. As taxas de juros variam de 1,5% a 2,7% ao mês, de acordo com o prazo do financiamento, que vai de 2 a 36 meses.

O BB Crédito Consignação pode ser contratado por cerca de 19 milhões de beneficiários da Previdência Social autorizados a tomar o crédito.

O objetivo da Previdência, ao aprovar a resolução, é fazer com que a taxa de juros cobrada pelo banco passe a representar o custo efetivo da transação para aposentados e pensionistas e que a competitividade entre os bancos reduza os custos para os clientes. A resolução também determina que os bancos tornem explícitas as taxas efetivas cobradas dos aposentados de acordo com os diferentes prazos para pagamento do empréstimo.

O INSS deverá definir nos próximos dias normas e a punição para o banco que não cumprir a determinação.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-11-13 18:24:47 GMT)
--------------------------------------------------

And
A MERRY XMAS AND A HAPPY NEW YEAR TO YOU ALL!

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-11-13 18:59:47 GMT)
--------------------------------------------------

A chamada TAC AUMENTA os JUROS REAIS.
Ex.:
At 6% converted quaterly, find the present value of a perpetuity of $300 payable at the end of each quarter.
Here R=300 and i=0.015 (=6/4/100). Substituting in A=R/i,
A=R/i=300/0.015=$20,000.
That is, at the given rate (6%), $20,000 is the cash equivalent of a perpetual income of $300 per quarter.
If you pay a "TAC"(Loan 'arrangement'fee/LAF) of $1.00,then,
=300-1/0.015=19,933.33; or
i=19,933.33/300=6.44%>6%.
That's why it's considered illegal...



--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-11-13 20:02:50 GMT)
--------------------------------------------------

Aqui no Brasil tudo é mais barato que em Portugal.
Uma boa bacalhoada, ou um legítimo cozido português, no restaurante Adega de Évora, no Largo do Machado, no Rio de Janeiro, no bairro do Catete, não passa de R$ 50,00, e não é preciso entrar em bicha nenhuma, que há lugar para todos....

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2008-11-13 20:05:08 GMT)
--------------------------------------------------

Corrijo, o nome do restaurante é 'Adega Portugália.'

--------------------------------------------------
Note added at 19 hrs (2008-11-14 12:13:32 GMT)
--------------------------------------------------

Taxa de abertura de crédito (TAC)[Loan aarrangement fee /LAF]
partir do próximo dia 30 (2008), o brasileiro estará livre de mais uma cobrança: a Taxa de Abertura de Crédito (TAC), cobrada por bancos e financeiras na hora de se fazer um financiamento ou empréstimo. O fim da taxa, no entanto, não deve significar alívio ao bolso do consumidor.
*********************************************************************
Taxa de Liquidação Antecipada (TLA)
Em dezembro do ano passado (2007), uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional)também pôs fim a outra cobrança: a da Taxa de Liquidação Antecipada (TLA). A taxa era cobrada no momento da quitação antecipada de financiamentos e operações de crédito.
Segundo o Procon, no entanto, a taxa feria o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê o abatimento proporcional dos juros nesses casos. "Essa taxa não engloba nenhuma prestação de serviço", diz Renata Reis.
"Quanto mais cedo o consumidor pagar, maior deve ser o desconto. Se houver a cobrança, ele pode questionar num órgão de defesa do consumidor. Se já tiver pago a taxa, pode pedir ressarcimento em dobro, porque é uma cobrança indevida", recomenda a técnica do Procon.
V. PROCON.


--------------------------------------------------
Note added at 19 hrs (2008-11-14 12:32:34 GMT)
--------------------------------------------------

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Art. 52. No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre:(...)
§ 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos. (...)


--------------------------------------------------
Note added at 19 hrs (2008-11-14 12:49:39 GMT)
--------------------------------------------------

Law Encyclopedia: Commitment Fee
This entry contains information applicable to **United States law only**.
Compensation paid to a lender by a borrower for the lender's promise to give a mortgage at some future time.
A commitment fee, frequently employed in real estate transactions, is an expense separate from interest charged on the loan to be secured by the mortgage. ***The controversy surrounding nonrefundable commitment fees arises when a borrower decides not to proceed with the loan and then demands return of the fee on the premise that the lender has **performed no services to earn it**. The courts have consistently rejected this contention and held that the lender is entitled to the commitment fee either as liquidated damages for breach of contract or as compensation for earmarking the funds for loan to the borrower.


--------------------------------------------------
Note added at 20 hrs (2008-11-14 13:08:58 GMT)
--------------------------------------------------


An ORIGINATIO FEE is a fee for establishing a new loan.
This fee is paid to the bank or your loan broker for his or her services in originating the loan.
The fee usually varies from 0.5% (half a point) to 2% (two points) of the loan amount, depending whether the loan was originated in the prime or the subprime market.
An origination fee of 2% on a $200,000 loan is $4,000. In some cases, one has to pay points plus origination fees.
***MOST*** banks/brokers charge an Origination Fee. As the name implies, it is a fee necessary to make the loan happen. Some loan structures also call for Discount Points. Discount Points differ from Origination Fees in that Discount Points are used to buy down the interest rates, temporarily or permanently. Origination Fee and Discount Points are both items listed under lender-charges on the HUD-1 Settlement Statement.
Broker or loan origination fee is paid to the person handling your loan application. This fee can be a set price or can be stated as percentage of your loan amount. The origination fee can be located at the top of the good faith estimate and should be disclosed within 3 days after applying for a home loan.
Origination fees are charged by the lender or Broker and are expressed as a percentage of the loan amount. *****They must be disclosed on the Good Faith Estimate and on the final closing papers, commonly called the HUD (short for "HUD-1 Settlement Statement").*****
In order for any lender to originate a loan without an origination fee, the interest rate must be higher to make up for that loss of revenue.
Making up the the loan loss by charging a higher interest rate ****is a farce.***** The bank is making money by lending out hundreds of thousands of dollars. The loan origination fee is really just a ****traditional way to LLEECE the customer.****** Does the bank deserve $3,000 on a $300,000 loan for 15 minutes of work? Basically, pulling the credit report, taking an application and then cutting a check at the end. That's what they are in business to do


--------------------------------------------------
Note added at 20 hrs (2008-11-14 13:10:04 GMT)
--------------------------------------------------

ORIGINATION FEE=LOAN AGREEMENT FEE!

marco lessa (X)
Brazil
Local time: 22:39
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 146

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavia Martins dos Santos
17 mins
  -> Thanks. Best. I took the opportunity to wish you a Very Merry White Xtmas and a Happy New Year.

neutral  Maria José Tavares (X): A pergunta foi feita por colega portuguesa e portanto creio que as expressões próprias do Brasil não se aplicam
1 hr
  -> Ora, pois, tu tens razão, por isto quando precisares de um empréstimo (q. Deus não permita...), peça-o aqui no Brasil, que não tem mais TAC...

agree  Luciana Roppa
18 hrs
  -> Obrigado, ilustre colega. Você foi tradutora do BC do BR e depois voltou pra Santa Terrinha? O Brasil saiu perdendo...Aproveito a oportunidade p. desejar-lhe um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

agree  Paul Dixon: This is the term used here in Brazil.
22 hrs
Login to enter a peer comment (or grade)

22 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
taxa de contratação de empréstimo


Explanation:
A suggestion.

Paul Dixon
Brazil
Local time: 22:39
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Login to enter a peer comment (or grade)



Login or register (free and only takes a few minutes) to participate in this question.

You will also have access to many other tools and opportunities designed for those who have language-related jobs (or are passionate about them). Participation is free and the site has a strict confidentiality policy.

KudoZ™ translation help

The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also: