KudoZ home » English to Portuguese » Finance (general)

Notional outstanding

Portuguese translation: valores nocionais pendentes


16:45 Nov 27, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general) / Capital markets
English term or phrase: Notional outstanding
O contexto é o seguinte:

OVER-RELIANCE ON CREDIT DEFAULT SWAPS (CDS), SPREADS RISKS ACROSS COUNTRIES, INSTITUTIONS AND INCREASES CORRELATION.

More than 95% of the CDS notional outstanding
can be attributed to financial institutions.

Grata.
Elaine Pepe
Portuguese translation:valores nocionais pendentes
Explanation:
Uma sugestão.
Selected response from:

Paul Dixon
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3valores nocionais em circulação
Maria-Betania Ferreira
5montate contratual em abertomarco lessa
5[mais que 95% dos CDS's] nocionais não liquidados [podem ser atribuídos....]
Gilmar Fernandes
495% dos CDCs nacionais em circulação/em mãos de terceirosMarlene Curtis
4valor nocional em risco/em aberto
AlexMiranda
4valores nocionais pendentes
Paul Dixon
4notional passivo -
Marcos Antonio


  

Answers


24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
notional outstanding
notional passivo -


Explanation:
Sug.




- notional passivo - notional devido - notional não saldado

- de 2004, o notional destes instrumentos era de 472 milhões de ...... pendência, considerou, a benefício de maior transparência, de ...
www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/Investidor...

- Notional Passivo. Eur 27 milhões. Eur 27 milhões. MTM (*). (1.755) .... Uma vez solucionadas as pendências apontadas no processo ...
www.gerdau.com.br/updatetool/DownloadCenter/_fls/_dwn/1665_...

-


Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 191

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
notional outstanding
95% dos CDCs nacionais em circulação/em mãos de terceiros


Explanation:
CDC = Credit Default Swap

Em geral não se traduz.

--------------------------------------------------
Note added at 47 mins (2008-11-27 17:32:50 GMT)
--------------------------------------------------

outstanding = a receber ou a pagar, em mãos de terceiros, em circulação.

Marlene Curtis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1671

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  marco lessa: crédito cruzado contra inadimplência.
7 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
notional outstanding
valores nocionais em circulação


Explanation:
A palavra "notional" significa "conceptual; imaginative; theoretical". Em vez de nocionais, poderia ser 'teóricos' ou 'hipotéticos', embora o 'nocional' definido pelo dicion. Aurélio seja "referente a noção ou noções; que tem caráter de noção)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-11-27 18:07:48 GMT)
--------------------------------------------------

Corrigindo: "Valores nocionais de CDS em circulação" - definitivamente, estou mais do que precisada de sono.

Example sentence(s):
  • 'valores nocionais de CDS atingiram US$ 57,9 bilhões e; ... Por outro lado, a elevação dos valores nocionais dos derivativos de crédito"
Maria-Betania Ferreira
France
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  goulart
1 hr

agree  marco lessa: Concordo se for acrescentado 'valor ~ (ou nominal) de referência (...) Obrigado a Vossa Excelência.
6 hrs
  -> Concordo com a sua condição - faz sentido! Thanks!

agree  Maria Folque: Concordo.
3 days23 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
notional outstanding
[mais que 95% dos CDS's] nocionais não liquidados [podem ser atribuídos....]


Explanation:
http://www.igf.com.br/aprende/verbetes/ver_Resp.aspx?id=3367

VALOR NOCIONAL:
É o valor total dos ativos de uma posição alavancada. Este termo é vulgarmente usado em relação a opções, futuros e mercados cambiais, porque estes instrumentos derivados permitem controlar uma grande posição no ativo subjacente através do investimento de pequenos montantes. O valor nocional é o valor total do ativo subjacente controlado pelo derivado.

Gilmar Fernandes
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 60

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
notional outstanding
valores nocionais pendentes


Explanation:
Uma sugestão.

Paul Dixon
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
notional outstanding
valor nocional em risco/em aberto


Explanation:
Eu diria valor nocional em risco.

Sobre a escolha de “nocional”:

O uso de nocional nesse contexto é um neologismo, mas notional também o é em inglês. Creio que seja preferível usar uma denotação nova de uma palavra existente a introduzir uma palavra inglesa no vernáculo, por isso prefiro usar nocional em vez de notional.

Sobre a escolha de “em risco”:

Prefiro usar “em risco” a “passivo”. Passivos são obrigações financeiras não contingentes de uma empresa (ou pessoa) (http://www.bovespa.com.br/Investidor/DicionarioFinan/diciona... No contexto de um CDS, o valor nocional não é uma obrigação financeira , mas simplesmente o valor que serve como base de cálculo das obrigações do comprador (http://en.wikipedia.org/wiki/Credit_default_swap). O valor nacional só se transforma em passivo em um CDO se houver um “event of default”, que é definido no contrato entre as partes.

Note-se que o uso de Notional Ativo e Notional Passivo no exemplo do Marcos Antônio acontece no contexto de "swaps" e futuros. Esses valores se referem a direitos e obrigações financeiras não contingentes porque representam compromissos de compra assumidos (no caso dos futuros) ou valores de empréstimos feitos no caso dos "swaps".

Deve-se ressaltar, porém, que os valores de tais obrigações são nocionais porque o benefício econômico em jogo ao término do contrato de "swaps" ou futuros não é o valor nocional. No caso dos forwards, esse benefício é a diferença entre o valor nocional e o valor de mercado dos bens aos quais os contratos se referem (note-se na pagina 21 que são “non-deliverable forwards” então o valor dos bens é apenas nocional), e no caso dos "swaps", tal benefício é igual ao produto do valor nocional e o “interest rate spread”.

Eu acho que a sugestão da Maria-Betania - “em circulação” - é muito boa e até soa melhor que a minha, mas optei por “em risco” porque o contexto é relacionado explicitamente a riscos (também poderia ser “em aberto”). “Em circulação” certamente denota que os CDS estão no mercado, mas não creio que capture o sentido de risco.

AlexMiranda
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 19

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
notional outstanding
montate contratual em aberto


Explanation:
notional value=valor nocional de regerência/nominal

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2008-11-28 05:39:02 GMT)
--------------------------------------------------

dibo, montante; nocional de referêcia.

marco lessa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 146