KudoZ home » English to Portuguese » Fisheries

sounding weight

Portuguese translation: peso de sondagem


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:sounding weight
Portuguese translation:peso de sondagem
Entered by: Lúcia Lopes

02:52 Jun 25, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Fisheries / oceanografia
English term or phrase: sounding weight
"One of the first instruments of oceanography was the sounding weight. Viking sailors used it over 1000 years ago to measure ocean depth as well as for sampling sea-floor sediments".
Pensei em "peso de sondagem" ou "peso de imersão", mas não encontro referências no Google. Alguém sabe como traduzir?
TIA!
Lúcia Lopes
Brazil
peso de sondagem
Explanation:
Parece ser a tradução correta - é um peso usado para determinação da profundidade e velocidade de pequenos cursos d'água.
Selected response from:

Paul Dixon
Brazil
Grading comment
Foi pelo que optei, agradeço ao Paul e também aos demais colegas, cheerS!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3peso para medição (observação) da altura do fundo do marAntónio Ribeiro
5prumoAmilcar
5sonda de peso
Roberto Cavalcanti
4sonda de profundidade
airmailrpl
3peso de sondagem
Paul Dixon


Discussion entries: 3





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
peso de sondagem


Explanation:
Parece ser a tradução correta - é um peso usado para determinação da profundidade e velocidade de pequenos cursos d'água.

Paul Dixon
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Foi pelo que optei, agradeço ao Paul e também aos demais colegas, cheerS!

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
sonda de peso


Explanation:
ok

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2004-06-25 03:08:11 GMT)
--------------------------------------------------

PT 1165 Sonda de peso


--------------------------------------------------------------------------------


Peso de forma aerodinâmica ligado à estrutura de suspensão de um molinete hidráulico durante a medição de alturas ou velocidades em cursos de água.


    Reference: http://www.cig.ensmp.fr/~hubert/glu/PT/GR1165PT.HTM
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
peso para medição (observação) da altura do fundo do mar


Explanation:
Notar que "sounding" não tem nada a ver com sonda ou sondagem.

Ver:

sounding weight—Weight of streamlined shape attached to a sounding line or to the suspension of a current meter when observing depth and/or velocities in streams.

sounding—1. In geophysics, any penetration of the natural environment for scientific observation. 2. In meteorology, same as upper-air observation.
However, a common connotation is that of a single complete set of radiosonde observations. 3. The measurement of the depth of water beneath a vessel.

http://amsglossary.allenpress.com/glossary/search?id=soundin...

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
2 hrs

agree  Sonia Heidemann
5 hrs

agree  Javier Ramos
8 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sonda de profundidade


Explanation:
[PDF] MALDITAS MALDIVAS
... No século XVI, os portugueses andaram lá a raspar com as naus nos reefs, sem GPS e sem sonda de profundidade, tentando interceptar as riquíssimas rotas de ...
www.assineja.pt/site/conteudos/ _pdf/surf_portugal_03.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 55 mins (2004-06-25 05:47:49 GMT)
--------------------------------------------------

MÉTODOS DE AMOSTRAGEM E DE ESTUDO DO PLÂNCTON - [ Translate this page ]
... O primeiro aparelho munido de um dispositivo de abertura e fecho munido de um termômetro
e de uma sonda de profundidade foi concebido por Sigsbee em 1880 ...
200.129.44.205/biomar/Apost.plancnovo/ Unidade%202/leitura%20complementar.html

[PDF] Cap ulo 2:
... Chierchia descreve minuciosamente este engenho que se abria e se fechava automaticamente e estava munido de um termómetro e de uma sonda de profundidade. ...
www.astrosurf.com/re/cap2_plancton.pdf

CORAÇÃO DO BRASIL - matérias -
... Mas naquele início de noite o comandante Claudionor Soares Cardoso
encontrava a rota auxiliado por bússola e sonda de profundidade. ...
tudoparana.globo.com/coracaodobr/ conteudo/materias/materias/diario.phtml?offset=80

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 26

4 days   confidence: Answerer confidence 5/5
prumo


Explanation:
Nome que tem, tarde mas de boa vontade.

--------------------------------------------------
Note added at 4 days (2004-06-29 20:18:59 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Maria, ARibeiro sugere:
peso para medição (observação) da altura do fundo do mar

Exatamente. Chama-se prumo. E a altura (altitude?) do fundo do mar é (sinal aparte) a chamada \"profundidade\". A determinação da profundidade faz-se por sondagem: antigamente com o prumo; hoje, p.ex., com sonar. Vide sonda e correlativos, e prumo, num dic. melhorzinho (Aurélio, PEd, ...). Googleamento dos mesmo termos não deixa dúvida.


--------------------------------------------------
Note added at 5 days (2004-06-30 14:03:47 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigado Maria, foi assim mesmo que eu entendi.

Já agora: \"fio de prumo\" usa-se para o \"instrumento\" composto de 3 partes, baraço, peso e espaçador (os nomes corretos só pesquizando), utilizado p.ex. pelos pedreiros e trolhas para tirar prumos (assegurar verticalidade). A sonda dos marinheiros chama-se simplesmente prumo, e é composta de cabo e trambolho (nomes corretos em dúvida).



--------------------------------------------------
Note added at 5 days (2004-06-30 14:37:15 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Interessante ... Vou ver no Dic de Marinharia qd puder (perdi o meu na cheia do Missouri e ainda nã encontrei outro). Como velejador muito muito amador entrei em contacto com o dito ... cabo, cabo, cabo; a bordo só há três cordas: a corda do sino, a corda do balde, e a corda do relógio.

Acredito que seja sonda, então, composta de \"cabo\" (sondareza) e \"peso\"; mas que o peso se chame prumo duvido muito.


Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese