International Translation Day 2017

Join ProZ.com/TV for a FREE event on September 26-27th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation
KudoZ home » English to Portuguese » Food & Drink

non-rice noodles

Portuguese translation: massa que não tenha arroz na sua composição.


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:non-rice noodles
Portuguese translation:massa que não tenha arroz na sua composição.
Entered by: Ivana de Sousa Santos

22:58 Apr 1, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Food & Drink
English term or phrase: non-rice noodles
Um alimento que contém glúten e por isso não pode ser ingerido por celíacos.
Ivana de Sousa Santos
Portugal
macarrao/massa nao composto (a) de arroz/ que nao tenha arroz na sua composicao.
Explanation:
sugestao!
Selected response from:

Beta Cummins
United States
Grading comment
Obrigada a todos. Acabei por traduzir assim. Bom domingo. :0)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1macarrão que não de arrozLuiza Modesto
4 +1macarrao/massa nao composto (a) de arroz/ que nao tenha arroz na sua composicao.
Beta Cummins
4letria sem ser de arroz
msidarus
4massa sem/isenta de fécula de arroz
Marcos Antonio
4pasta sem farinha de arroz
Katarina Peters


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
macarrao/massa nao composto (a) de arroz/ que nao tenha arroz na sua composicao.


Explanation:
sugestao!


Beta Cummins
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada a todos. Acabei por traduzir assim. Bom domingo. :0)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rui Freitas
3 hrs

29 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pasta sem farinha de arroz


Explanation:
:)

Katarina Peters
Canada
Native speaker of: Native in HungarianHungarian, Native in EnglishEnglish

35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
massa sem/isenta de fécula de arroz


Explanation:
sug.

rice=starch (fécula)

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andrea Munhoz: Concordo que a palavra fécula nesse caso é mais apropriada
14 hrs

disagree  msidarus: arroz (rice) não é igual a amido (starch), não sei donde é que isso veio; não sei se no Brazil usam fécula como amido, mas em PT não usamos muito.
1 day13 hrs
  -> Obrigado. Minha resposta baseou-se em:- popularmente, fécula=amido (Michaelis) ; Collins : starch=(in food) amido, fécula; Thefreedictionary: rice (n)-the starch grain of this plant.......

24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
macarrão que não de arroz


Explanation:
Acabei de ficar sabendo que existe um macarrão feito de arroz. Então o macarrão que não é feito de arroz é o non-rice noodles mas não sei se há forma melhor de traduzir.

MASSA MACARRÃO DE ARROZ 500GR. Produto sem Gluten Características. Ingredientes: Creme de Arroz Integral, agua, espessante ( goma de xantar ) tudo de ...
www.vivasaudavel.eu/catalogo/detalhes_produto.php?id=437

http://www.google.com/search?hl=en&q="macarrão de arroz

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2008-04-02 11:42:18 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos desta construção:

a invenção incluem mais de 50% em peso de uma proteína que não de soja. Selecionada do grupo que consiste em proteínas do leite, proteínas do arroz e ...
revista.inpi.gov.br/INPI_UPLOAD/Revistas/PATENTES1833.pdf

Vitamina C – Solúvel em água; antioxidante - ajuda a melhorar a absorção do ferro, de fontes que não de carne. Tiamina – Solúvel em água; importante para a ...
http://saude.nutricentral.com.br/cp/vitaminas.php

Eu cá vou pelo bom prato ( que não de arroz ) um bom vinho alentejano, um charuto e já agora... "umas fortes cavalgadas" Desculpem mas não resisto a este ...
http://essencias-fm.blogspot.com/2007/09/linha-da-vida.html




Luiza Modesto
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tiago Eduardo Genehr
1 day17 hrs
  -> Thanks. :)

1 day16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
letria sem ser de arroz


Explanation:
proponho a palavra letria (ou aletria) porque existe um tipo de massa muito fina a que se dá esse nome em Portugal. acho que os italianos lhe chamam cabelos de anjo. na China e em alguns países árabes é bastante comum esta massa fina feita de arroz.
deduzo que o texto fonte possa ser uma advertência aos celíacos para não ingerirem daquele tipo de massa quando não é feita exclusivamente de massa de arroz - devido à presença de glúten quando outras farinhas, nomeadamente a de trigo, estão presentes.

msidarus
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese