KudoZ home » English to Portuguese » Games / Video Games / Gaming / Casino

live fantasy role-playing game

Portuguese translation: jogo tipo RPG de fantasia ao vivo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:live fantasy role-playing game
Portuguese translation:jogo tipo RPG de fantasia ao vivo
Entered by: OdeteGuimarães

14:05 Dec 22, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Games / Video Games / Gaming / Casino
English term or phrase: live fantasy role-playing game
He was the creator of one of first live fantasy role-playing game.
OdeteGuimarães
Portugal
jogo tipo RPG de fantasia ao vivo
Explanation:
Jogos RPG (jogos de desempenho de papeis) são histórias em que os participantes assumem os papeis dos personagens retratados na história.
Ao menos que eu conheça não existe uma tradução por enquanto.

--------------------------------------------------
Note added at 59 mins (2005-12-22 15:04:59 GMT)
--------------------------------------------------

No momento estou traduzindo um documento sobre treinamento para uma multinacional européia e eles adotaram 'dramatização/dramatizar' para 'role playing'.
Selected response from:

Flavio Steffen
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5jogo tipo RPG de fantasia ao vivo
Flavio Steffen
5RPG com improvisação
Lúcia Lopes
5Viva a fantasia jogando pelas regras do jogoEduardoSanglard


Discussion entries: 1





  

Answers


24 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Viva a fantasia jogando pelas regras do jogo


Explanation:
Respeitando as regras impostas pelo jogo.

--------------------------------------------------
Note added at 38 mins (2005-12-22 14:44:33 GMT)
--------------------------------------------------

Um tipo de jogo onde os participante fantasiam, vivenciam um ambiente ou história seguindo algumas regras impostas pelo mestre (Quem mestra o jogo criando situações para os personagens enfrentarem ou solucionarem) são jogos conhecidos com RPM - DUNGEONS AND DRAGONS (TM), VAMPIRE AND OTHER FANTASY ROLE PLAYING GAMES -
--------------------------------------------

--------------------------------------------------
Note added at 43 mins (2005-12-22 14:48:50 GMT)
--------------------------------------------------

Uma sugestão!!!!
"Ele foi o criador de um dos primeiros jogos de vivendo a fantasia pelas regras do jogo."
Espero que ajude

--------------------------------------------------
Note added at 59 mins (2005-12-22 15:04:54 GMT)
--------------------------------------------------

Detchi - Concordo com Flávio, não uma tradução ao pé-da-letra, mas minha intensão foi passar uma noção ideia do sentido da frase. Onde os personagens vivem uma história ( seja escrita / desenhada)assumindo os personagens ou seja vivendo segundo a história ou seja conforme as regras do jogo.

EduardoSanglard
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

45 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
jogo tipo RPG de fantasia ao vivo


Explanation:
Jogos RPG (jogos de desempenho de papeis) são histórias em que os participantes assumem os papeis dos personagens retratados na história.
Ao menos que eu conheça não existe uma tradução por enquanto.

--------------------------------------------------
Note added at 59 mins (2005-12-22 15:04:59 GMT)
--------------------------------------------------

No momento estou traduzindo um documento sobre treinamento para uma multinacional européia e eles adotaram 'dramatização/dramatizar' para 'role playing'.

Flavio Steffen
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  tania nogueira
22 mins
  -> Obrigado, Tania.

agree  Lars Palmer
2 hrs
  -> Obrigado, Lars.

agree  Carla G..
3 hrs
  -> Obrigado, Karlota.

agree  Clauwolf
3 hrs
  -> Obrigado, Claudio.

agree  Carlos Angelo
4 hrs
  -> Obrigado, Carlos.

agree  Marco Schaumloeffel
1 day14 hrs
  -> Obrigado, Marco.

disagree  Nuno Miranda: Eu traduzi, nos últimos 12 anos, vários materiais de Dungens & Dragons oficiais e o nome em Português geralmente aceite é "Jogo de Personagens". "Desempenho de Papéis" é uma tradução mais literal, pouco apropriada.
70 days
  -> Nuno: Obrigado, mas não me pareceu ser assim tão literal.

1 day11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
RPG com improvisação


Explanation:
"Surgido nos Estados Unidos na década de 70, o RPG é um jogo que dá a seus participantes a oportunidade de incorporar personagens fantásticos em histórias com temáticas que vão do medieval ao horror. Daí o nome, que traduzido ao pé da letra significa “Jogo de Interpretação de Personagem”. O enredo se desenvolve a partir da imaginação dos jogadores, que seguem regras pré-determinadas e dependem da sorte nos dados."

http://www.aol.com.br/revista/materias/2005/0147.adp

Para "live fantasy" talvez possamos usar *RPG com improvisação*, *criação ao vivo*, dando asas soltas à imaginação, etc.
"atuação por improvisação onde todo mundo envolvido no jogo toma parte ativa na história"

role-play·ing (r½l“pl³”¹ng) n. 1. Psychology. A therapeutic technique, designed to reduce the conflict inherent in various social situations, in which participants act out particular behavioral roles in order to expand their awareness of differing points of view. 2. An instance or a situation in which one deliberately acts out or assumes a particular character or role.
role-play (r½l“pl³”) v. role-·played, role-·play·ing, role-·plays. --tr. 1. To assume deliberately the part or role of; act out: “Participants are encouraged to pass on leads about jobs . . . and to role-play interview situations with each other” (Hatfield MA Valley Advocate). --intr. 1. To assume or act out a particular role: “When I hire people I role-play with them . . . to see how they take pressure” (Peter Schrag). --role-play n. Role-playing.
{American Heritage Dictionary}


Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese