KudoZ home » English to Portuguese » Genetics

overriding aorta

Portuguese translation: aorta acavalgada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:overriding aorta
Portuguese translation:aorta acavalgada
Entered by: Luciana Vozza

13:41 Sep 3, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Genetics / síndrome de Apert
English term or phrase: overriding aorta
uma das anomalias cardíacas características da síndrome de Apert. Encontrei no google algumas descrições dessa síndrome em português, mas não achei nada relativo a essa anomalia específica.
Lupontes
Brazil
aorta acavalgada
Explanation:
De acordo com o Stedman - Dicionário Médico, 27a. Edição:
aorta acavalgada; aorta congenitamente malposicionada, cuja origem se sobrepõe ao septo ventricular e, assim, recebe o sangue ejetado do ventrículo direito, bem como do esquerdo; é encontrada especialmente na tetralogia de Fallot.

Já sobre a Tetralogia de Fallot:
• Tetralogia de Fallot
Tétrade clássica:
– aorta acavalgada;
– hipertrofia do ventrículo direito;
– estenose subpulmonar; e
– comunicação interventricular.
(http://www.bndes.gov.br/conhecimento/bndes_social/bndes_soci...

Bom trabalho.

--------------------------------------------------
Note added at 5 days (2008-09-08 18:27:21 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigada. Bom trabalho.
Selected response from:

Luciana Vozza
Grading comment
Obrigada, Lucia
Ajudou bastante
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6dextroposição da aorta
Antonio Barros
5aorta acavalgada
Luciana Vozza


  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
dextroposição da aorta


Explanation:
Encontrei esse termo com a descrição seguinte: "Dextroposição da Aorta


(fr. dextroposition de l’aorte; ing. overriding aorta). Malformação congénita caracterizada pela deslocação para a direita do orifício aórtico, que se encontra a cavalo no septo, ao nível de uma comunicação interventricular, e recebe o sangue dos dois ventrículos. É uma das anomalias típicas da tetralogia de Fallot. Sin. de inversão da aorta." Um sinônimo seria "inversão da aorta".
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/10/glo_id/3899...



--------------------------------------------------
Note added at 43 mins (2008-09-03 14:24:55 GMT)
--------------------------------------------------

Outras referências:
www.ecokid.com.br/dicionario.php
www.rbccv.org.br/detalhe_artigo.asp?id=738
en.wikipedia.org/wiki/Overriding_aorta
"Overriding aorta" é referida por EUROCAT Q25.42
"An overriding aorta is a congenital heart defect where the aorta is positioned directly over a ventricular septal defect, instead of over the left ventricle. The result is that the aorta contains some blood from the right ventricle, which reduces the amount of oxygen in the blood. It is one of the four conditions of the Tetralogy of Fallot" em http://www.wikidoc.org/index.php/Overriding_aorta.





Example sentence(s):
  • A dextroposição da aorta é uma anomalia raramente observada na trissomia 18 e foi descrita somente em três pacientes no estudo de MOERMAN et al. (1982) (35. MOERMAN, P.; FRYNS, J. P.; GODDEERIS, P. AND LAUWERYNS, J. M. Spectrum of clinical and autopsy

    Reference: http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/html/415/body/08....
    Reference: http://www.brunorocha.com.br/site/cirurgias_pediatricas_7_fa...
Antonio Barros
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada Antônio. Acabei utilizando a definição do Stedmann, embora deva admitir que a sua sugestão é mais elegante. Obrigada!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Leitão: Concordo.
8 mins
  -> Obrigado, Lúcia!"

agree  Clauwolf
11 mins
  -> Obrigado, Clauwolf!

agree  Teresa Borges
1 hr
  -> Obrigado, Tersa!

agree  xxxMr Cortez
1 hr
  -> Obrigado, Mr Cortez!

agree  Ligia Dias Costa
1 hr
  -> Obrigado, Ligia!

agree  Claudio Mazotti: bingo!
4 hrs
  -> Obrigado, Claudio!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
aorta acavalgada


Explanation:
De acordo com o Stedman - Dicionário Médico, 27a. Edição:
aorta acavalgada; aorta congenitamente malposicionada, cuja origem se sobrepõe ao septo ventricular e, assim, recebe o sangue ejetado do ventrículo direito, bem como do esquerdo; é encontrada especialmente na tetralogia de Fallot.

Já sobre a Tetralogia de Fallot:
• Tetralogia de Fallot
Tétrade clássica:
– aorta acavalgada;
– hipertrofia do ventrículo direito;
– estenose subpulmonar; e
– comunicação interventricular.
(http://www.bndes.gov.br/conhecimento/bndes_social/bndes_soci...

Bom trabalho.

--------------------------------------------------
Note added at 5 days (2008-09-08 18:27:21 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigada. Bom trabalho.

Luciana Vozza
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada, Lucia
Ajudou bastante