KudoZ home » English to Portuguese » Geology

melanocratic

Portuguese translation: melanocrático


21:52 Oct 31, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Geology / geology
English term or phrase: melanocratic
An alkaline igneous rock, a melanocratic variety of nepheline syenite.
CatarinaMassano
Portugal
Portuguese translation:melanocrático
Explanation:
Com total certeza, é isso.

--------------------------------------------------
Note added at 35 mins (2006-10-31 22:27:55 GMT)
--------------------------------------------------

Leucitito olivínico, melanocrático; heteromorfo sem feldspato de viscosito melanocrático; fenocristais de augite e de olivina, e pasta de augite, ...
www.dct.fct.unl.pt/GGeo/GG648-679.html

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2006-10-31 22:29:47 GMT)
--------------------------------------------------

Basalto melanocrático pobre de plagioclase e com mais augite do que olivina. ... Nefelinito melanocrático com olivina. Fen:olivina Pasta: titanaugite ...
www.dct.fct.unl.pt/GGeo/GG289-320.html
Selected response from:

Luiz Almeida
Grading comment
OBRIGADA
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3melanocráticoLuiz Almeida
5 +2(variedade) melanocráticarhandler


  

Answers


34 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
melanocrático


Explanation:
Com total certeza, é isso.

--------------------------------------------------
Note added at 35 mins (2006-10-31 22:27:55 GMT)
--------------------------------------------------

Leucitito olivínico, melanocrático; heteromorfo sem feldspato de viscosito melanocrático; fenocristais de augite e de olivina, e pasta de augite, ...
www.dct.fct.unl.pt/GGeo/GG648-679.html

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2006-10-31 22:29:47 GMT)
--------------------------------------------------

Basalto melanocrático pobre de plagioclase e com mais augite do que olivina. ... Nefelinito melanocrático com olivina. Fen:olivina Pasta: titanaugite ...
www.dct.fct.unl.pt/GGeo/GG289-320.html

Luiz Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
OBRIGADA

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
3 mins

agree  Susy Ordaz
7 hrs

agree  Rildo Oliveira: Almeida e Rhandler apresentam sugestões válidas: o primeiro considerou o adjetivo isoladamente, o que não é incorreto quando considerado o termo específico apresentado para tradução (colaboração através de sugestões); [continuo abaixo]
12 hrs

37 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
(variedade) melanocrática


Explanation:
Veja este exemplo, quase uma tradução do seu contexto:

[PDF] Ilha de Trindade
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
uma variedade melanocrática de olivina nefelinito. contendo biotita. O vulcanismo manifestou-se no alto. vale da região central da ilha, que foi preenchido ...
www.unb.br/ig/sigep/sitio092/sitio092.pdf


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 62

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rildo Oliveira: Almeida e Rhandler apresentam sugestões válidas: o segundo considerou o segmento contextual, indicando solução diretamente apropriável, embora não suficiente para efeito de formação de glossário: 'source term' é 'melonacratic' e não 'melanocratic variety'
12 hrs
  -> Thank you, Polycarpo. The context must be considered, when translating, therefore, it's undoubtly feminine.

agree  Fernando Domeniconi
14 hrs
  -> Obrigado, Fernando.