KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

House Majority 'Whip', Senate Majority 'Whip'

Portuguese translation: estrategista legislativo da bancada maioritária da Camara, ...


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:House Majority 'Whip', Senate Majority 'Whip'
Portuguese translation:estrategista legislativo da bancada maioritária da Camara, ...
Entered by: Cesar Sanchez

14:55 May 20, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Government / Politics / Politics
English term or phrase: House Majority 'Whip', Senate Majority 'Whip'
Any 'equivalent' terms for these in Brazil's Congress?
Txs folks!!!!
Cesar Sanchez
Brazil
estrategista legislativo da bancada maioritária da Camara, ...
Explanation:
The "whip" is not the Leader, is the number two who is mainly responsible for vote strategy. See explanation of position and functions in the house website:
http://majoritywhip.house.gov/about.asp?TextMode=TextOnly
Selected response from:

Ana Thompson
United States
Grading comment
Thanks for the link!!!
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3liderança da Bancada Majoritária da Câmara dos Deputdos, Liderança da Bancada Majoritária do Senado
Claudio Mazotti
4 +1líder da maioria na Camera; líder da maioria no Senado
Paulo Celestino Guimaraes
4estrategista legislativo da bancada maioritária da Camara, ...
Ana Thompson
4whip - líderreginalobo
4presidente da Câmara dos Deputados..Presidente do Senado Federal
airmailrpl


Discussion entries: 1





  

Answers


34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
house majority 'whip', senate majority 'whip'
presidente da Câmara dos Deputados..Presidente do Senado Federal


Explanation:
House Majority 'Whip' => presidente da Câmara dos Deputados,
Senate Majority 'Whip' => Presidente do Senado Federal

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43
Grading comment
Sorry, the term for Presidente da Câmara dos Deputados is "Speaker of the House".
The asker has declined this answer
Comment: Sorry, the term for Presidente da Câmara dos Deputados is "Speaker of the House".

45 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
house majority 'whip', senate majority 'whip'
liderança da Bancada Majoritária da Câmara dos Deputdos, Liderança da Bancada Majoritária do Senado


Explanation:
Notas explanatórias sb o termo "whip" no contexto político:

Um exemplo interessante que parece exprimir essa circunstância aparece no termo com que, no parlamentarismo britânico, se designa o líder da respectiva bancada: whip – ou seja: açoite, chibata, chicote. Trata-se obviamente de uma expressã o de cunho figurado, que designa um personagem importante nas relações políticas entre parlamento e governo.
www.gov.cv/sereap/pdf/repensandoEstadoCaboVerde.pdf

O sistema parlamentarista instituiu a figura do chief whip (chefe do chicote), parlamentar que dias antes de uma votação importante, tenta convencer a bancada a votar segundo a orientação do partido.
www.paranaeleitoral.gov.br/imprimir_ texto.php?tipo_texto=impresso&cod_texto=16

... Os senadores do PMDB, integrantes da. bancada majoritária do Senado ... peço a palavra pela Liderança da Minoria,. antes de entrarmos na Ordem do Dia. ...
www.senado.gov.br/web/cegraf/pdf/12042005/08791.pdf

... das Assembléias Legislativas, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, ... para a Câmara Municipal, em 1947, de uma bancada majoritária do Partido ...
www.novomilenio.inf.br/santos/h0156i.htm

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
1 hr
  -> obrigado, rhandler!!!

agree  Paulo Celestino Guimaraes: sim da bancada majoritária ou da maioria no Senado e na Câmara ou simplesmente líder da maioria (minoria) na Câmera ou no Senado.
1 hr
  -> obrigado, Paulo. Apesar de concordo c/ seu comentário, achei q "bancada majoritária" reforça mais o conceito de "whip" neste contexto.

agree  Eduardo Queiroz
4 hrs
  -> obrigado, Eduardo!!!

28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
house majority 'whip', senate majority 'whip'
whip - líder


Explanation:
líder da bancada maioritária (da maioria) na Câmara dos Deputados
líder da bancada maioritária (da maioria) no Senado

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 11 mins (2005-05-20 16:07:30 GMT)
--------------------------------------------------

whip - líder partidário responsável pela disciplina de seus colgas de partido
Dicionário Jurídico - Noronha


reginalobo
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
At the US Congress there are, besides the whips, leaders, such as the House Majority Leader (a Republican now). So, its not exactly the term I would go for...Thanks anyway...
The asker has declined this answer
Comment: At the US Congress there are, besides the whips, leaders, such as the House Majority Leader (a Republican now). So, its not exactly the term I would go for...Thanks anyway...

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
house majority 'whip', senate majority 'whip'
líder da maioria na Camera; líder da maioria no Senado


Explanation:
Desconheço em detalhes o funcionamento do Congresso nos EUA mas acredito que deve corresponder aqui no Brasil ao líder da maioria na Câmara e líder da maioria no Senado assim como temos ainda o líder da minoria em ambas as casas.

REF: http://64.233.161.104/search?q=cache:Z3c37Io9CiQJ:www.cpdoc....

Mat.Ref: Each Member of the House and Senate casts a single vot, but some Members have much greater politcal power and influence than others.
This could be because of the official positions of leadership that they may hold (e.g., Majority Leader/Whip, Minority Leader/Whip), positions that they hold on various Commiteees and Subcommitees or even the lengh of time that they have held their elected office

em:http://www.nps.gov/training/tel/Guides/elmodule300.pdf.

Espero que a sugestão seja válida ou pelo menos ajude em alguma coisa.


Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eduardo Queiroz
3 hrs
  -> obrigado

2 days11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
house majority 'whip', senate majority 'whip'
estrategista legislativo da bancada maioritária da Camara, ...


Explanation:
The "whip" is not the Leader, is the number two who is mainly responsible for vote strategy. See explanation of position and functions in the house website:
http://majoritywhip.house.gov/about.asp?TextMode=TextOnly

Ana Thompson
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3
Grading comment
Thanks for the link!!!